Curiosidades

O que é slime e como fazer em casa?

Você provavelmente já viu vídeos satisfatórios do slime antes, mas está ciente dos muitos benefícios que esse brinquedo tem a oferecer?

Nos últimos anos, o slime tornou-se um fenômeno cultural genuíno, com vídeos virais de instruções tomando conta das redes sociais. Enquanto muitos aderiram a essa tendência divertida, alguns ficaram preocupados com o quão seguro este brinquedo era.

Mas, afinal o que é slime e como fazer essa massinha com segurança e sem alérgenos? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o brinquedo mais mole do mundo.

O que é slime?

Slime é uma mistura de utensílios domésticos que se juntam para criar uma substância polimérica que age tanto como um sólido quanto como um líquido, dependendo de como você joga com ela. Aliás, isso é chamado de fluido não newtoniano.

Continua após a publicidade

Assim, fazer slime e brincar com ele é uma ótima maneira de ensinar princípios científicos às crianças. Todavia, na verdade, os brinquedos que atencederam essa gosma moderna foram a amoeba ou geleca, e para os mais antigos, certamente foi a massinha de modelar.

Para que serve esse produto gosmento?

O que é slime e como fazer em casa?

Além da pura diversão de aprender ciências, o slime é popular por vários motivos. Alguns acham gratificante observar o objeto passar de sólido para líquido e vice-versa.

Espremê-lo entre os dedos também pode ser uma ótima maneira de aliviar o estresse. E algumas pessoas simplesmente gostam porque é pegajoso e divertido de se esticar.

Continua após a publicidade

Por outro lado, também é fascinante ver os ingredientes básicos se transformarem em algo completamente diferente com apenas alguns minutos de agitação. Ademais, algumas pessoas fazem um uso especial de slime para limpar componentes eletrônicos.

6 principais tipos de slime

O que é slime e como fazer em casa?

O slime pode ser feito em muitas maneiras diferentes. Aqui está um exemplo de alguns dos mais populares entre a garotada:

1. Silme de purpurina ou slime-unicórnio

Esta é uma receita básica de slime simples com purpurina ou glitter em sua composição. Além disso, ele pode ser feito em diversas cores.

Continua após a publicidade

2. Slime de limpeza

Este é um slime mais espesso que funciona quase como uma escova de fiapos para tirar a sujeira do teclado e de outros aparelhos eletrônicos.

3. Slime fofo

Esse tipo parece um marshmallow macio quando você o espreme.

4. Slime crocante

Bolinhas de isopor e outros materiais podem ser misturados ao slime comum para potencializar a experência sensorial.

5. Slime sem bórax

Algumas pessoas que estão preocupadas com a agressividade do bórax (um agente de limpeza) na pele optam por receitas dessa substância gosmenta sem ele.

Continua após a publicidade

6. Slime que brilha no escuro

É o slime neon que brilha no escuro e pode ser feito em casa com itens não tóxicos.

Como fazer slime?

Slime pode ser feito com uma ampla variedade de itens. Com efeito, as receitas dessa substância gosmenta geralmente incluem pelo menos alguns destes ingredientes:

  • Bórax
  • Detergente líquido para roupas
  • Cola branca escolar
  • Amido de milho
  • Creme de barbear
  • Shampoo
  • Glitter
  • Corante

Uma boa receita básica para slime sem bórax requer 120 ml de cola branca, 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1/4 colher de sopa de detergente líquido.

Continua após a publicidade

Posteriormente, coloque os ingredientes em uma tigela na ordem listada e misture-os por alguns minutos até que se transforme em gosma. Além disso, deve ser úmido e elástico, mas não pegajoso.

5 benefícios de brincar com slime

O que é slime e como fazer em casa?

1. Promove atenção plena

Brincar com essa substância gosmenta promove uma experiência sensorial imersiva que fornece aos usuários “micromomentos”, ou seja, momentos que detêm 10% do foco e da consciência de uma pessoa.

2. Ajuda as crianças a aprenderem a ter foco

As crianças têm que aprender a prestar atenção, e fazer slime força-as a se concentrarem na tarefa que têm pela frente. Da mesma forma, as receitas exigem atenção aos detalhes, química e matemática, portanto, eles não podem se distrair.

Continua após a publicidade

3. Promove brincadeiras independentes

É o tipo de atividade independente em que as crianças querem se envolver. Aliás, para alguém que está acostumado a se divertir o tempo todo, brincar com este brinquedo é uma boa maneira de se divertir por curtos períodos. Além disso, brincadeiras independentes são importantes porque ajudam a manter a autoconfiança e a concentração em longo prazo.

4. Pode ajudar nas habilidades motoras finas

O slime é um brinquedo sensorial e, portanto, pode ajudar nas habilidades motoras finas. Desse modo, o envolvimento nesta atividade requer o uso das mãos e dos olhos da criança, é facilmente maleável bem como é uma forma divertida e inovadora de fazer as crianças praticarem força, controle motor fino e destreza.

5. É relaxante

Por fim, o maior benefício de brincar com o slime é que ele acalma. Aliás, mesmo para adultos, reservar um tempo para segurar essa substância gosmenta e pegajosa e brincar com ela é muito relaxante. Portanto, ele pode diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.

Então, gostou deste artigo? Pois, leia também: O que é Shopee? Origem, como funciona e curiosidades

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você