Ciência & Tecnologia

O que é Shopee? Origem, como funciona e curiosidades

A Shopee é uma gigante do comércio eletrônico asiático que opera em vários mercados inclusive no Brasil. Saiba tudo sobre a plataforma.

A Shopee é um marketplace lançado em Cingapura em 2015. Desde então, a plataforma tem crescido muito rapidamente, obtendo grande sucesso não apenas no mercado asiático.

Aliás, a Shopee está atualmente disponível em 13 países, são eles: Malásia, Cingapura, Brasil, México, Colômbia, Chile, Indonésia, Taiwan, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Polônia e Espanha.

Veja como surgiu e como funciona esse e-commerce a seguir.

Como a Shopee surgiu?

Continua após a publicidade

Em 2015, a Shopee foi lançada por sua empresa controladora Sea Limited como um mercado voltado para a rede social e centrado em dispositivos móveis. Embora fosse apenas mais uma se laçando no vasto mundo da internet, ela conseguiu se tornar a plataforma de comércio eletrônico líder no SEA em apenas 5 anos.

Apesar disso, a entrada tardia da Shopee no espaço proporcionou-lhe a vantagem estratégica de compreender e alavancar as melhores práticas de diferentes modelos de comércio eletrônico, além de criar um verdadeiro modelo de mercado.

‘Irmã’ da Garena

Outra curiosidade é que a Shopee é ‘irmã’ da Garena, a plataforma de jogos que ganhou o mundo com seu popular videogame Free Fire, desenvolvido pela 111 Dots Studio e publicado pela Garena. Esta empresa foi fundada em 2009 por Forrester Li e Gang Ye, dois cidadãos chineses que vieram para Cingapura por meio de bolsas de estudo.

Continua após a publicidade

O sucesso do Free Fire foi atribuído à sua capacidade de funcionar em quase todos os dispositivos, especialmente em aparelhos de baixo custo que tendem a ser mais prevalentes em algumas das regiões menos desenvolvidas do Sudeste Asiático. Isso inclui Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia, onde a Sea Limited opera.

Além disso, a crescente demanda por Free Fire o impulsionou a se tornar o videogame mais baixado em 2019. Em 2020, a Garena disse que o videogame atingiu um recorde de 80 milhões de usuários ativos diários, que ultrapassou seu recorde anterior de 60 milhões de usuários ativos diários.

Como a Shopee funciona?

O que é Shopee: origem, como funciona e curiosidades

Embora a expansão desse e-commerce tenha sido rápida, a plataforma sempre teve a abordagem de customizar a oferta de aplicativos de compras para cada novo mercado em que entra.

Continua após a publicidade

Desse modo, ela reconhece as necessidades e expectativas locais e se ajusta conforme se aproxima de cada região. E, ao oferecer entrega gratuita e uma garantia sólida de proteção dos compradores, ele tenta os novatos consumidores a experimentar as compras online pela primeira vez.

No início, a Shopee era uma plataforma baseada em aplicativo, mas para competir efetivamente com outras plataformas de e-commerce semelhantes, mas, ela possui um site para desktop também. Aliás, a Shopee começou como uma plataforma cliente para cliente ou C2C.

Hoje, ainda é principalmente um mercado C2C que oferece uma maneira inovadora de permitir que os clientes interajam uns com os outros. Contudo, ela opera em modelo híbrido C2C e B2C. Quando se trata de Shopee, todos os produtos vêm de vendedores terceirizados. Eles não têm seus próprios depósitos ou produtos.

A página principal da loja online Shopee dá as boas-vindas aos usuários com anúncios e informações sobre inúmeros descontos e ofertas interessantes. Além disso, a Shopee tem 25 categorias de produtos disponíveis no site, como alimentos e bebidas, videogames, beleza e cuidados pessoais, etc.

Continua após a publicidade

15 curiosidades sobre a Shopee

O que é Shopee: origem, como funciona e curiosidades

1. A Shopee ganha dinheiro por meio de comissões de mercado, taxas de transação, publicidade em sua plataforma, serviços de atendimento, taxas de pagamento, bem como comissões pagas por restaurantes.

2. Lançado em 2015, a Shopee cresceu e se tornou o principal mercado online do Sudeste Asiático. Aliás, só em 2020, ela gerou US $ 1,78 bilhão em receita.

3. Para atrair os compradores a retornar à plataforma, a Shopee criou a chamada Shopee Coin. Com efeito, os usuários podem ganhar moedas sempre que compram um produto no shopping. As moedas, por sua vez, podem ser utilizadas para fazer compras com desconto na plataforma.

Continua após a publicidade

4. A plataforma da Shopee possui site e aplicativos para celular e tablet (disponíveis em dispositivos Android e iOS).

5. Shopee Live é um recurso que permite que influenciadores hospedem streams ao vivo de compras, e que aumentou ainda mais a popularidade do aplicativo.

6. No final de 2019, a Shopee se tornou o principal mercado on-line do Sudeste Asiático, ultrapassando empresas como Lazada, Tokopedia e muito mais.

Outras curiosidades sobre a plataforma

Continua após a publicidade

7. Durante o festival de compras 11.11 (também conhecido como Single’s Day), a Shopee conseguiu vender mais de 200 milhões de itens ao longo de 24 horas.

8. Depois de chegar ao Brasil, a Shopee decidiu expandir seus negócios sul-americanos. No primeiro semestre de 2021, a plataforma não só aumentou seus esforços de contratação no país, mas também estreou em vários outros países, como Chile, Colômbia ou México.

9. As categorias de produtos mais populares da Shopee incluem moda, casa e moradia e beleza. Todos os seus produtos devem estar de acordo com as leis de venda de cada país.

10. Apesar de seu sucesso esmagador, Shopee também encontrou uma variedade de obstáculos ao longo do caminho. Em fevereiro de 2021, a plataforma foi criticada por uma postagem nas redes sociais que zombava de vítimas de assédio e abuso sexual.

Continua após a publicidade

11. Hoje, cerca de 30.000 pessoas trabalham pela Shopee. A plataforma está disponível em Cingapura e outros 9 países na Ásia e nas Américas.

12. Shopee é propriedade total da Sea Limited, uma holding com sede em Cingapura.

13. Oficialmente, a Shopee não envia produtos para a Austrália nem para os Estados Unidos.

14. Os investidores notáveis da Shopee ​​incluem Tencent, GDP Venture, Cathay Financial Holding, Farallon Capital Management e muitos outros.

Continua após a publicidade

15. Por fim, em 2019, a Shopee lançou sua própria carteira eletrônica (ou e-wallet) chamada Shopee Pay (anteriormente conhecida como Shopee Wallet). Os clientes podem usar a carteira como um meio de pagar por seus itens na plataforma da Shopee.

Então, gostou de saber mais sobre essa plataforma? Pois, leia também: 20 piores e mais perigosos vírus de computador

Próxima página »

Escolhidas para você