Curiosidades

O que é Tender? Principais características e curiosidades

Receita queridinha da época do Natal, o Tender é um prato muito popular em vários lares do país. Mas afinal, o que é o Tender?

Receita importada dos Estados Unidos, o Tender é um prato bastante conhecido em nosso país. O pernil suíno defumado (sim, esse é o segredo do tender) é um dos queridinhos da época natalina, presente em várias ceias de Natal.

Todavia, essa proteína é conhecida pela sua versatilidade. Costumeiramente servido assado, ele vem sempre acompanhado também por frutas em calda e farofa; acompanhamentos típicos desta época do ano.

Além do Tender, a disputa natalina ainda inclui o Chester e o Peru. Nesse sentido, é bom ficar atento às diferenças destas carnes, que incluem o preço, o preparo e, mais importante: o sabor característico de cada uma delas. Confira!

O que é Tender? Características

O Tender possui algumas características e curiosidades que acabam diferenciado das outras proteínas acostumadas ao Natal. Confira:

Continua após a publicidade

1 – É um embutido  O que é Tender? Principais características e curiosidades

O Tender nada mais é do que uma peça de pernil suíno cozido e defumado. Contudo, as técnicas podem variar. Alguns são salgados e deixados para secar; outros são curados em salmoura por vários dias até serem de fato defumados.

2 – É uma carne versátil

Antes de mais nada, ele é um embutido que pode ser usado em várias receitas. Nesse sentido, geralmente ele vai bem acompanhado com sabores cítricos; como abacaxi e limão. Além disso, também combina com outras especiarias, como canela, zimbro e cravo.

3 – Fácil de preparar

O que é Tender? Principais características e curiosidades

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Tender é uma carne de consumo imediato. Seu preparo, no entanto, é mais fácil do que carnes como o peru e o chester. Geralmente o Tender já vem pronto: defumado e temperado.

4 – Receita de origem americana

O que é Tender? Principais características e curiosidades

Antes de mais nada, o Tender tem origem no estado americano da Virgínia. Entretanto, o Tender se tornou famoso no Brasil já na metade do século passado. No país americano, a receita é conhecida como ‘glazed ham’ (presunto glaceado em português).

5 – Nome no Brasil

Continua após a publicidade

No Brasil, o Tender ganhou esse nome porque a carne suína que vinha dos Estados Unidos tinha o slogan de “tender made ham”, ou presunto feito com carinho, em livre tradução.

6 – Tender, Peru ou Chester

As três opções mais usadas no final do ano possuem suas diferenças. A primeira, como já dito, é um pedaço suíno muito parecido com um presunto. O Chester, por outro lado, é uma combinação genética de espécies de frango. Surgiu como uma alternativa mais barata ao Peru; outra estrela das ceias de fim de ano.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você