Curiosidades

O que é Yakisoba? Origem, conceito e curiosidades

Para aprender o que é yakisoba precisa-se conhecer a culinária oriental, que utiliza do macarrão como base de diversos pratos populares.

Para aprender sobre o que é yakisoba precisa-se conhecer sobre a culinária oriental. Nesse sentido, consiste em um prato de origem japonesa, cujo nome significa macarrão de sobá frito. No geral, acredita-se que a origem seja na China, mas a receita surgiu no Japão.

Desse modo, há uma grande confusão sobre a origem do macarrão na China. Entretanto, existem diversos pratos na Ásia que tem o macarrão como base. Sobretudo, o yakisoba é um deles, sendo composto por verduras que podem ou não ser fritas com o macarrão. Ademais, algumas receitas adicionam algum tipo de carne, seja bovina, suína ou frango.

Comumente, os principais ingredientes são o repolho, cenoura, cebola, couve-flor, vagem, acelga, brócolis e o próprio macarrão. Ademais, existe o cozimento em um molho preparado a base de shoyu e azeite, também com condimentos. EM resumo, pode-se utilizar condimentos como glutamato monossódico, pimenta-do-reino-branca, óleo de gergelim torrado e outros.

Apesar disso, existem inúmeros métodos de preparação do yakisoba. Porém, o mais comum consiste na preparação em uma chapa, onde se grelha primeiramente os legumes. Logo em seguida, adiciona-se a carne com condimentos e molho. Por fim, coloca-se o macarrão e se mistura tudo até ficar em uma boa consistência.

Continua após a publicidade

Contudo, há quem prepare esse prato refogando os legumes em óleo. Mais ainda, a carne também deve ser refogada nesse caso. Em adição, o macarrão é previamente cozido, e depois frito com um pouco de óleo. Acima de tudo, o preparo e ingredientes depende da cultura, mas também da preferência individual.

O que é Yakisoba? Origem, conceito e curiosidades

Continua após a publicidade

Origem e história do yakisoba

A princípio, existem origens chinesas no yakisoba, mas as raízes surgem no Japão. Porém, atualmente é um prato extremamente popular em festas de rua, feitas, supermercados e até mesmo lojas de conveniência. Nesse sentido, o molho específico desse prato é apreciado amplamente na região, também adotado como acompanhamento para outros pratos.

Ademais, existem ainda diversas variedades de yakisoba no Japão. Por exemplo, o gomoku yakisoba, que tem semelhança direta com o yakisoba brasileiro. Em resumo, é um macarrão refogado no óleo com legumes e carnes. Logo em seguida, toda essa mistura é refogada e temperada com um olho a base de shoyo, ankake e macarrão frito.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, o macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian. Ou seja, por volta do século VIII, mas surgiu em formato semelhante ao soumen, um macarrão bem fino. Desse modo, o macarrão chinês que se utiliza no yakisoba somente surge na história quando degustado pelo famoso gourmet da Era Edo, Mitsukuni Mito, por volta do século XVII.

Basicamente, o confucionista Shushunsui apresentou-lhe o macarrão com sopa, precursor do lámen. Contudo, estima-se que esse produto não era acessível ao povo em geral. Posteriormente, com a abertura  dos portos na Era Meiji, começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, com restaurantes t´picos que passaram a servir o macarrão chinês.

Sendo assim, aos poucos o prato entrou no gosto popular e teve adaptações no Japão. Logo após o fina lda Segunda Guerra, o yakisoba tornou-se um produto prático, barato e volumoso. Além disso, saciava rapidamente a fome, numa época de racionamento militar. Portanto, a popularização teve início, até chegar aos dias atuais.

O que é Yakisoba? Origem, conceito e curiosidades do prato em macarrão

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o prato

No geral, o yakisoba original surgiu com molho inglês ou molho shoyu. Porém, posteriormente se padronizou no país inteiro o molho sauce yakissoba. Sobretudo, a principal diferença da preparação chinesa é que o prato é mais gorduroso, diferente da preparação japonesa.

Basicamente, o que difere também são alguns ingredientes típicos de cada país. Além disso, consiste em um prato nutritivo por conta da presença de diversos vegetais. Contudo, deve-se estar atento ao consumo em excesso por conta da presença do sódio no molho e por ser calórico no que diz respeito ao macarrão.

Apesar disso, o consumo regular aumenta os níveis de ômega 3 no organismo, em especial os que levam peixe. Mais ainda, as verduras tradicionais na receita auxiliam na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim. Em contrapartida, aumentam o nível de colesterol bom, ainda combatendo os processos inflamatórios.

Curiosamente, geram grande saciedade porque estimulam a mastigação e o consumo lento, devido ao tamanho dos alimentos na receita. Desse modo, a mastigação estimula o cérebro a emitir uma sensação de saciedade antes que o estômago fique completamente cheio.

Continua após a publicidade

Por fim, é comum que esses alimentos acompanhem complementos como wasabi, temaki e até pequenos sushi. Comumente, esses alimentos apresentam concentração em cálcio, proteína e ferro. Sendo assim, tem benefícios à saúde.

E aí, aprendeu o que é yakisoba? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você