O que significa o “i” do iPhone e de outros produtos da Apple?

Mesmo se você nunca tenha usada nada da Apple, sabe que a empresa, além de exercer certo fascínio sobre os amantes de tecnologia, esconde também alguns segredos. Um bom exemplo disso é o mistério que envolve o significado do “i” do iPhone, do iMac, do iPad e de outros produtos da marca.

Você, muito provavelmente, nunca parou para pensar sobre o que esse “i” do iPhone representa, não é mesmo? Nem consegue imaginar porque essa letra tão insistente está no início de muitos nomes dos produtos da Apple. Estamos certos?

Pois se esse “i” do iPhone também é um completo mistério para você, acredite, ele pode ser facilmente explicado. Pelo menos é isso que provou o jornal britânico The Independent, que resolveu sanar essa dúvida do mundo e buscar respostas sobre mais esse segredo envolvente da Apple.

2

“i” do iPhone x Internet

Aliás, conforme o jornal publicou recentemente, o próprio Steve Jobs explica isso em um vídeo de 1998. Na filmagem, que pode ser assistida pelo YouTube, Jobs fala sobre o “i” do iPhone, ou melhor, do iMac, que estava sendo lançado naquela época.

5

Conforme o próprio co-fundador da marca explicou, essa vogal antes do nome do computador simboliza a união “entre a emoção da internet e a simplicidade do Macintosh”. Logo, o “i” do iPhone e de outros produtos tem tudo a ver com a “i”nternet.

3

Mas os significados do “i” não param por aí. Além do elemento internet, com o qual a Apple queria que os consumidores associassem o iMac, outros quatro conceitos estavam diretamente ligados à essa vogal do início: indivíduo, instruir, informar e inspirar.

Veja, abaixo, o vídeo em que Jobs explica o conceito:

Exceções

Claro que, ao longo de todos esses anos, nem todos os produtos da Apple receberam o “i” do iPhone antes de suas nomenclaturas. Um dos exemplos mais clássicos disso é o recente Apple Watch (relógio Apple), que você já conferiu nessa outra matéria.

4

E, se quiser continuar desvendando outros mistérios da marca, leia também: Por que a Apple sempre usa o horário 9:41 em divulgações?

Fontes: EverySteveJobsVideo, The Independent, El País, Catraca Livre.