O que tem dentro da caixa-preta dos aviões?

Você pode até nunca ter visto uma caixa-preta de avião de perto, mas com certeza sabe que ela é uma peça importantíssima quando acontece um acidente. Isso porque as coberturas jornalísticas de eventos como estes deixam claro a relevância que esses aparatos, relativamente pequenos, têm para desvendar as falhas técnicas que acontece, o que os pilotos e a torre conversaram, a que velocidade estavam e assim por diante.

Mas, você já parou para pensar o que torna uma caixa-preta tão poderosa? O que será que existe dentro de uma caixa-preta de avião que permite que todas essas informações sejam armazenadas e não se percam, mesmo nos mais violentos impactos?

Se você já teve vontade de desvendar esse mistério, o Segredos do Mundo vai ajudar você nessa missão. Como você vai ver, o vídeo que disponibilizamos ao final da matéria mostra direitinho o que existem dentro de uma caixa-preta de avião, que a bem da verdade não é preta, é vermelha em sem exterior.

2

O vídeo, aliás, é do canal do YouTube “What’s inside?” (O que tem dentro?, em português). É o mesmo canal que nos revelou o que tem dentro do chocalho da cascavel, lembra?

Afinal, o que tem dentro da caixa-preta?

Feita para ser resistente, a primeira coisa que você vai perceber a respeito da caixa-preta é que ela é bastante complicada de abrir. Mesmo com a ajuda de uma serra potente, os apresentadores do canal tiveram dificuldades em serrar o aparato ao meio e descobrir o que tem dentro dela.

Mas, depois de muito trabalho, a caixa-preta cedeu e foi possível ver seu interior. O que pai e filho descobriram é que a caixa-preta dos aviões é composta de três camadas.

1

Na primeira, uma placa de metal muito grossa e resistente envolve o dispositivo e o protege dos impactos da queda, do calor, da água e assim por diante. Somente a título de curiosidade, ela suporta uma força de até 3,4 mil g (unidades de aceleração) e até 982 ºC. Tenso, não?

Na segunda camada fica uma substância também bastante resistente, bem parecida com uma argila, para absorver os impactos. Por último, há uma espécie de borracha que envolve a placa eletrônica, bastante frágil, que grava as informações das viagens.

Abaixo, você vê melhor o misterioso interior da caixa-preta:

 

E, falando em acidentes aéreos, essa outra matéria, um dia, pode salvar sua vida: O segredo para sobreviver a um acidente de avião.

Fonte: Tecmundo