Curiosidades

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?

Para aprender o que tomar para aumentar a imunidade precisa-se conhecer melhor o organismo e as defesas naturais contra infecções.

Em primeiro lugar, o que tomar para aumentar a imunidade é uma dúvida comum entre as pessoas que estão preocupadas com a saúde. No geral, existem substâncias que auxiliam o trabalho do sistema imunológico porque são ricas em vitaminas e elementos positivos ao organismo. Porém, o mais importante é manter uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo.

Sendo assim, para além dos líquidos e bebidas, afeta-se a imunidade com outras questões, como horas de sono e hábitos. Nesse sentido, precisa-se regular as atividades diárias para não comprometer a saúde. Ademais, consumir chás e bebidas especiais também serve como complemento a esse cuidado mais amplo.

Em resumo, o sistema imunológico refere-se ao conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções. Ou seja, quando um micro-organismo invade nosso corpo e nos deixa doentes, esse sistema atua para eliminá-lo e curar o organismo rapidamente. Por fim, existem diversos mecanismos fundamentais para o equilíbrio dessa defesa.

Dessa forma, é fundamental que o sistema imune esteja atuante para proteger o organismo das infecções. Portanto, a alimentação saudável com os nutrientes essenciais permite que essas funções orgânicas tenham o combustível necessário para agir. Ademais, deve-se evitar agentes que impeçam a atuação desse sistema, como componentes do cigarro e das bebidas alcóolicas.

Continua após a publicidade

Basicamente, evitar fumar, manter o peso corporal adequado e evitar bebidas alcóolicas são medidas preventivas quanto ao sistema imunológico. Além disso, a prática de exercícios físicos regularmente, o sono regulado e o relaxamento como parte da rotina também auxiliam na regulação da imunidade.

O que tomar para aumentar a imunidade?

1) Extrato de própolis

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pixabay

A princípio, o extrato de própolis possui efeitos imunomoduladores, ou seja, que estimula as células do sistema imune. Desse modo, pode-se utilizar deste no tratamento de inflamações agudas e crônicas. Ademais, doenças do trato respiratório, úlceras na pele e sinusite também são tratadas com essa substância.

Continua após a publicidade

2) Sementes de astrágalo, um suplemento natural para aumentar a imunidade

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pixabay

Também um suplemento natural, as sementes dessa planta são ricas em flavonoides que tem efeito cardioprotetores. Ademais, ativam as células de defesa do organismo e auxiliam a atividade do sistema imunológico. No geral, encontra-se esse suplemento em lojas de produtos naturais.

3) Colostro bovino

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pixabay

Em resumo, o colostro bovino é um suplemento nutricional. Nesse sentido, contém alta concentração de enzimas, anticorpos e substâncias de crescimento que auxiliam as defesas do organismo. Ainda que seja conhecido como um suplemento veterinário, há opções com dosagens específicas para a alimentação humana.

Continua após a publicidade

4) Suplementos vitamínicos

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pixabay

Comumente, as vitaminas provenientes da alimentação favorecem o sistema imunológico. Ou seja, são uma alternativa de o que tomar para aumentar a imunidade. Porém, nem sempre obtêm-se essas substância da forma correta.

Portanto, os suplementos são recomendados. Nesse contexto, deve-se buscar consumir principalmente a vitamina C, a vitamina A e a vitamina E. Geralmente, são as responsáveis por abastecer as células de defesa e estimular a produção de anticorpos.

5) Iogurte também é uma substância para aumentar a imunidade

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pixabay

Em primeiro lugar, a versão integral apresenta concentração de substâncias que auxiliam a regular a microbiota do intestino. Como consequência, favorece o sistema imunológico no combate a infecções e bactérias. Ademais, tendem a ser ricos em cálcio e vitamina D, que ativam as células que combatem as infecções intracelulares.

6) Mel

O que tomar para aumentar a imunidade e cuidar da saúde?
Fonte: Pexels

No geral, costuma-se misturar mel com gengibre e limão para prevenção e tratamento de infecções nas vias aéreas. Contudo, essa substância é rica em vitaminas, minerais e flavonoides com antioxidantes. Ademais, é rico em bactericida e ajuda no combate de infecções generalizadas.

Continua após a publicidade

7) Água

Fotografia de um copo de água para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Curiosamente, a água e a boa hidratação são fundamentais para aumentar a imunidade. Sendo assim, é fundamental para que as reações químicas básicas aconteçam da forma correta. Portanto, deve-se consumir em média 2 litros por dia, mas a quantidade ideal varia de acordo com idade e peso.

8) Chás naturais para aumentar a imunidade

Fotografia de elementos de preparo para chá para ilustração do item
Fonte: Pixabay

A princípio, os chás são verdadeiros remédios naturais e caseiros para aumentar a imunidade. Desse modo, diversas plantas são recomendadas em consumo regular para proteção do sistema imunológico. Em primeiro lugar, o guaco, o limão, o gengibre e o alho são exemplos que podem ser misturados e consumidos em conjunto.

Por outro lado, o chá verde é rico em antioxidantes e tem um potencial de hidratação. Contudo, a presença de cafeína natural na composição da planta demanda um consumo equilibrado.

E aí, aprendeu o que tomar para aumentar a imunidade? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Continua após a publicidade

Fontes: Coronavírus | Tua Saúde | Unimed | Viva Bem

Imagens: Pixabay 

Próxima página »

Escolhidas para você