Curiosidades

Ok, qual a origem da expressão americana (que todo mundo usa)?

Hoje em dia nós usamos a expressão ok em quase todas as conversas, seja nas redes sociais ou pessoalmente. Mas você sabe sua origem? E o que ela realmente quer dizer?

Não importa se você escreve ok ou mesmo O.K., certamente você trabalha com essa expressão constantemente. Provavelmente você sabe que ela é muito comum no vocabulário norte americano, e mesmo assim ela vem se incorporando cada vez mais no dialeto brasileiro.

Ao usarmos ela diariamente, seja em uma conversa presencial ou mesmo em algum chat da internet, pouco paramos para pensar sobre sua origem. Quer um exemplo? Talvez você não saiba, porém a palavra possui cerca de 175 anos de idade. Talvez você ache o número de origem exato demais para uma palavra, porém existe uma publicação impressa, quando ela aparece pela primeira vez.

Certamente podemos dizer que essa é uma das palavras importadas do inglês para o português mais bem sucedidas. Devido a isso, vale a pena entender a origem da mesma.

Ok

Como surgiu a famosa expressão ok, tão usada atualmente

Continua após a publicidade

Inicialmente, a expressão foi publicada pela primeira vez em 23 de março de 1839 em um jornal de Boston, EUA. O etimologista norte-americano Allen Walker Read publicou suas descobertas na revista American Speech em 1963 e 1964. Primeiramente ele descobriu que a expressão Ok era uma abreviação do termo “oll korrect”, que significava “tudo certo”.

No final dos anos 1830, os jovens de Boston e Nova York começaram a fazer gírias divertidas com siglas. Os erros de ortografia eram deliberados, usados em meio a frases comuns. Segundo esse estudioso, a sigla Ok surgiu nesse contexto histórico.

Após essa ocorrência, a sigla se tornou popular. Em 1840 houve eleição nos Estados Unidos e o presidente da época, Martin Van Burren, foi apelidado de “Old Kinderhook” devido ao seu local de nascimento, Kinderhook, NY. Os partidários do Partido Democrata viram um potencial de capitalizar voto com a coincidência e formaram o OK Club para promovê-lo antes da eleição. Van Burren não foi reeleito, mas a sigla se fortaleceu.

Sucesso e outras possibilidades

Como surgiu a famosa expressão ok, tão usada atualmente

Continua após a publicidade

Certamente podemos associar o sucesso da palavra Ok com a sua versatilidade e facilidade. Por exemplo, a sigla pode preencher rapidamente um documento ou uma conta. Ela também concede permissão ou mesmo encerra uma ação ou muda o assunto. Ela também pode insinuar a mediocridade ou a decepção. Ou seja, ela tem mil e uma utilidades.

Além disso, existem outras teorias para a origem da palavra. Uma versão alternativa diz que a expressão veio do escocês och aye, que significa “sim, de fato”. Outra hipótese diz que veio do grego oka kala, que significa “tudo está bem”. Ainda entram nas teorias as expressões oikea, que significa “correto”, em finlandês,  ou da língua mandinga africana O ke, que significa “certamente”.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 25 expressões populares brasileiras e suas origens

Fonte: Mega Curioso

Continua após a publicidade

Imagem: TriCurioso Mega Curioso O Cearense do Sertão

Próxima página »

Escolhidas para você