O fenômeno da boneca mal-assombrada não é apenas uma característica reservada aos supersticiosos amantes de Chucky e Annabelle. Acredite ou não, o Japão tem uma das histórias de bonecas assombradas mais assustadoras que realmente aconteceram no mundo real. Desse modo, uma dessas histórias de terror e digna de estar nos cinemas é a lenda da boneca chamada ‘Okiku’ que supostamente desenvolveu cabelo humano depois que seu dono, que a amava muito, morreu.
História de Okiku
De acordo com a lenda, esta boneca em particular foi comprada em Sapporo por um Eikichi Suzuki de 17 anos no ano de 1918 para sua irmã de 2 anos chamada Okiku.
Ele estava visitando a área para uma exposição da marinha, mas ao ver a boneca na vitrine de uma loja, ele soube imediatamente que a boneca precisava ser comprada e dada à sua irmã. Pela aparência, a boneca tinha cerca de 40cm de altura e estava vestida com um quimono tradicional.
Além disso, a boneca tinha olhos penetrantes e seu cabelo era preto e cortado na altura dos ombros, no estilo tradicional. Com efeito, quando Eikichi voltou para casa, ele deu a boneca para sua irmãzinha, então ela se apaixonou por ela imediatamente.
A boneca se tornou o brinquedo favorito de Okiku e parecia ser sua melhor amiga. Okiku brincava com sua boneca todos os dias e logo deu a ela o seu próprio nome, ‘Okiku’.
Contudo, no ano de 1919, Okiku faleceu após uma forte febre. Ela tinha apenas três anos. A boneca deveria ser enterrada junto com Okiku, mas devido a alguma circunstância misteriosa, a boneca nunca chegou a estar com Okiku em seu local de descanso final. Em vez disso, a boneca foi parar num altar da família, em homenagem à filha.
Algum tempo depois, a família Suzuki percebeu que o cabelo da boneca estava ficando mais comprido. Antigamente, ela tinha um corte tradicional na altura dos ombros com pontas perfeitas.
Mas, agora a boneca tinha o cabelo aparentemente humano caindo em direção à cintura e as pontas eram mais aleatórias em comprimento. Por isso, a família acreditava que o espírito da própria filha morta habitava na boneca.
Descoberta assustadora
Intrigados com a nova aparência da boneca, a família fez um teste de cabelo no laboratório. O médico do laboratório disse que era de fato cabelo humano. Então, no ano de 1983, os Suzuki mudaram-se para uma cidade diferente e colocaram a boneca assombrada no Templo Mannenji, onde permaneceu desde então.
Com o passar do tempo, o cabelo continuou a crescer mais e mais. Como resultado, todos os anos, o povo do Japão faz uma cerimônia lá, em memória de Okiku, onde eles cortam o cabelo da boneca. Ninguém jamais foi capaz de explicar como o cabelo crescia. Mas no laboratório, eles descobriram que o cabelo pertence a uma criança pequena e que poderia sim ser de Okiku.
Outros bonecos mal-assombrados
Além de Okiku, confira quatro outras histórias de bonecas famosas por serem assombradas:
O boneco Robert
Originalmente dado a Robert Eugene Otto em 1906, o presente foi aparentemente de um servo descontente que praticava magia negra. Frequentemente, os pais de Otto começaram a ouvi-lo conversando com o boneco, que por sua vez respondia em sua voz.
Todavia, a assombração não se limitou a uma simples conversa. Os vizinhos teriam visto a boneca espiando pelas janelas quando a família estava fora de casa. Aparentemente, o boneco também piscaria e mudaria sua expressão.
Uma noite a família acordou por causa de gritos vindos do quarto de Otto, ao entrarem, descobriram que ele estava rodeado por móveis revirados. Otto afirmou que Robert, o boneco, tinha feito isso.
Depois de suportar Robert por 20 anos, a família doou-o ao Fort East Martello Museum em Key West, Flórida, em 1994. Ele ainda reside lá até hoje, trancado em uma caixa de vidro.
Elmo
Todo mundo conhece o popular personagem Elmo. Um dos brinquedos mais populares do mercado para crianças pequenas, nada parece errado com o divertido boneco vermelho.
No entanto, em 2008, quando a família Bowman comprou uma boneca Elmo para seu filho de dois anos, Jame, eles mal sabiam que as mensagens personalizadas da boneca logo tomariam um rumo sinistro.
Este Elmo disse a palavra “matar” antes do nome de James. Ele dizia “Mate James”. Os pais o levaram embora, mas ele continuou a proferir ameaças de morte para toda a família.
A boneca Mandy
Mandy é uma boneca de origem desconhecida que aparentemente assombrou seus donos por anos. O último proprietário reclamou de ouvi-la chorar à noite, e só depois que Mandy foi para o Museu Quesnel na Colúmbia Britânica é que o choro finalmente parou.
No entanto, agora Mandy assombra a equipe do museu em que ela reside. De acordo com a equipe, seus almoços desaparecem e Mandy quebrou ou danificou as bonecas ao seu redor.
Aliás, dizem que as imagens ou vídeos de Mandy costumam saírem com distorções e borrões misteriosos, tornando-a uma das bonecas mais assombradas do mundo.
Bonecos assombrados
Os bonecos de nomes Crystal, Monika, Sharla, True, Isaac, Lilly, Cameron e Ashley foram comprados por um casal que pesquisa atividades paranormais. Além disso, eles instalaram uma câmera para monitorar os bonecos e houve avistamentos gravados em fita que são difíceis de explicar.
Embora não pareçam muito ativos, em 2009 a câmera testemunhou um estranho acontecimento quando uma aparição do que parece ser um menino se revelou no meio dos brinquedos.
Então, curtiu a lenda da boneca de cabelo humano? Pois, veja também: Boneca do Mal: qual é a história que inspirou o filme?
Fontes: Suco de Mangá, Cadê meu Whiskey, Mega Curioso, Danjou
Fotos: Amino Apps, Fatos Desconhecidos