Curiosidades

Okiku: conheça a misteriosa lenda da boneca japonesa assombrada

Okiku ou Boneca Assombrada de Hokkaido é famosa na cultura japonesa, diz-se que ela reside em um templo e que supostamente tem cabelo humano.

O fenômeno da boneca mal-assombrada não é apenas uma característica reservada aos supersticiosos amantes de Chucky e Annabelle. Acredite ou não, o Japão tem uma das histórias de bonecas assombradas mais assustadoras que realmente aconteceram no mundo real. Desse modo, uma dessas histórias de terror e digna de estar nos cinemas é a lenda da boneca chamada ‘Okiku’ que supostamente desenvolveu cabelo humano depois que seu dono, que a amava muito, morreu.

História de Okiku

Fonte: Aminoapps

De acordo com a lenda, esta boneca em particular foi comprada em Sapporo por um Eikichi Suzuki de 17 anos no ano de 1918 para sua irmã de 2 anos chamada Okiku.

Ele estava visitando a área para uma exposição da marinha, mas ao ver a boneca na vitrine de uma loja, ele soube imediatamente que a boneca precisava ser comprada e dada à sua irmã. Pela aparência, a boneca tinha cerca de 40cm de altura e estava vestida com um quimono tradicional.

Além disso, a boneca tinha olhos penetrantes e seu cabelo era preto e cortado na altura dos ombros, no estilo tradicional. Com efeito, quando Eikichi voltou para casa, ele deu a boneca para sua irmãzinha, então ela se apaixonou por ela imediatamente.

Continua após a publicidade

A boneca se tornou o brinquedo favorito de Okiku e parecia ser sua melhor amiga. Okiku brincava com sua boneca todos os dias e logo deu a ela o seu próprio nome, ‘Okiku’.

Contudo, no ano de 1919, Okiku faleceu após uma forte febre. Ela tinha apenas três anos. A boneca deveria ser enterrada junto com Okiku, mas devido a alguma circunstância misteriosa, a boneca nunca chegou a estar com Okiku em seu local de descanso final. Em vez disso, a boneca foi parar num altar da família, em homenagem à filha.

Algum tempo depois, a família Suzuki percebeu que o cabelo da boneca estava ficando mais comprido. Antigamente, ela tinha um corte tradicional na altura dos ombros com pontas perfeitas.

Mas, agora a boneca tinha o cabelo aparentemente humano caindo em direção à cintura e as pontas eram mais aleatórias em comprimento. Por isso, a família acreditava que o espírito da própria filha morta habitava na boneca.

Continua após a publicidade

Descoberta assustadora

Fonte: Aminoapps

Intrigados com a nova aparência da boneca, a família fez um teste de cabelo no laboratório. O médico do laboratório disse que era de fato cabelo humano. Então, no ano de 1983, os Suzuki mudaram-se para uma cidade diferente e colocaram a boneca assombrada no Templo Mannenji, onde permaneceu desde então.

Com o passar do tempo, o cabelo continuou a crescer mais e mais. Como resultado, todos os anos, o povo do Japão faz uma cerimônia lá, em memória de Okiku, onde eles cortam o cabelo da boneca. Ninguém jamais foi capaz de explicar como o cabelo crescia. Mas no laboratório, eles descobriram que o cabelo pertence a uma criança pequena e que poderia sim ser de Okiku.

Outros bonecos mal-assombrados

Além de Okiku, confira quatro outras histórias de bonecas famosas por serem assombradas:

O boneco Robert

Okiku: conheça a misteriosa lenda da boneca japonesa assombrada
Fonte: Fatos Desconhecidos

Originalmente dado a Robert Eugene Otto em 1906, o presente foi aparentemente de um servo descontente que praticava magia negra. Frequentemente, os pais de Otto começaram a ouvi-lo conversando com o boneco, que por sua vez respondia em sua voz.

Continua após a publicidade

Todavia, a assombração não se limitou a uma simples conversa. Os vizinhos teriam visto a boneca espiando pelas janelas quando a família estava fora de casa. Aparentemente, o boneco também piscaria e mudaria sua expressão.

Uma noite a família acordou por causa de gritos vindos do quarto de Otto, ao entrarem, descobriram que ele estava rodeado por móveis revirados. Otto afirmou que Robert, o boneco, tinha feito isso.

Depois de suportar Robert por 20 anos, a família doou-o ao Fort East Martello Museum em Key West, Flórida, em 1994. Ele ainda reside lá até hoje, trancado em uma caixa de vidro.

Elmo

Fonte: Fatos Desconhecidos

Todo mundo conhece o popular personagem Elmo. Um dos brinquedos mais populares do mercado para crianças pequenas, nada parece errado com o divertido boneco vermelho.

Continua após a publicidade

No entanto, em 2008, quando a família Bowman comprou uma boneca Elmo para seu filho de dois anos, Jame, eles mal sabiam que as mensagens personalizadas da boneca logo tomariam um rumo sinistro.

Este Elmo disse a palavra “matar” antes do nome de James. Ele dizia “Mate James”. Os pais o levaram embora, mas ele continuou a proferir ameaças de morte para toda a família.

A boneca Mandy

Okiku: conheça a misteriosa lenda da boneca japonesa assombrada
Fonte: Fatos Desconhecidos

Mandy é uma boneca de origem desconhecida que aparentemente assombrou seus donos por anos. O último proprietário reclamou de ouvi-la chorar à noite, e só depois que Mandy foi para o Museu Quesnel na Colúmbia Britânica é que o choro finalmente parou.

No entanto, agora Mandy assombra a equipe do museu em que ela reside. De acordo com a equipe, seus almoços desaparecem e Mandy quebrou ou danificou as bonecas ao seu redor.

Continua após a publicidade

Aliás, dizem que as imagens ou vídeos de Mandy costumam saírem com distorções e borrões misteriosos, tornando-a uma das bonecas mais assombradas do mundo.

Bonecos assombrados

Okiku: conheça a misteriosa lenda da boneca japonesa assombrada
Fonte: Fatos Desconhecidos

Os bonecos de nomes Crystal, Monika, Sharla, True, Isaac, Lilly, Cameron e Ashley foram comprados por um casal que pesquisa atividades paranormais. Além disso, eles instalaram uma câmera para monitorar os bonecos e houve avistamentos gravados em fita que são difíceis de explicar.

Embora não pareçam muito ativos, em 2009 a câmera testemunhou um estranho acontecimento quando uma aparição do que parece ser um menino se revelou no meio dos brinquedos.

Então, curtiu a lenda da boneca de cabelo humano? Pois, veja também: Boneca do Mal: qual é a história que inspirou o filme?

Continua após a publicidade

Fontes: Suco de Mangá, Cadê meu Whiskey, Mega Curioso, Danjou

Fotos: Amino Apps, Fatos Desconhecidos

Próxima página »

Escolhidas para você