Curiosidades

Oktoberfest: o maior festival de cerveja das Américas acontece no Brasil

A Oktoberfest é tradição no Brasil e, neste mês, está acontecendo em Blumenau-SC. São 7 cervejarias artesanais mais a Eisenbahn como oficial.

A Oktoberfest é um festival de cerveja, conhecido mundialmente. Originário de Munique [Alemanha], foi criado pelo rei bávaro Ludwig I, em 1814, para celebrar seu casamento. Além de um festival de cervejas, a Oktoberfest também é uma feira de produtos e diversões.

Em Munique, a Oktoberfest é visitada por, aproximadamente, 6 milhões de pessoas, todos os anos. A tradição iniciada em 1872, acontece sempre no sábado após o dia 15 de setembro, às 12h. Tendo a tradicional cerimonia de abertura: “Ozapft is”. E termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro.

E é daí que vem o nome do festival. Oktoberfest, em alemão: “Oktober”, significa Outubro e “Fest”!, que significa festa ou festival. Ou seja, “Festival de Outubro”.

10 fatos reais sobre a cerveja que vão chocar você

Continua após a publicidade

A história da Oktoberfest

Oktoberfest: o maior festival de cerveja das Américas acontece no Brasil

A primeira edição da festa aconteceu em um parque, longe do centro, chamado Theresienwiese. E todos os moradores de Munique, da época, foram convidados. O local ainda é o mesmo até hoje. O encerramento do festival e principal atração era a corrida de cavalos. Na qual a família real da Baviera estava presente.

A primeira festa fez tanto sucesso que, assim que acabou, uma segunda edição foi marcada para outubro do ano seguinte. E foi assim que a tradição começou. O festival de Munique é o maior do mundo.

Porém, com a emigração de alemães, a festa se espalhou por diversos cantos do mundo. Atualmente existem versões da Oktoberfest em países como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnã e outros.

Continua após a publicidade

Ciência revela que cerveja ajuda a memorizar conteúdos que você acabou de estudar

Oktoberfest no Brasil

Oktoberfest: o maior festival de cerveja das Américas acontece no Brasil

Pelas terras tupiniquins, a Oktoberfest chegou, como já dissemos, com os imigrantes alemães. Ali pelo início do século 20, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a festa. Mas foi em 1978, com a edição da cidade de Itapiranga (Santa Catarina), que a festa começou a ganhar força.

Com a criação das festas nas cidades de Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS), a festa ganhou mais força ainda. Algumas cidades que realizam o festival, até hoje são: Igrejinha, Lagoa dos Três Cantos no Rio Grande do Sul, em Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e São Jorge d’Oeste, no Paraná, Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, entre outras cidades.

Continua após a publicidade

Um copo de cerveja deixa mulheres mais propensas a fazer sexo

Oktoberfest Blumenau (SC)

Oktoberfest: o maior festival de cerveja das Américas acontece no Brasil

“Blumenau, colonizada por alemães, sempre manteve viva a cultura e as tradições de seus antepassados. No início da década de 80, empresários e representantes de entidades de classe e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um evento onde esta cultura pudesse ser celebrada e mostrada ao mundo.

Inspirada naturalmente pela homônima alemã nasceu então, em 1984, a Oktoberfest Blumenau. Naquele primeiro ano, em apenas 10 dias de festa, mais de 100mil pessoas visitaram o evento. Na década de 90 e início dos anos 2000 a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo.

Continua após a publicidade

A tradição nunca foi deixada de lado, mas nessa época a protagonista do evento era a cerveja. Agora, a festa acompanhou as tendências tecnológicas, modernizou-se em vários aspectos e, principalmente, retornou a festejar igualmente todos os elementos da cultura germânica local!

O que aconteceria se bebêssemos cerveja todos os dias

A cada ano, mais de 500 mil pessoas visitam a Oktoberfest Blumenau e experenciam o amor pelas tradições, música, dança, trajes típicos e gastronomia típica. Tudo isso com muita alegria e, claro, um bom chope. Prosit!”

Neste ano, a festa começou no da 03 de outubro e se estende até o dia 21 do mesmo mês. A programação conta com os mais diversos shows e apresentações temáticas. Além do produto responsável por toda a festa: a cerveja.

Continua após a publicidade

São, pelo menos, 7 cervejarias artesanais. Acompanhadas dos mais diversos pratos tradicionais alemães, como: cuca, batata recheada, hackepeter, hamburguer de pato, joelho de porco e marreco, spatzel, wurst e muito mais. Ah, a cervejaria oficial do evento é a Eisenbahn.

Cada latinha de cerveja tem o mesmo efeito de um pão francês no corpo

Fonte: Oktoberfest 

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você