Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu no dia 26 de abril de 1947, em Campinas, no Estado de São Paulo, e faleceu no dia 24 de janeiro de 2022, em Richmond, Virgínia, EUA, após pegar uma infecção pelo vírus da covid-19.
Olavo de Carvalho foi um ensaísta, polemista, influenciador digital e ideólogo brasileiro. Além disso, ele também atuou como astrólogo, jornalista, professor e filósofo. Seu pensamento era embasado, sobretudo, no conservadorismo e na ideologia de extrema-direita.
Formação de Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho não seguiu uma carreira acadêmica formal, uma vez que boa parte de sua formação se deu por meio de autodidatismo. Ele chegou a começar o curso de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). No entanto, não conseguiu finalizar os estudos, pois o curso foi extinto, devido à morte do professor e diretor de filosofia Pe. Stanislavs Ladusans.
Mesmo sem esse aporte universitário, Olavo de Carvalho seguiu estudando por conta própria e escreveu e apresentou os trabalhos acadêmicos: “Estrutura e Sentido da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Mário Ferreira dos Santos” e “Leitura Analítica da ‘Crise da Filosofia Ocidental’ de Vladimir Soloviev”.
Além disso, ele fez diversos trabalhos jornalísticos por meio da educação que teve com o curso de filosofia de maneira autodidata e estudou também religiões comparadas e astrologia tradicional, o que permitiu que ele trabalhasse durante muito tempo como astrólogo e, inclusive, que desenvolvesse uma leitura astrológica própria, a astrocaracterologia.
Ademais, também se tornou um professor por conta própria e deu aulas particulares após estudar artes liberais, o começo dos estudos de nível máximo no campo medieval.
Carreira de Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho trabalhou em jornais dos seus 17 anos de idade até os 30, quando desistiu de ser jornalista e passou a trabalhar como freelancer, ainda no meio de jornais e revistas. No meio de toda essa trajetória, o escritor esteve em jornais, como Folha de São Paulo, Bravo!, Planeta, Primeira Leitura, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Globo, Época, Zero Hora e Diário do Comércio etc.
Na década de 1990, Olavo de Carvalho se mudou para o Rio de Janeiro, quando iniciou sua trajetória pública, ao escrever o artigo Bandidos e letrados, publicado no Jornal do Brasil.
Já, em 2002, o autointitulado filósofo criou o site Mídia sem máscara, local onde ele tinha como objetivo contestar a grande mídia brasileira, a qual ele considerava enviesada pela ideologia de esquerda, da qual ele era contra.
O escritor se mudou para os Estados Unidos em 2005, quando estava trabalhando para o Diário do Comércio. Depois de alguns anos, em 2009, a partir da ideia de seu assessor, Olavo de Carvalho passou a ministrar cursos de filosofia online.
Em 2015, ele iniciou seu canal de YouTube, onde conseguiu um grande número de inscritos e passou a ser ainda mais conhecido pelos brasileiros.
Pensamentos e ideias de Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho é considerado o fundador da chamada ‘Nova Direita Brasileira’, embora ele mesmo não se enquadrasse necessariamente nesse espectro político-ideológico. O escritor se considerava conservador, no entanto, via algumas inconsistências nos conceitos básicos de ‘esquerda’ e de ‘direita’.
Uma das principais ideias de Olavo de Carvalho se relaciona à preservação da consciência individual em detrimento do coletivismo que é representado, sobretudo, pelas instituições, como o Estado, a mídia, entre outros grupos de opinião.
Morte de Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho morreu no dia 24 de janeiro de 2022, em decorrência de complicações da Covid-19. No dia 16 do mesmo mês, o escritor havia publicado em seu Twitter que havia contraído, pela segunda vez, a doença. Diferentemente da primeira vez, o estado de saúde dele estava um pouco mais debilitado o que, provavelmente, contribuiu para agravar a infecção pelo novo coronavírus.
Principais publicações
Olavo de Carvalho escreveu alguns livros e publicou, por exemplo:
- Aristóteles em Nova Perspectiva: introdução à Teoria dos Quatro Discursos, de 1996
- O Imbecil Coletivo: Verdades Inculturais Brasileiras de 1996. Este foi um best-seller que tinha como teor, a crítica aos intelectuais e formadores de opinião brasileiros.
- O Jardim das Aflições: De Epicuro à Ressurreição de César – Ensaio Sobre o Materialismo e a Religião Civil dos anos 2000
- O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota de 2013
Leia também:
- A vida de Chris Rock, criador da série Todo Mundo Odeia o Chris
- Curiosidades sobre Júlio César: fatos sobre a vida do ditador romano
- A vida de Elza Soares! Biografia, curiosidades, músicas e morte
- Quem é Italo Marsili? Vida e carreira do polêmico psiquiatra
- Curiosidades sobre Albert Einstein – 12 fatos sobre a vida do físico alemão
- Paulo Gustavo: tudo sobre vida e carreira do ator e humorista
Fontes: eBiografia, Olavo de Carvalho, Correio Braziliense.