Biografias

Quem é Olavo de Carvalho? Biografia e carreira do filósofo

Olavo de Carvalho foi um escritor e astrólogo brasileiro que viveu em meio a polêmicas. Para saber mais sobre ele, leia o nosso texto!

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu no dia 26 de abril de 1947, em Campinas, no Estado de São Paulo, e faleceu no dia 24 de janeiro de 2022, em Richmond, Virgínia, EUA, após pegar uma infecção pelo vírus da covid-19

Olavo de Carvalho foi um ensaísta, polemista, influenciador digital e ideólogo brasileiro. Além disso, ele também atuou como astrólogo, jornalista, professor e filósofo. Seu pensamento era embasado, sobretudo, no conservadorismo e na ideologia de extrema-direita.

Formação de Olavo de Carvalho

A vida de Olavo Bilac! Biografia, curiosidades, publicações e morte

Olavo de Carvalho não seguiu uma carreira acadêmica formal, uma vez que boa parte de sua formação se deu por meio de autodidatismo. Ele chegou a começar o curso de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). No entanto, não conseguiu finalizar os estudos, pois o curso foi extinto, devido à morte do professor e diretor de filosofia Pe. Stanislavs Ladusans.

Continua após a publicidade

Mesmo sem esse aporte universitário, Olavo de Carvalho seguiu estudando por conta própria e escreveu e apresentou os trabalhos acadêmicos: “Estrutura e Sentido da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de Mário Ferreira dos Santos” e “Leitura Analítica da ‘Crise da Filosofia Ocidental’ de Vladimir Soloviev”.

Além disso, ele fez diversos trabalhos jornalísticos por meio da educação que teve com o curso de filosofia de maneira autodidata e estudou também religiões comparadas e astrologia tradicional, o que permitiu que ele trabalhasse durante muito tempo como astrólogo e, inclusive, que desenvolvesse uma leitura astrológica própria, a astrocaracterologia.

Ademais, também se tornou um professor por conta própria e deu aulas particulares após estudar artes liberais, o começo dos estudos de nível máximo no campo medieval. 

Carreira de Olavo de Carvalho

Continua após a publicidade

Olavo de Carvalho trabalhou em jornais dos seus 17 anos de idade até os 30, quando desistiu de ser jornalista e passou a trabalhar como freelancer, ainda no meio de jornais e revistas. No meio de toda essa trajetória, o escritor esteve em jornais, como Folha de São Paulo, Bravo!, Planeta, Primeira Leitura, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, O Globo, Época, Zero Hora e Diário do Comércio etc.

Na década de 1990, Olavo de Carvalho se mudou para o Rio de Janeiro, quando iniciou sua trajetória pública, ao escrever o artigo Bandidos e letrados, publicado no Jornal do Brasil.

Já, em 2002, o autointitulado filósofo criou o site Mídia sem máscara, local onde ele tinha como objetivo contestar a grande mídia brasileira, a qual ele considerava enviesada pela ideologia de esquerda, da qual ele era contra.

O escritor se mudou para os Estados Unidos em 2005, quando estava trabalhando para o Diário do Comércio. Depois de alguns anos, em 2009, a partir da ideia de seu assessor, Olavo de Carvalho passou a ministrar cursos de filosofia online.

Continua após a publicidade

Em 2015, ele iniciou seu canal de YouTube, onde conseguiu um grande número de inscritos e passou a ser ainda mais conhecido pelos brasileiros.

Pensamentos e ideias de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é considerado o fundador da chamada ‘Nova Direita Brasileira’, embora ele mesmo não se enquadrasse necessariamente nesse espectro político-ideológico. O escritor se considerava conservador, no entanto, via algumas inconsistências nos conceitos básicos de ‘esquerda’ e de ‘direita’.

Uma das principais ideias de Olavo de Carvalho se relaciona à preservação da consciência individual em detrimento do coletivismo que é representado, sobretudo, pelas instituições, como o Estado, a mídia, entre outros grupos de opinião.

Morte de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho morreu no dia 24 de janeiro de 2022, em decorrência de complicações da Covid-19. No dia 16 do mesmo mês, o escritor havia publicado em seu Twitter que havia contraído, pela segunda vez, a doença. Diferentemente da primeira vez, o estado de saúde dele estava um pouco mais debilitado o que, provavelmente, contribuiu para agravar a infecção pelo novo coronavírus.

Continua após a publicidade

Principais publicações

Olavo de Carvalho escreveu alguns livros e publicou, por exemplo:

  • Aristóteles em Nova Perspectiva: introdução à Teoria dos Quatro Discursos, de 1996
  • O Imbecil Coletivo: Verdades Inculturais Brasileiras de 1996. Este foi um best-seller que tinha como teor, a crítica aos intelectuais e formadores de opinião brasileiros.
  • O Jardim das Aflições: De Epicuro à Ressurreição de César – Ensaio Sobre o Materialismo e a Religião Civil dos anos 2000
  • O Mínimo que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota de 2013

Leia também: 

Fontes: eBiografia, Olavo de Carvalho, Correio Braziliense.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você