Curiosidades

Olha o passarinho: origem e significado da expressão popular

Todos conhecem a expressão popular 'Olha o passarinho', que é muito usada na hora de tirar fotografias, mas nem todos conhecem sua origem.

Você certamente já ouviu a expressão popular ‘olha o passarinho’ na hora de tirar alguma fotografia. Não é mesmo? Enfim, todo mundo conhece, mas, poucos sabem como surgiu. Em suma, tudo começou no final do século XIX, quando inventaram a fotografia e, tudo era muito novo e precário.

Ademais, o processo de captura de imagem demorava muito mais tempo do que agora. Ou seja, demorava alguns minutos para que a imagem se fixasse no filme. O que causava certo problema para os fotógrafos da época. Pois, era difícil manter as pessoas paradas tempo suficiente. Dessa forma, eles precisavam inventar formas de manter as pessoas imóveis.

Por fim, foi a partir dessa necessidade que os fotógrafos ou retratistas, criaram a expressão olha o passarinho. E, mesmo após mais de um século, a expressão continua sendo usada como uma forma de chamar a atenção na hora da foto.

Olha o passarinho: origem da expressão

Fós Grafê

A origem da expressão popular ‘olha o passarinho’ data do século XIX, logo quando a máquina fotográfica foi inventada. Em suma, os primeiros equipamentos fotográficos eram mais precários, comparados aos de hoje em dia. Portanto, era necessário que as pessoas ficassem totalmente imóveis durante alguns minutos, olhando fixamente para a lente da câmera. Pois, demoravam cerca de 15 minutos para que a imagem se fixasse no filme da máquina fotográfica.

Continua após a publicidade

Dessa forma, os retratistas precisavam ser criativos para conseguir a atenção da pessoa, principalmente de crianças. Então, foi aí que surgiu a ideia do passarinho, que se tornaria uma expressão muito usada ao longo dos anos.

Ideia genial

Fós Grafê

Se para adultos, já era difícil ficar tanto tempo parado, imagina para as crianças. Que não conseguem ficar paradas por muito tempo. Dessa forma, era problemático e um enorme desafio para os fotógrafos da época. Então, tiveram a ideia colocar gaiolas com pássaros, penduradas atrás do fotógrafo. Onde alguns colocavam pássaros verdadeiros, já outros colocavam pássaros empalhados ou feitos de metal.

Continua após a publicidade

E, assim chamar a atenção dos pequenos na hora de capturar a imagem. Então, na hora da foto, o fotógrafo falava: ‘olha o passarinho!’.

Com isso, surgiu à expressão popular olha o passarinho. Enfim, a expressão se popularizou de tal forma que é usada até os dias de hoje. Mesmo não sendo necessário ficar muito tempo parado. Mas, é muito eficaz para chamar a atenção das pessoas na hora da fotografia. Afinal, não tem quem não olhe quando ouve a frase ‘Olha o passarinho!’. Por isso, atualmente, é comum usar a expressão como diversão. Já que é uma das frases mais importantes para os fotógrafos.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Câmera fotográfica – História, origem, evolução e como funciona

Fontes: Agora Notícia, Super Abril, Só Português, Terra, Curto e Curioso

Bibliografia: “Olha o passarinho! – Origem da Expressão” em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 29/06/2021 às 07:46. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/olhaopassarinho.php

Imagens: Pinterest; Fós Grafê

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você