Teste de atenção: Onde está a letra “O”?

Você se considera uma pessoa focada ou é daquelas que assume que não consegue prestar atenção em um só ponto ou assunto por muito tempo? Sua habilidade em manter o foco pode determinar seu resultado no teste de atenção que você está prestes a conhecer.

Como você já deve ter percebido, o objetivo do “jogo” é encontrar a letra “O” entre as dezenas de letras “Q” que existem no quadro que você vai conferir. Ah, e por mais que pareça impossível olhando rápido, existe SIM uma letra “O” nas duas fileiras de letras da imagem.

Até aí tudo bem, não é mesmo? Mas quando você começar a fazer o teste vai perceber que uma série de fatos, aparentemente insignificantes, podem atrapalhar seu sucesso. Isso porque durante o teste de atenção, seu cérebro tenta enganar você e, a menos que você foque sua atenção, vai enxergar todas as letras disponíveis como “Q”, que ela representa a maioria das figuras dispostas.

Quer ver se você se sai bem? Então não desgruda o olho da figura e tente encontrar, no menor tempo possível, onde está escondida a letra “O”.

1

Teste de atenção x transtornos

E aí, conseguiu? Provavelmente sim, mas o que mais pesa nesse teste de atenção é o tempo que as pessoas levam para desvendar a letra “O” em meio a tantos “ruídos” que estão lá para desviar o foco de atenção.

Conforme os pesquisadores de desenvolveram esse teste, um grupo da Universidade de Londres, dependendo do desempenho da pessoa que passa por esse desafio é possível até mesmo diagnosticar sintomas associados a déficit de atenção e transtorno de hiperatividade. Esses casos são comuns, por exemplo, quando as pessoas perdem muito tempo do teste de atenção distraídas pela figura ao lado do quadro, que não tem nada a ver com o desafio.

Por outro lado, quem não tem dificuldades em se concentrar pode encontrar as letras “O” dos dois lados, em questão de segundos. Isso porque, sem se deixar distrair por outros focos de atenção, consegue identificar a irregularidade entre as letras rapidamente.

Aliás, se você ainda não conseguiu identificar o paradeiro das letras “O”, a figura abaixo revela o segredo do teste de atenção e pode ajudar você. Mas, tenha certeza que você pelo menos tentou resolver o desafio sozinho antes de “colar” a resposta. Combinados?

2

TDAH

Conforme o site britânico Daily Mail, essa imagem foi baseada em um teste desenvolvido pelo Instituto UCL de Neurociência Cognitiva, liderado pela professora Nilli Lavie. Ela aplicou testes similares, com letras e figuras laterais diferentes em 147 adultos.

No final, ela concluiu que, embora todos tenhamos um certo grau de déficit de atenção, é possível distinguir, por meio desse teste de atenção, pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Isso, claro, baseado no quanto a figura apresentada, algumas vezes um personagem conhecido, retardava as respostas ao teste.

E você, quanto tempo levou para descobrir as letras “O” no teste de atenção?

Se você gostou de fazer esse teste, pode gostar também de Teste de memória: 95% das pessoas não completam este jogo e Teste de audição: seu ouvido tem mesma idade que você?

Fontes: Daily Mail, TN Online