Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça

Oriental Shorthair é uma raça de felino, conhecida no Brasil como gato oriental, que chama atenção pela elegância de suas características físicas.

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça

Oriental Shorthair é uma raça de felino, conhecida no Brasil como gato oriental. Este animal chama atenção pela elegância de suas características físicas, além da possibilidade de cores que sua pelagem pode adquirir. São mais de 280 combinações de diferentes de cores, além dos vários formatos de desenhos pela extensão do pelo desses bichinhos.

Essa espécie costuma viver entre oito e doze anos, mas há especialistas que acreditam que eles podem chegar aos 15 anos. Vale lembrar, que há uma maneira específica para calcular a idade de seus gatos e que esse método é diferente quanto se trata de cachorros, por exemplo.

Outra característica importante sobre o Oriental Shorthair é que essa é uma raça híbrida. Isso significa que esses gatinhos foram criados por meio de experimentos que cruzavam raças diferentes de felinos, a fim de obter um animal novo. Esse é o motivo pelo qual há tantas possibilidades de pelagem diferentes do Gato Oriental.

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça
Fonte: Getty Images

Características físicas do Oriental Shorthair

O Oriental Shorthair é um gato de médio porte. Sobretudo, ele possuí características físicas bem marcantes. Isso porque o porte físico dessa espécie é diferente da maioria dos outros gatos domésticos. Por fim, logo abaixo você confere as principais características desse felino, considerado um dos mais elegantes no mundo animal:

Peso: pode variar entre 3,6 quilos e 5,44 quilos. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas.

Pelo: existem alguns gatos da espécie com pelo curto e pelo longo. A pelagem desses felinos pode ser lisa e variar entre tons de vermelho, azul e marrom, ou ser rajada. As combinações entre os elementos podem chegar a aproximadamente 280 possibilidades diferentes.

Orelhas: são grandes e largas.

Olhos: amendoados e normalmente verdes, mas podem aparecer em outras cores como azul.

Estrutura física: adaptada para que esses animais possam saltar com eficiência. Por isso, as pernas são logas, o quadril é estreito e os músculos são fortes. As patas e os dedos também são alongadas.

Cabeça: formato triangular com focinho fino.

Cauda: longa e afinada na ponta.

Movimentos: ágeis.

Como é a personalidade do Oriental Shorthair?

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça
Fonte: Getty Images

Agora que você conhece as características físicas do Oriental Shorthair, também vale a pena entender a personalidade desses bichanos. Se você tem em mente aquela imagem de gatos distantes e frios, saiba que esse estereótipo não cabe nesse caso. Essa espécie é muito extrovertida, animada e sociável.

Esses gatos são muito inteligentes e podem, inclusive, ser treinados para andar de coleira. Eles também são carinhosos com seus donos e, em troca, gostam de receber todo o carinho e atenção possíveis. É importante que os tutores de Oriental Shorthair dediquem um tempo em suas rotinas para brincar e fazer outras atividades junto aos seus bichinhos.

Na hora de brincar, esses felinos adoram objetos e móveis altos, já que são excelentes saltadores. Outra característica a ser levada em conta, se quiser ter um Oriental Shorthair, é que eles costumam miar bastante, inclusive para chamar a atenção de seus donos.

Como são super carinhosos, é comum que o Oriental Shorthair goste de dormir no mesmo quarto, ou até mesmo na cama de seu dono. Por isso, se estiver cogitando ter um desses gatinhos, se prepare para ter que dividir o colchão durante a noite.

Esses gatos não convivem bem apenas com seus donos. Eles são ótimos companheiros e podem se relacionar bem com cães e outros gatinhos. Por isso, o Oriental Shorthair é um gato ideal para viver em um ambiente que vá tem outro pet.

Oriental Shorthair é uma raça excelente para quem busca um pet companheiro, já que eles amam brincar e ficar no colo. Por isso, eles também são uma boa opção para quem vive em apartamentos ou espaços pequenos.

História do Oriental Shorthair

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça
Fonte: Getty Images

O Oriental Shorthair é uma raça híbrida, ou seja, surgiu a partir da mistura de outras raças. Para criar o Gato Oriental, especialistas cruzaram o gato Siamês com duas outras raças conhecidas como Azul Russo e Shorthair. Esse processo aconteceu durante as décadas de 1950 e 1960, em Londres. O objetivo dos cientistas era um felino com características das raças de origem, mas que possuíssem mais opções de pelagens coloridas.

A criação desta nova raça foi conduzida por pesquisadores britânicos. Eles observaram que os gatos siameses eram bastante populares na Inglaterra e em outros lugares do mundo. Por isso, seria interessante criar um felino com pelagens diferenciadas.

Por fim, a procriação desses animais acontece exclusivamente em cativeiro. Desde que a raça foi desenvolvida, alguns filhotes nasceram com pelos longos. Apesar de ser uma variação mais rara, o Oriental de pelo longo está cada vez mais popular.

Cuidados

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça
Fonte: Getty Images

Caso você já tenha ou esteja interessado em ter um Oriental Shorthair, há algumas informações que você precisa saber. De forma geral, o Oriental Shorthair é de fácil cuidado, mas alguns elementos precisam ser observados:

1 – Pelos: apesar do pelo curto, é importante escová-los constantemente com escovas próprias para felinos.

2 – Dentes: é preciso também, que os donos escovem os dentes de seu gato em média duas vezes bem semana.

3 – Unhas: é importante cortar as unhas a cada 15 dias.

4 – Comida e água: como todo felino, é importante evitar oferecer comida humana para o Oriental Shorthair. As necessidade nutricionais do animal são suprimidas com a quantidade correta de ração. Em relação à água, forneça o líquido fresco e troque sempre que possível. Gatos gostam da água sempre limpa e fresquinha.

5 – Lazer: como gostam muito de altura, é interessante que os donos de Oriental Shorthair ofereçam brinquedos com os quais eles podem brincar subindo e escalando. Além disso, como são afetuosos e carinhosos, eles adoram ser presenteados e há muitas opções de objetos que podem agradar seu gatinho.

6 – Veterinário: as visitas ao profissional devem acontecer pelo menos uma vez a cada seis meses, ou sempre que seu gatinho apresentar algum comportamento anormal. Além disso, é importante prestar atenção na carteira de vacinação do seu pet.

Problemas de saúde

Oriental Shorthair- Características, personalidade e história da raça
Fonte: Getty Images

Apesar de serem de fácil cuidado, é importante lembrar que há doenças típicas dos siameses que também podem acometer o Gato Oriental. Além disso, há alguns problemas de saúde típicos de felinos no geral. Confira abaixo algumas questões que podem acometer a saúde do seu gatinho:

  • Diabetes;
  • Bronquite;
  • Asma;
  • Estrabismo;
  • Atrofia da retina;
  • Problemas gástricos;
  • Acúmulo de proteínas no corpo (amiloidose).

Enfim, gostou dessa matéria? Então você pode se interessar por essa aqui que também é sobre gatinhos: 7 mitos sobre os gatos que todo mundo acredita

Fonte: Hill’s Pet, Canal do Pet, Portal Melhores Amigos,Perito Animal

Imagens: Shutterstock, FreePikGetty Images

Outras postagens