Orixás – Deuses populares da África cultuados no candomblé

Seguidores de religiões africanas acreditam que os ancestrais mantêm uma conexão espiritual com seus parentes vivos por meio dos Orixás.

Orixás - Deuses populares da África cultuados no candomblé

A maioria das religiões de matriz africana como o Candomblé, acredita que Deus costumava viver entre eles antes de partir para o Seu Reino no Céu, após várias transgressões humanas. Dessa maneira, em seu lugar, Ele nomeou deuses e deusas africanos, os Orixás, para desempenhar certas funções. Por isso, os africanos têm o deus da água, das chuvas, dos ventos, da terra e do fogo, entre outros, a quem podem orar diretamente, e intercederão em nome de Deus.

Nesse sentido, os ancestrais africanos do Brasil, os iorubás viviam segundo um sistema de crenças que considerava a natureza seu grande poder, entendendo a necessidade de respeitar e honrar a sagrada relação entre os elementos da natureza e os seres humanos.

Como resultado, esse sistema evoluiu para a prática espiritual do Candomblé onde, pelos orixás ou divindades, são reconhecidos como forças divinas da natureza. Dessa forma, a capital da Bahia, Salvador, é o local onde os orixás se tornaram símbolos religiosos e culturais devido à rica presença africana na cidade.

De acordo com os povos iorubás, depois que o mundo foi criado, cada orixá recebeu uma energia divina chamada axé, que deu aos orixás a capacidade de governar certas áreas do mundo material. Portanto, cada orixá também representa um determinado aspecto da natureza dentro e fora do contexto espiritual. Nesse artigo, reunimos os principais Orixás cultuados no Candomblé. Confira abaixo.

Principais Orixás do Candomblé

Orixás - Deuses populares da África cultuados no candomblé
Fonte: JC

Exu

Exu é o deus mensageiro e responsável por toda a comunicação entre os deuses, ancestrais e seres humanos. Para esclarecer, ele tem a habilidade de criar calma e o caos, portanto, Exu é o primeiro orixá a receber sua comida e bebida cerimoniais em qualquer ritual. Além disso, Exu se revela o mais humano de todos os orixás, nem totalmente bom nem totalmente mau. Por fim, ele é responsável pelo equilíbrio dos seres humanos. Suas cores são vermelho e preto e a saudação cerimonial é “Laroye”.

Ewá

Diz-se que Ewá é dedicado e gentil. Em outras palavras, ele dança como se estivesse lutando, segurando um arpão na mão esquerda e uma espada na direita. Assim, suas cores são o vermelho e o amarelo, o dia santo é o sábado e sua saudação cerimonial é “RiRô”.

Iemanjá

Certamente, você já ouviu falar de Iemanjá. Ela é a rainha dos oceanos e é a mãe de todos os deuses africanos. De acordo com a crença, ela protege todos os pescadores e garante um retorno seguro às suas costas. Além disso, é calma e carinhosa. Na véspera do ano novo, seus devotos do Candomblé pedem sua bênção com flores brancas de presente em sua orla. Por isso, uma oferenda à Iemanjá que se popularizou foi a tradição de pular 7 ondas na virada do ano. Suas cores são o branco translúcido e o azul ou verde e a saudação cerimonial é “Odê Iyé”.

Logun Edé

Logun edé é considerado filho de Oxum e Oxóssi. Portanto, ele vive 6 meses com o pai como caçador e 6 meses com a mãe nos rios como pescador. Logun edé dança com um arco e flecha e um espelho, representando características de movimento de ambos os pais. Suas cores são azul claro e amarelo, o dia sagrado é quinta-feira e a saudação cerimonial é “Logun”.

Nanã Buruku

Nanã Buruku é a lama e os pântanos. Ou seja, ela é o orixá mais velho ligado à água e é a mãe da morte, que ela guarda nas profundezas da terra. Além disso, também é a protetora dos segredos e responsável pela formação do corpo humano. Ela dança de maneira muito digna, demonstrando sua velhice e carrega um ibiri balançando-o como um bebê, simbolizando sua relação com o falecido. Suas cores são azul escuro, lilás e branco. Os dias santos são segunda-feira e sábado e a saudação cerimonial é “Saluba”.

Obá

Orixás - Deuses populares da África cultuados no candomblé
Fonte: JB

Obá governa as águas da lagoa e também é guerreiro. Inclusive, ela é uma das esposas de Xangô e se preocupava em agradá-lo. Oxum, aconselhou Obá a cortar sua orelha e usá-la como tempero na sopa de Xangô. Contudo, Xangô não gostou nada desse ato e trocou Obá por Oxum. É por isso que Obá dança cobrindo sua orelha esquerda. Por outro lado, outras histórias mitológicas retratam Obá como uma mulher independente, envolvida com comércio e política. Suas cores são o vermelho e o branco, o dia sagrado é o sábado e a saudação cerimonial é “Obá Xireê”.

Ogun

Ogum é o deus da guerra, do ferro e da tecnologia, e tem a capacidade de abrir caminhos. Neste sentido, ele é atlético, agressivo e destemido. Ogum dança como se fosse uma guerra. Seu dia sagrado é terça-feira e suas cores são azul escuro e verde. Sua saudação cerimonial é “Ogunhê”.

Omolu

Omolu / Obaluaiye é o deus da varíola e das doenças epidêmicas. Dessa forma, ele tem a habilidade de criar doenças e curar. Omolu dança curvado e bem baixo no chão, expressando dor e o tremor causados ​​pela febre. Seu dia é segunda-feira e suas cores são pretas combinadas com vermelho ou branco. Ele é filho de Nana Buruku e Oxumaré. Sua saudação cerimonial é “Totó”.

Oxumaré

Oxumaré rege o arco-íris e a serpente. Portanto, ele tem uma natureza misteriosa e é inteligente e artístico. Além disso, ele é movimento e atividade. Traça o arco-íris em sua dança saudando os céus e a terra. Suas cores são amarelo, verde e preto. Dia santo é terça-feira e a saudação cerimonial é “ArôMoboi”.

Oxóssi

Oxóssi comanda a caça, protege os animais e vive na floresta. Assim, ele protege quem vive da caça e não tolera quem mata desnecessariamente. Ele dança como se estivesse caçando agressivamente com seu arco e flecha feito de crina de cavalo. Ele é o rei da nação Ketu do Candomblé. Suas cores são azul claro ou verde. Quinta-feira é o dia e sua saudação cerimonial é “Okê Arô”.

Ossaim

Orixás - Deuses populares da África cultuados no candomblé
Fonte: EMB

Ossaim é o deus que governa a força sagrada das folhas. Por isso, é um curandeiro que conhece todos os poderes sagrados das folhas. Ele dança imitando a ação de colher folhas de árvores e plantas, recolhendo-as em sua bolsa e passando as folhas sobre os corpos de quem precisa de purificação. Sua cor é verde, o dia sagrado é o sábado e sua saudação cerimonial é “Ovelha”

Oyá

Oyá / Iansã é a deusa dos ventos e das tempestades. Sendo assim, ela é uma das orixás mais sensuais, corajosas e namoradeiras. Ademais, ela é poderosa, autoritária e trava guerra com armas em suas mãos. Iansã dança agitando o ar com o vento, flertando e avançando para a batalha. Suas cores são brilhantes ao vermelho-terra. Ela compartilha seu dia sagrado, quarta-feira, com Xangô, e seu chamado cerimonial é “Epa Hei, Iansã”.

Oxum

Oxum é a deusa dos rios e da beleza. Diz-se que ela é tão delicada quanto o fluxo dos riachos entre as rochas, mas também tão poderosa quanto as grandes cachoeiras. Dança em um ritmo chamado ijexa, olhando em vão no espelho que ela segura e se arrumando na beira do rio. Suas cores são amarelo e dourado, o dia sagrado é o sábado e a saudação cerimonial é “Ore Yeyé O.”

Oxalá

Orixás - Deuses populares da África cultuados no candomblé
Fonte: HCA

Oxalá é o pai de todos os deuses africanos; ou seja, o rei de manto branco e é o mais importante de todos eles. Por este motivo, ele rege o nascimento e a criatividade. O ar é o elemento de sua natureza. Diz-se que ele mora em uma casa no mundo celestial. Assim, Oxalá se manifesta em duas formas: Oxaguiã jovem e um guerreiro dançando daquela maneira e Oxalufã um sábio ancião que dança curvado ao chão como um homem muito velho. A cor de Oxala é o branco, seu dia sagrado é sexta-feira e sua saudação cerimonial é “Ebá baba”.

Xangô

Xangô é o deus do trovão, do raio, do fogo e da justiça. Ele se veste de maneira notável, como evidenciado por suas ricas roupas cerimoniais, e gosta de usar joias decorativas. Desse modo, sua dança é muito rápida, representando sua realeza, natureza guerreira, virilidade e conexão com o raio. Por conseguinte, suas cores são vermelho e branco, o dia sagrado é quarta-feira e sua saudação cerimonial é “Kawo Kabiyesile”.

Então, gostou do artigo e quer saber mais sobre as religiões e deuses africanos? Pois, leia em seguida: Candomblé: fatos que você descobre indo a um terreiro

Fontes: Toda Matéria, Super Abril, Uol, Brasil Escola

Fotos: Pixels, JC, EMB, JB e HCA.

Outras postagens