Curiosidades

Mitologia nórdica: origem, deuses, símbolos e lendas

A mitologia nórdica era a principal religião dos vikings e ainda hoje tem grande influência sobre a cultura contemporânea.

Por P.H Mota

Personagens com Thor e Loki, e seus contos das tribos nórdicas, ou seja da Escandinávia, são familiares para muitas pessoas hoje. No entanto, a mitologia nórdica não é apenas um conjunto de histórias e personagens interessantes com poderes sobre-humanos.

A mitologia nórdica faz parte de uma religião escandinava organizada e antiga praticada pelos povos germânicos da Europa; isto é aquelas tribos do centro e norte da Europa unidas por línguas e práticas religiosas semelhantes. Aliás, esse sistema de crenças foi mais predominante nos séculos anteriores à Idade Média, quando o cristianismo se tornou a religião predominante.

As histórias da mitologia nórdica, como as histórias de qualquer religião, foram usadas pelos crentes para ajudar a organizar e compreender o mundo. Desse modo, os personagens dessas histórias que incluem deuses, anões, elfos e gigantes, eram uma parte importante da vida entre os vikings.

Então, vamos saber tudo sobre a mitologia nórdica neste artigo!

Continua após a publicidade

Tópicos deste artigo

  1. Origem da Mitologia Nórdica
  2. Principais deuses
  3. Cosmologia Nórdica
  4. Criaturas Nórdicas
  5. Símbolos da mitologia nórdica

Origem da mitologia nórdica

A mitologia nórdica está registrada em dialetos do nórdico antigo, uma língua germânica do norte, falada durante a Idade Média européia. Esses textos foram registrados em manuscritos da tradição oral na Islândia durante o século XIII.

Poemas e Sagas deram a melhor visão de crenças e divindades adoradas entre o povo nórdico. Além disso, objetos de achados arqueológicos foram interpretados como representando a mitologia nórdica, como amuletos com o martelo de Thor encontrados entre cemitérios pagãos e pequenas figuras femininas interpretadas como Valquírias.

Evidências coletadas em registros, nomes de lugares e manuscritos levaram os historiadores a concordar que Thor era a divindade mais popular entre os vikings.

Por outro lado, Odin é frequentemente mencionado em textos sobreviventes, retratado como um olho com um lobo e um corvo. Além disso, ele persegue o conhecimento em todos os mundos.

Continua após a publicidade

Principais deuses

Ao contrário de muitas das principais religiões mundiais de hoje, a antiga religião nórdica é politeísta, que é uma forma de crença religiosa na qual, em vez de um único deus, existem muitos deuses nórdicos.

Aliás, até 66 deuses e deusas individuais foram adorados pelas tribos germânicas antes de sua conversão ao cristianismo. Contudo, as principais divindidades da mitologia nórdica são:

  1. Odin: maior dos deuses vikings, o pai dos deuses.
  2. Freyr: deus da abundância e irmão de Freya.
  3. Frigg: deusa da fertilidade e mulher de Odin.
  4. Tyr: deus do combate e filho de Odin e Frigg.
  5. Vidar: deus da vingança, filho de Odin.
  6. Thor: deus do trovão e filho de Odin.
  7. Bragi: deus mensageiro da poesia e sabedoria, filho de Odin.
  8. Baldr: deus da justiça e filho de Odin e Frigg.
  9. Njord: deus protetor dos navegadores.
  10. Freya: deusa mãe, do amor e da luxúria, e filha de Njord e Skadi.
  11. Loki: meio gigante e meio deus, ele é considerado o pai das mentiras.
  12. Hel: deusa do inferno e filha de Loki.

Cosmologia Nórdica

Os deuses da mitologia nórdica são apenas uma espécie que habita o cosmos. Assim, existem diferentes reinos na cosmologia, ou seja, o sistema de compreensão da forma e ordem do universo da mitologia nórdica.

Esses reinos são chamados de Nove Mundos, e cada um possui uma espécie diferente. Todos os nove mundos estão suspensos de um freixo chamado Yggdrasil, que cresce no Poço de Urd.

Continua após a publicidade
  1. Midgard é o reino dos humanos. Ademais, é protegido dos gigantes por uma cerca construída por Odin.
  2. Jotunheim é o reino dos gigantes.
  3. Alfheim é a morada dos elfos.
  4. Svartalfheim é a morada dos anões.
  5. Asgard é o reino dos deuses e deusas, particularmente da tribo Aesir.
  6. Vanaheim é o reino dos deuses e deusas da tribo Vanir.
  7. Muspelheim é um reino elemental do fogo.
  8. Niflheim é um reino elemental de gelo.
  9. Hel é o submundo e reino dos mortos, presidido pela meia-gigante Hel.

Criaturas Nórdicas

Além dos deuses, diversas criaturas fazem parte da mitologia nórdica, são elas:

  • Heróis: detentores de poderes que realizavam grandes feitos;
  • Anões: seres de grande inteligência;
  • Jotuns: gigantes com forças e poderes especiais;
  • Monstros: também chamados de bestas, possuíam poderes sobrenaturais.
  • Valquírias: são as servas do maior dos deuses: Odin.
  • Elfos: belas criaturas imortais, com poderes mágicos, semelhantes aos humanos. Além disso, são habitantes das florestas, fontes e bosques.

Símbolos da mitologia nórdica

Runas

Cada runa significava uma letra particular do alfabeto nórdico, assim como cobria um significado especial (a palavra “runa” significa “segredo”). Para os vikings, as runas não eram apenas letras; eram símbolos potentes, trazendo um significado profundo para suas vidas. Além disso, runas foram escritas apenas em pedras ou madeira. Portanto, elas tinham uma aparência angular.

Valknut

Sem dúvida, Valknut (também conhecido como nó de Odin ) é um dos símbolos vikings mais famosos e conhecidos. Aliás, a palavra “valknut” consiste em duas palavras “valr” que significa “guerreiro morto” e “knut”, que significa “nó”.

Yggdrasil

É o principal símbolo que representa a interconexão de todas as coisas do universo. Com efeito, Yggdrasil simboliza que a vida vem da água. Portanto, o símbolo Yggdrasil é chamado de Árvore da Vida.

Continua após a publicidade

Aegishjalmur

Aegishjalmur é um cajado rúnico que é bem famoso por ser um símbolo viking de vitória e proteção. Desse modo, o emblema em si lembra oito ramos que parecem tridentes radiantes que estão localizados em torno de um ponto central do símbolo, o ponto que deve ser protegido.

Vegvisir ou a bússola viking

O significado do símbolo viking “Vegvisir” – “Aquilo que mostra o caminho” – é frequentemente associado a Aegishjalmur por causa de sua semelhança. Contudo, os vikings acreditavam que o Vegvisir, o Viking ou a bússola nórdica forneceram a assistência necessária, bem como orientação para as pessoas que perderam o caminho da vida.

Mjölnir

Mjölnir ou o Martelo de Thor é, sem dúvida, um dos símbolos mais importantes (se não o mais importante) e valiosos da era nórdica/viking. Aliás, com a ajuda de Mjölnir, Thor consagrou coisas e pessoas, e com a ajuda de seu martelo, ele os trouxe do reino do caos para o reino sagrado – cosmos.

A suástica

A suástica é um dos símbolos vikings que perdeu completamente seu verdadeiro significado. Este símbolo tem um significado particular para os vikings, bem como para os indo-europeus, pois o usavam para bênção e consagração. No entanto, Hitler se apropriou dessa simbologia viking e, desde então, ela é associada apenas ao partido nazista e a Hitler.

Continua após a publicidade

A Teia de Wyrd

Este símbolo consistia em nove pautas e todas as runas, o que significa que simboliza todas as possibilidades do passado, presente e futuro.

A Cruz dos Trolls

A Cruz do Troll – tinha a forma de uma runa Odal/Othala – é o símbolo nórdico de proteção. Em suma, acredita-se na mitologia nórdica, que a Cruz dos Trolls era um amuleto útil para proteger os trolls elfos malignos e magia negra.

Tríscele

É um antigo símbolo nórdico que também tem nome de Triskelion. Este é um símbolo trilateral, composto por três espirais/chifres interligados, chamados Óðrœrir, Boðn e Són. Entretanto, não há um significado exato deste símbolo, embora possa apontar para o roubo do Hidromel da Poesia por Odin.

Triquetra (Nó Celta)

Por fim, a triqueta é sinônimo de trindade e antagonismo. Dessa forma, alguns elementos que estão associadas a este símbolo viking são passado-presente-futuro, terra-água-céu, vida-morte-renascimento e criação-proteção-destruição.

Continua após a publicidade

Então, gostou deste conteúdo? Pois, veja outros artigos que podem interessar:

Midgard – História do Reino dos Humanos na Mitologia Nórdica
Valquírias: origem e curiosidades sobre as guerreiras da mitologia nórdica
Sif, a deusa nórdica da fertilidade da colheita e esposa de Thor
Ragnarok, o que é? Origem e simbologia na mitologia nórdica

Assista também:

Continua após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Significados

Próxima página »

Escolhidas para você