Curiosidades

Asgard, o que é? História e curiosidade do Reino dos Deuses

Na mitologia nórdica, Agard é o reino dos deuses. Esse lugar místico foi adaptado pela Marvel em HQ's e filmes.

Atualizado em 01/09/2020

Asgard seria o reino dos deuses na mitologia nórdica, criado por Odin e seus irmãos, depois que Midgard, o reino dos mortais, estava completo. Entre esses dois mundos, foi construída uma ponte do arco-íris, nomeada como Bifrost.

Por causa de um erro na tradução dos textos, Asgard primeiramente foi conhecida como Godheim. Contudo, esse é o nome do castelo mais importante dos deuses, e não do seu mundo. Portanto, Asgard é citado como Godheim em diversas fontes.

O reino dos deuses, de acordo com a mitologia nórdica, ficaria localizado no topo de Yggdrasil, a árvore da vida, logo, acima de Midgard, a terra dos homens. Asgard tem um guardião chamado Heimdall, ele mantém a sua guarda na Bifrost, que tem a finalidade de oferecer passagem para todos os Nove Reinos e que só pode ser aberta com a permissão de Heimdall.

E o centro do reino fica na planície de Hilda, no qual os deuses se reunem para discutirem temas importantes. Dessa forma, eles separando-se em deuses e deusas eles ficam respectivamente nos salões Gladsheim e Vingolf.

Histórias inusitadas de Asgard

Asgard- O que é, história e curiosidade do Reino dos Deuses
Imagem: Fandom

Os muros que cercam Asgard possuem uma das histórias mais inusitadas da mitologia nórdica. Em resumo, os muros foram construídos por um gigante, no qual Loki ofereceu como pagamento a mão de Freya em casamento. O acordo só valeria caso tudo fosse feito em apenas seis dias, o que parecia um trabalho impossível no entanto o gigante tinha um cavalo muito rápido e muito forte. O gigante, um conhecido como inimigo dos deuses, fez com que Odin temesse pelas maçãs douradas nas quais os deuses se alimentam para terem a vida eterna além de juventude.

Logo, Loki teria que salvar os deuses, caso contrário Odin o mataria. Dessa forma, Loki se transformou em uma bela égua branca logo no último dia do acordo. Como resultado Scadilfari, o cavalo do gigante, foi seduzido e afastado para longe sem conseguir se controlar, pelo deus da trapaça. Portanto, o trabalho não foi terminado no limite e os deuses se salvaram da aposta. Loki não apenas seduziu o cavalo como também depois de um tempo pariu Sleipnir, o cavalo de oito patas de Odin.

Asgard no Universo Marvel

Além da mitologia nórdica Asgard também é explorada no Universo Marvel, tanto em quadrinhos, como mais recentemente em filmes e também se estendendo para desenhos animados e jogos eletrônicos.

Onde Thor já apareceu em 6 filmes do universo cinematográfico da Marvel, fazendo parte da gigantesca franquia dos Vingadores, que no Universo Marvel são a serem chamados pelo Governo dos Estados Unidos quando se tem um desafio de ordem cósmica.

Apesar de claramente ser inspirado na mitologia nórdica, a Marvel apresenta algumas diferenças em seus quadrinhos.

Criação de Asgard

Fonte: Legião dos Heróis

No início não havia nada, mas dois mundos surgiram em lados opostos, o do norte chamado de Niflheim e o do sul foi chamado Muspelheim. Assim sendo um oposto do outro Niflheim era um mundo de nuvens com a fonte Hyergelmir em seu centro, de onde fluíram doze rios de gelo, já Muspelheim era um mundo em que fervilhava rios de fogo.

Posteriormente à criação, o ar quente vindo do sul, esculpiu o gigante Ymir no gelo do norte, logo ele se tornou o pai de todos os gigantes. Entãosua vaca, Audumbla, lambeu do gelo o primeiro asgardiano, Búri. Este então teve um filho chamado Borr que casou-se com a gigante Bestla. Por fim, o casal teve três filhos nomeados como Odin, Vili e Vé, conhecidos como os Aesir. Eles então cresceram odiando os gigantes e finalmente mataram Ymir. O sangue do gigante formou o mar, do seu corpo foi criado Midgard, entre Niflheim e Muspelheim. De seus ossos foram criadas as montanhas, dos seus cabelos as árvores e o seu crânio foi elevado sobre quatro pilares criando os céus. Dentro do seu crânio as faíscas de Muspelheim se tornaram o Sol, a Lua e as estrelas.

A Vulnerabilidade de Asgard

Fonte: Legião dos Heróis

Odin, o deus pai, é o soberano de Asgard e encarregado da proteção do reino, tornando assim a sua própria presença a principal arma contra invasões e ataques. Porém, de tempos em tempos, Odin precisa se retirar para o seu sono. Deixando assim Asgard muito vulnerável a ataques e invasões tanto de inimigos como de seu próprio filho, Loki, por exemplo.

Já teve Asgard na Terra

Fonte: Legião dos Heróis

Quando o famoso Ragnarok foi causado por Loki, ao ter acesso à forja, que gerou o martelo Mjolnir, ele criou um poderoso martelo de uru para o seu exército. Então o mortal Donald Blake liberta Thor do Vazio da Não Existência e ele retorna à Midgard para reconstruir Asgard em Broxton, Oklahoma. Com Asgard reconstruída Thor foi em busca dos asgardianos que renasceram em corpos mortais.

O Cerco

Fonte: Legião dos Heróis

No arco da Marvel conhecido como “Cerco”, Asgard é novamente destruída depois de Norman Osborn assumir o controle da SHIELD. Osborn, tentando expulsar Asgard dos EUA como um esforço para consolidar seu poder, leva os Vingadores Sombrios para invadir Asgard. Porém, suas forças são derrotadas com a ajuda dos Vingadores, mas, mais uma vez Asgar é destruída, desta vez pelo Sentinela.

Torre Stark

Fonte: Legião dos Heróis

Durante a batalha do Cerco, os Vingadores Sombrios lutaram contra os Vingadores que conhecemos. E mais uma vez, o time se juntou e lutou com os asgardianos para defender seu reino. Como agradecimento, Thor então reergueu o observatório de Heimdall na Torre Stark.

Liderança Feminina

Fonte: Legião dos Heróis

Depois de Thor conseguir trazer Odin de volta ao trono de Asgard, os nove mundos começaram a ser atacados pelos “Comedores de Mundo.” Então Thor e o irmão de Odin, Cul, mataram um ao outro. E, após isso, Odin passa o comando de Asgard para Vanir. Um conselho de divindades femininas então foi criado e liderado pela “Mãe de Rodos”, consistido ainda por Freya, Gaia e Iduna.

Anatomia dos Asgardianos

Fonte: Legião dos Heróis

Os Asgardianos, apesar de parecerem humanos, possuem habilidades sobre-humanas. Eles não são imortais, mas envelhecem de forma extremamente lenta a partir da idade adulta. Sua carne e os ossos são três vezes mais densos do que o humano, ajudando assim na força sobre-humana e no peso, por exemplo, um asgardiano comum pode levantar 30 toneladas, enquanto uma asgardiana levantaria por volta de 25 toneladas. Eles também são imunes a todas as doenças terrestres e resistentes a lesões convencionais. E, por fim, seu metabolismo lhe confere resistência sobre-humana nas atividades físicas.

Anjos x Asgardianos

Fonte: Legião dos Heróis

Parayzo foi uma área em Asgard, separada pelo deus Odin quando os Anjos, habitantes locais, declararam guerra contra os Asgardianos. Odin ao criar Parayzo lançou uma maldição para que os Anjos jamais pudessem retornar à Asgard. O lugar então se tornou o Décimo reino, ficando escondido até Thor descobrir sua irmã, Angela, na explosão de uma bomba de segredos. Thor e Loki então quebraram a maldição ao reabrir a entrada décimo reino. Os Anjos acreditavam que os seres humanos eram uma lenda ou uma figura religiosas, assim como os humanos veem os anjos no cristianismo.

Geografia de Asgard

Fonte: Legião dos Heróis

Asgard, diferente do planeta Terra, não é uma esfera. O reino é uma massa de terra plana e não orbita ao redor de nenhum astro. Apesar disso o dia e noite existem em Asgard. Qualquer coisa ou pessoa que cair nas bordas de Asgard, pode cair para um vazio. E uma força impede que suas bordas sofram alguma erosão e impede também que as águas do reino caiam no vazio, assim como impede também que a atmosfera escape de lá.

Universos Paralelos

Fonte: Legião dos Heróis

O conceito de universo paralelo já é algo conhecido da Marvel, logo, no Terra-928, algumas pessoas veneravam os deuses nórdicos. Em o Justiceiro 2099, por exemplo, o protagonista é um mebro de uma Igreja de Thor. Alchemaz, posteriormente, criaria uma cidade voadora de Valhalla junto com seus próprio Aesir. Ele melhorou os seres humanos e fazia lavagem cerebral neles com o fim de que eles acreditassem seram deuses. Seriam eles Thor, Heimdall, Hela, Loki e Baldur.

Talvez você também goste dessa matéria: Niflheim – Origem e características do reino dos mortos nórdico  

Fontes: Vikings Br, Amino, Wiki Universo Cinematográfico Marvel, Legião dos Heróis.

Imagens: Amino, Legião dos Heróis, Fandom.

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada