Mundo Animal

Traças: o que são e como se livrar delas naturalmente?

As traças são insetos que podem ser muito destrutivos porque se aninham e se alimentam de tecidos, causando muitos prejuízos em sua casa.

Traça é o nome que usamos para designar dois tipos de insetos que encontramos pela casa. As traças dos livros fazem parte da ordem Zygentoma. Já as traças de roupa é da ordem Lepidoptera, que é a fase larval das mariposas.

A temida traça-da-roupa é um inseto extremamente prejudicial que se esconde em seus armários, guarda-roupas e gavetas. Com a reprodução, a traça feminina produz 30-200 ovos por vez e as larvas resultantes podem dizimar suas roupas. Em clima frio, essas larvas podem continuar causando danos por até 30 meses, embora o ciclo de vida possa ser concluído em 30 dias se o ambiente for perfeito para elas.

Com efeito, essas larvas tecem teias sob as quais se escondem e geralmente gostam de aparecer à noite ou no escuro para se alimentar de seus tecidos. Apenas fibras naturais são comidas, ou seja, os nossos materiais de roupa favoritos como lã e seda.

Alimentação das traças

Fonte: Pinterest

Fora de casa, as traças se alimentam principalmente de plantas vivas, como fungos, líquenes (um tipo de alga) e detritos. Dentro de casa, a traça escolherá colocar seus ovos perto de uma fonte de queratina, a fonte de alimento para suas larvas.

Continua após a publicidade

A queratina é uma substância oleosa encontrada nas fibras naturais como: linho, algodão, bem como penas, pelos, lã, seda, couro e até nos cabelos. Isso significa que suas larvas frequentemente se alimentam de suas roupas, carpetes ou estofados, fazendo com que os tecidos se desintegrem e, em alguns casos, pode custar muito dinheiro em danos e reparos.

Hábitat das traças

O que são traças e como se livrar delas?
Fonte: Pinterest

Geograficamente falando, as traças se originam no Paleártico, uma área que se estende pela Europa, norte da Ásia, norte da África e partes da Península Arábica. Ademais, esses insetos podem ser encontrados em outras áreas do mundo, mas não são nativas e são muito menos comuns.

Continua após a publicidade

Dentro de casa, as traças preferem áreas isoladas com níveis muito baixos de luz. Isso pode ser em seu guarda-roupa, porões, armários, gavetas e até mesmo embaixo de sua cama.

Como se livrar das traças naturalmente?

Uma infestação de traças pode estragar suas roupas e causar muita frustração. Felizmente, existem muitas opções naturais para ajudar a manter esses insetos afastados. Ademais, você pode se livrar deles naturalmente, sem o uso de naftalina fedorenta e outros produtos prejudiciais à saúde.

Continua após a publicidade

1. Lavanda

O que são traças e como se livrar delas?
Fonte: Pinterest

Encha os sachês com lavanda seca ou mergulhe bolas de algodão em óleo essencial de lavanda. Posteriormente, coloque-os em seus armários, gavetas e caixas de roupas fora de temporada. Apesar da lavanda ter um cheiro ótimo para nós, ela é altamente repelente para traças e outros insetos.

2. Hortelã

Fonte: Pinterest

Folhas de hortelã são outro repelente de traças bastante eficaz. Coloque um punhado de hortelã-pimenta seca em um sachê ou coloque folhas soltas entre as roupas.

Aliás, o óleo de hortelã-pimenta também funciona bem. Então, basta aplicar algumas gotas em uma bola de algodão e colocá-la no canto do armário. Adicione mais óleo de hortelã-pimenta quando o cheiro começar a passar.

3. Cedro

Fonte: Pinterest

O cedro é há muito reconhecido como um repelente de traças, e por um bom motivo – ele realmente funciona. Se você tiver a sorte de ter um armário ou baú forrado de cedro, certifique-se de usá-lo para guardar suas roupas. Caso contrário, compre algumas lascas de cedro e coloque-as onde for necessário.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o cedro perde seu cheiro (aspecto repelente) com o tempo. Para trazer o perfume de volta, lixe levemente o cedro ou compre uma garrafa de óleo de cedro e aplique na madeira.

4. Cravo, tomilho e alecrim

O que são traças e como se livrar delas?
Fonte: Pinterest

Encha um saquinho com cravo, tomilho, alecrim ou uma combinação dessas ervas para manter as traças afastadas por meses. Embora as mariposas não gostem do cheiro dessas ervas, os humanos gostam. Portanto, substitua o conteúdo dos sachês a cada seis meses ou sempre que começarem a perder a fragrância.

5. Armazenamento correto das roupas

O que são traças e como se livrar delas?
Fonte: Pinterest

Embora a hortelã, o cedro, a as ervas mencionadas possam ajudar muito na prevenção de uma infestação de traças ou na eliminação de uma existente em sua casa, como e onde você armazena suas roupas é igualmente importante. Ou seja, você precisa garantir que está guardando suas roupas adequadamente.

  • Em primeiro lugar, lave todas as roupas e seque-as ao sol antes de guardá-las. Isso ajudará a matar qualquer larva que possa estar presente na roupa. Além disso, as roupas de algodão também podem ser passadas a ferro como mais um impedimento de proliferação destes insetos.
  • Armazene as roupas em recipientes lacrados – baús, recipientes de armazenamento de plástico, malas, etc. – onde as traças não possam alcançá-los.
  • Guarde casacos e ternos de lã com zíper dentro das malas. Além disso, guarde suas roupas em um local seco, pois as traças preferem ambientes úmidos.
  • Por fim, aspire regularmente seus tapetes e rodapés de portas, pois as traças são atraídas pela sujeira. Ademais, se encontrar traças na roupa, coloque a roupa afetada no freezer por 24 horas para matar qualquer larva que esteja se alimentando dela.

Quer mais dicas de como afastar estes e outros insetos? Então, veja: 10 plantas que vão te ajudar a repelir os insetos da sua casa

Continua após a publicidade

Fonte: eCycle, Desinservice, Insect Bye, Uniprag

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você