Os hackers mais perigosos do mundo

Até pode parecer coisa de ficção cientifica, mas a realidade é que os hackers são uma verdadeira ameaça na vida real.

A grande maioria das pessoas que se aventuram nesse submundo, são jovens brilhantes…

Pessoas que ainda muito novas perceberam que suas capacidades iam além daquilo que é considerado comum.

Como um garoto de 15 anos seria capaz de hackear os computadores superprotegidos da NASA por exemplo? Bom isso ainda continua um mistério.

Mas vale a pena conhecer quem são e o que foram capazes de fazer esses 6 hackers mais perigosos do mundo!

1- Adrian Lamo – “The Homeless Hacker”

Adrian Lamo, é o americano que ficou conhecido como “O hacker sem teto” até ser finalmente preso em 2003.

O seu apelido se deve ao fato, dele sempre escolher usar computadores de lugares públicos como bibliotecas e cafés para realizar os seus ataques.

Até ser descoberto, Adrian conseguiu invadir sistemas como o do The New York Times, Yahoo!, Google e até mesmo a Microsoft.

No total, foram necessários 15 meses de investigações até chegarem até ele. Após estabelecer um acordo com o governo dos Estados Unidos, Adrian cumpriu 6 meses de prisão domiciliar e atualmente trabalha denunciando outros hackers.

2- Jeanson Ancheta – “Resilient”

Jeanson conseguiu uma façanha surpreendente! Ele foi o primeiro hacker da história a controlar um exército de computadores sequestrados.

Através de um vírus chamado “rxbot”, ele conseguiu controlar 500 mil computadores. Depois que tinha acesso a todos os dados que queria, ele vendia essas informações, e também oferecia os seus serviços a quem tivesse interesse em derrubar grandes sites.

Após um ano intenso de atividades, ele foi preso no ano de 2005 pelo FBI. Jeanson, que também é conhecido como “Resilient” foi condenado a 60 meses de prisão.

3- ASTRA

A identidade de quem seria o famoso hacker conhecido como ASTRA, nunca foi oficialmente revelada.

Segundo informações de autoridades da Grécia, ele seria um matemático de 58 anos, e teria sido preso no ano de 2008. Antes da sua prisão, ASTRA conseguiu invadir o sistema de uma rede de aviação chamada Dassault por 5 anos.

Como tinha acesso a todas as informações, ele vendeu dados sobre os aviões militares da empresa para aproximadamente 250 pessoas.

O prejuízo total causado por ASTRA a empresa de aviação, equivale a 360 milhões de dólares.

4- Albert Gonzalez – “CumbaJohnny”

Albert Gonzalez é o americano nascido na Florida, que fundou o site Shadowcrew.com. Nessa página mais de 4.000 pessoas compravam e vendiam informações confidenciais, como passaportes, cartões de credito, numero de seguro social, planos de saúde, etc.

Em apenas 3 anos no ar (2005 a 2007), o total de 170 milhões de dólares foram desviados apenas de cartões bancários.

Após ser finalmente identificado e localizado, Albert evitou ser preso ao entregar o nome de 19 outros hackers que faziam parte do seu esquema.

Após ser liberado pela polícia, CumbaJohnny não parou com seus ataques.

Após conseguir liberdade o hacker invadiu um sistema de uma famosa rede de lojas, e desviou 45 milhões de dólares para a sua conta. Albert foi preso novamente em 2008 e cumprirá pena até o ano de 2025.

5- Jonathan James – “c0mrade”

Jonathan definitivamente era um gênio no que fazia. Com apenas 15 anos de idade ele foi capaz de hackear o sistema de computadores da NASA e também do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Após roubar os softwares dessas duas gigantes, ele gerou um prejuízo de 1,7 milhões aos cofres americanos.

Por causa dele, a NASA precisou desligar seus computadores da espaçonave na Estação Espacial Internacional por 3 semanas.

O desfecho da história desse hacker se deu em 2008. Após ter sido identificado pelo governo americano e acusado de ter participado ao lado de Albert Gonzalez dos roubos aos cartões de crédito, Jonathan se matou alegando ser inocente desse crime, e afirmando “não acreditar no sistema da justiça”.

6- Gary Mckinnon – “Solo”

Em 2001, Gary Mckninnon conseguiu invadir 100 servidores da NASA e do exército americano. Para realizar tal proeza ele utilizava um computador da casa da tia da sua namorada. Ou seja, um computador domestico podia ser usado como uma arma por ele.

Os prejuízos aos cofres públicos americanos giraram em torno dos 700 mil dólares. O motivo para o hacker ter feito toda essa loucura?

Mckinnon queria encontrar documentos confidenciais que comprovassem a existência de vida fora da terra. Segundo o próprio hacker, ele teria chegado a encontrar imagens de OVNIs em meio a esses arquivos.

Mas e então querido leitor, qual desses hackers foi o mais temido na sua opinião? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, não deixe de descobrir se “Você já teve dados hackeados e vazados na internet”.

Fontes: Exame.abril.