Curiosidades

Oscar Wilde: biografia, obras e curiosidades sobre o poeta

Oscar Wilde é um dos poetas mais talentosos, polêmicos e consagrados da história da literatura ocidental, saiba mais sobre ele neste artigo.

Certamente, você já deve ter lido ou visto alguma obra de Oscar Wilde. Em suma, ele foi um famoso dramaturgo, romancista, poeta e ensaísta irlandês. Wilde nasceu em meados do século XIX em uma família intelectual.

Enquanto estudava em Trinity, Dublin, ele foi influenciado pelo movimento estético Realismo, que defendia que a arte deve ser praticada apenas por uma questão de arte. Assim, logo ele se tornou um de seus seguidores fervorosos.

Embora seu primeiro livro, ‘Poemas’ o tenha estabelecido como um poeta emergente, ele experimentou o sucesso real apenas na última década de sua vida relativamente curta. Mas àquela altura, apesar de ser esposo e pai de dois filhos, ele se envolveu em um relacionamento homossexual e quando isso veio à tona, ele foi preso por dois anos.

Ao sair da prisão, ele foi para a França, onde passou os últimos anos de sua vida, sofrendo a rejeição da família e de amigos. Até então, seus livros também pararam de vender e suas peças não foram mais expostas. Assim, ele viveu na pobreza e com problemas de saúde até morrer com apenas 46 anos.

Obras clássicas do poeta

Collins Classics

Junto com o cânone completo do autor de peças, poemas, ensaios e romances, Collins também contém vários apêndices de informações biográficas e cronologias do trabalho de Wilde, bem como exemplos de suas famosas linhas divididas em categorias. Aliás, esta obra foi editada por seu neto Merlin, que fez revisões no texto.

Continua após a publicidade

O retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde: biografia, obras e curiosidades sobre o poeta

Basil Hallward, um artista, encontra Dorian Gray e pinta seu retrato. O artista está tão apaixonado pela beleza de Dorian que começa a acreditar que essa é a razão de sua qualidade de arte.

Dorian se convence de que a beleza é muito importante e deseja que seu retrato envelheça em vez dele. Todavia, cada vez que Dorian comete um pecado, seu retrato envelhece, mostrando o que está acontecendo com sua alma.

A Importância de Ser Honesto

Oscar Wilde: biografia, obras e curiosidades sobre o poeta

The Importance of Being Earnest ou A Importância de Ser Honesto é uma importante peça de Oscar Wilde, uma comédia de costumes que discute a seriedade da sociedade.

A história se passa no final da Inglaterra vitoriana e tem como personagem principal, o fictício irmão Ernest, de John Worthing, que é a principal fonte da comédia nesta obra. Aliás, esta é uma peça importante para aqueles que são fãs de peças de comédia e, claro, das obras de Oscar Wilde.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre Oscar Wilde

1. Os pais de Wilde eram intelectuais anglo-irlandeses bem-sucedidos em Dublin.

2. Ele se tornou fluente em francês e alemão no início da vida.

3. Na universidade, Wilde leu grandes autores. Ele provou ser um notável classicista, primeiro em Dublin, depois em Oxford.

4. Ele se tornou conhecido por seu envolvimento na filosofia emergente do esteticismo, liderado por dois de seus tutores, Walter Pater e John Ruskin.

5. Após a universidade, Wilde mudou-se para Londres, entrando em círculos sociais e culturais da moda.

Continua após a publicidade

6. Como porta-voz do esteticismo, ele experimentou várias atividades literárias. Ele publicou um livro de poemas, deu palestras nos EUA e no Canadá sobre o novo Renascimento inglês na arte e depois voltou para Londres, onde trabalhou prolificamente como jornalista.

7. Conhecido por sua sagacidade e oratória brilhante, Wilde se tornou uma das personalidades mais conhecidas de sua época.

8. Na virada da década de 1890, ele refinou suas ideias sobre a supremacia da arte em uma série de diálogos e ensaios, e incorporou temas de decadência, duplicidade e beleza no que seria seu único romance, O retrato de Dorian Gray.

9. A namorada de infância de Oscar Wilder, Florence Balcombe, casou-se com Bram Stoker em 1878, decepcionando Oscar porque ele apreciava o romance de dois anos e esperava que continuasse.

Ascenção de Oscar Wilde

10. Em 1878, Oscar Wilde ganhou o Prêmio Newdigate de melhor composição em verso em inglês por um estudante de Oxford por seu poema “Ravenna”.

Continua após a publicidade

11. Após a publicação de seu livro Poemas em 1881, Oscar Wilde fez uma turnê americana de palestras, onde deu 140 palestras em apenas nove meses.

12. Durante uma turnê na América, Oscar Wilde conheceu muitas figuras literárias famosas da época, incluindo Walt Whitman, Oliver Wendell Holmes e Henry Longfellow.

13. Wilde voltou ao Reino Unido e continuou uma turnê de palestras pela Inglaterra e Irlanda, terminando em 1884.

14. A poesia de Wilde foi escrita para enfatizar a busca da beleza pela beleza em oposição à promoção de um ponto de vista social ou político.

15. Em 1884, o poeta se casou com Constance Lloyd. Eles tiveram dois filhos juntos, Cyril e Vyvyan.

16. Wilde trabalhou como editor na Lady’s World, uma revista feminina, por dois anos e expandiu sua cobertura para incluir questões femininas e não apenas moda.

Continua após a publicidade

17. Em 1888, Oscar publicou sua primeira coleção de histórias infantis.

18. Em 1891, o poeta publicou dois livros, uma coleção de ensaios chamada Intentions, e O retrato de Dorian Gray

19. Em 1891, ele lançou a comédia O Leque de Lady Windermere. Seu sucesso encorajou Wilde a se concentrar em escrever peças nos próximos anos.

20. Wilde escreveu as peças Uma Mulher Sem Importância, O Marido Ideal, e a peça mais famosa de sua carreira em 1895, A Importância de Ser Honesto.

Prisão e morte do escritor

Oscar Wilde: biografia, obras e curiosidades sobre o poeta

21. Devido a um caso com o filho do Marquês de Queensberry, Wilde foi preso em 1895 por “indecência grosseira” e passou dois anos de prisão.

Continua após a publicidade

22. Após sua prisão, Wilde mudou-se para a França como um homem financeiramente arruinado. Ele escreveu Balada do Cárcere de Reading, um poema, que foi a única obra notável que ele completou durante os últimos anos de sua vida.

23. Por fim, Wilde morreu aos 46 anos de meningite, em 30 de novembro de 1900.

Então, gostou de saber mais sobre ele? Pois, leia também: Luís de Camões: como o autor de Os Lusíadas perdeu um olho?

Próxima página »

Escolhidas para você