Mundo Animal

Ostras: como vivem e ajudam a criar pérolas preciosas

As ostras são moluscos que aparecem em quase todos os mares do mundo. Além de super nutritivos, são elas que produzem as famosas pérolas.

Algumas pessoas já devem ter encontrado algumas ostras ao passear pela praia. Sabe aquela concha linda que você achou dentro do mar e que estava fechadinha? E daí quando abriu tinha uma coisa meio gosmenta dentro? Então, isso é uma ostra. E mesmo que não pareça, as ostras possuem boca, coração, estômago, intestino, rins, guelras, músculo adutor, ânus, manto e até mesmo gônadas – seus órgãos sexuais.

Esses animais são moluscos que pertencem à família Ostreidade. Eles se formam e desenvolvem dentro de conchas com formatos irregulares e desiguais. As ostras podem ser encontradas em quase todos os mares do mundo, as exceções são água poluídas ou muito frias.

A forte calcificação das conchas protegem as ostras dentro do mar. E é por causa de um músculo adutor que elas conseguem se manter fechadas. Além disso, a princípio esses animais vivem soltos na areia ou na água. E posteriormente começavam a se prender em rochas. Atualmente, os países com maior produção de ostras são: Bélgica, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.

Como as ostras de alimentam

Ostras - O que são, como vivem, como se reproduzem e curiosidades
O Globo

Durante sua alimentação, as ostras conseguem filtrar até 5 litros de água a cada hora. Isso acontece porque, para comer, elas abrem suas conchas e sugam a água e, a partir dela, retira seus nutrientes. Estes são algas, plânctons e outros alimentos que se prendem no muco das ostras e por são transportados para a boca.

Continua após a publicidade

No Pacífico Sul existe uma ostra gigante chamada de Tridacna. Surpreendentemente, ela pode pesar até 500kg. Esse molusco se alimenta a partir de algas que nascem e se formam na parte interna de suas conchas. Além disso, as ostras acabam produzindo algumas substâncias que são necessárias para as algas. Ou seja, elas acabam criando uma relação de ajuda mútua.

E assim como vários animais marítimos, as ostras também servem de alimento para os homens – e algumas espécies de peixes, caranguejos, estrelas do mar e outros moluscos. Alguns podem até não apreciar o prato exótico, entretanto, a ostra é um animal muito saudável. Ela é rica em zinco, proteína, ferro, cálcio, magnésio e vitamina A. No Brasil, o estado que mais cultiva o molusco é Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Como se formam as pérolas

Ostras - O que são, como vivem, como se reproduzem e curiosidades
Aliexpress

Outro motivo pelo qual as ostras são muito procuradas pelos homens são as pérolas. Entretanto, não são todas que conseguem produzir as pérolas. As responsáveis por esse trabalho se chamam perlíferas, pertencentes à família Pteriidae, quando de água salgada e Unionidae, quando de água doce. E não se engane achando que as ostras fazem essas pedrinhas por pura beleza. A existência da pérola é apenas um mecanismo de defesa desse molusco. Isso só acontece quando corpos estranhos entram entre a concha e o manto. Por exemplo: pedaços de coral e rocha, grão de areia ou parasitas.

Quando esses objetos indesejados entram dentro da ostra, o manto do animal envolve os corpos estranhos com células epidérmicas. Essas células produzem várias camadas de nácar – as famosas madrepérolas – até criarem uma pérola. Todo esse processo demora em torno de 3 anos. E as pérolas retiradas costumam ter 12mm de diâmetro. Parece até injusto, né?!

Continua após a publicidade

Para aumentar essa produção, existem pessoas que cultivam as ostras exatamente para a fabricação dessa pedrinha que já se tornou uma joia bastante desejada. Nesse caso, os cultivadores colocam pequenas partículas dentro das ostras para que elas passem por todo esse processo. Além disso, as pérolas podem vir de diferentes cores. Por exemplo, rosa, vermelha, azul e, a mais rara de todas, a pérola negra. Essa última só é encontrada no Taiti e nas Ilhas Cook.

Enfim, gostou de saber mais sobre esses animais? Que tal aprender um pouco mais sobre o reino animal em seguida? Leia: Beija-flor – Características e fatos sobre o menor pássaro do mundo.

Imagens: Aliexpress, Operadebambu, Oglobo

Fontes: Infoescola, Revistacasaejardim, Mundoeducação,

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você