Curiosidades

Ovo caipira – Como é produzido e diferenças para o orgânico

O ovo caipira é resultado da criação de galinhas em condições diferentes das granjas convencionais, com qualidade de alimentos e liberdade.

Por P.H Mota

O ovo caipira é aquele colocado por galinhas que são criadas em ambientes diferentes das grandes granjas. Ao invés de confinadas em pequenos espaços, as galinhas caipiras ficam soltas e podem passear e ciscar à vontade.

Além disso, a alimentação dessas aves também é diferenciada. Geralmente, alimentam-se de capim, verdura e insetos, bem como de milho. Além disso, também recebem ração como complementação, visto que somente esses alimentos não são suficientes para oferecer vitaminas e minerais essenciais para a saúde da galinha e do ovo.

Essa ração, no entanto conta basicamente com soja e não leva aditivos como hormônios de crescimento. Isso porque o foco é na criação de galinhas em ambientes que tentam simular o natural, contando com interferência apenas na presença de vacinas, a fim de evitar doenças e contaminações.

Ovo caipira

Ovo caipira - o que é, como é produzindo e principais diferenças
Sepac

Para uma galinha produzir ovo caipira, as principais exigências estão na manutenção de sua qualidade de vida e na qualidade do alimento. Essas aves precisam de área externa com espaço, ondem passam a maior parte do dia soltas

Continua após a publicidade

O ideal é que cada galinha caipira tenha, pelo menos, meio metro quadrado de espaço dentro da área coletiva. Além disso, é importante uma poedeira de ovo caipiri com boa estrutura, para garantir a proteção de predadores, bem como de períodos chuvosos.

Já a alimentação, é basicamente feita com ingredientes naturais. Além do capim e milho consumido pela galinha, pode ser adicionada uma ração feita com soja não transgênica. A soja serve para fornecer proteína para as aves, a fim de produzir um ovo caipira saudável.

Por outro lado, suplementos hormonais não fazem parte da alimentação dessas galinhas. Na pior das hipóteses, elas podem receber antibióticos caso estejam passando pela tratamento de alguma doença.

Ovo caipira x ovo orgânico

Ovo caipira - o que é, como é produzindo e principais diferenças
organics net

Assim como a produção do ovo caipira, a do ovo orgânico também tem uma uma série de exigências. No entanto, nesse caso elas vão além da necessidade de qualidade de espaço e alimentação para as galinhas.

Continua após a publicidade

Esses animais devem ser alimentos com produtos orgânicos, com uma tolerância de até 20% de alimentos convencionais em situações de escassez. Além disso, nenhum alimento transgênico deve ser fornecido.

O espaço de criadouro também é maior, com áreas de circulação livre que podem ser de 1 a 3 metros quadrados para cada galinha. Dentro das poedeiras, um limite máximo de 6 galinhas por metro quadrado também deve ser respeitado.

O tratamento também tem restrições, uma vez que só podem ser utilizados medicamentos que constam numa lista de substâncias autorizadas. A permissão por produtos fora da lista só ocorre quando os primeiros tratamentos não tiverem efeitos, ou caso o animal esteja sofrendo com a condição de saúde.

Curiosidades

Ovo caipira - o que é, como é produzindo e principais diferenças
Lifestyle ao Minuto

Cor da casca: a cor da casca do ovo não diz nada sobre a característica do alimento, mas sim sobre à raça da galinha. Geralmente, as de penas brancas botam ovos brancos, enquanto as de penas escuras botam ovos avermelhados. A intensidade da cor também pode sofrer alterações na gema.

Continua após a publicidade

Liberdade: a liberdade da galinha pode fazer toda a diferença na qualidade do ovo. Os ovos caipira, por exemplo, possuem mais vitamina D em sua constituição, uma vez que as galinhas toam mais sol do que o normal.

Fontes: Avicultura Industrial, UOL, Certified Humane Brasil

Imagens: Sepac, Lifestyle ao Minuto, organics net, Compre Rural

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você