Curiosidades

15 países mais pobres do mundo

Os países mais pobres do mundo possuem infraestrutura menos avançada tecnologicamente com uma distribuição desequilibrada de recursos.

Você sabia que a maioria dos países mais pobres do mundo se encontra na África? Em suma, a pobreza de um país é medida com base na renda, mas isso geralmente é apenas um dos fatores e unidimensional demais para explicar um fenômeno tão complexo.

Embora as taxas globais de pobreza tenham sido reduzidas em mais da metade desde 2000, uma em cada dez pessoas nas regiões em desenvolvimento ainda vive com menos de US $ 1,90 por dia – a linha de pobreza acordada internacionalmente, e milhões de outras pessoas vivem com um pouco mais do que essa quantia diária.

Um progresso significativo foi feito em muitos países no leste e sudeste da Ásia, todavia até 42% da população da África Subsaariana continua a viver abaixo da linha da pobreza.

Dito isso, vamos dar uma olhada nos países mais pobres do mundo de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com base no PIB per capita.

Continua após a publicidade

15 países mais pobres do mundo

1. Níger

O Níger sofre com sua condição de litoral, rápido crescimento populacional, falta de infraestrutura e sistemas de saúde e educação precários. Em última análise, tem dois desafios principais: agitação política e o deserto do Saara cobre cerca de 80% do país.

Ademais, os fatores indicam que a terra é inadequada para a agricultura; assim, a fome e a seca são prevalentes. Como resultado, o meio ambiente está se deteriorando, sem soluções agrícolas eficazes disponíveis.

2. República Centro-Africana

15 países mais pobres do mundo

Continua após a publicidade

A República Centro-Africana é um grande exportador de diamantes, mas isso não ajudou muito a melhorar a economia do país. Ademais, o país sofre com a guerra e com práticas culturais rigorosas que prejudicam totalmente a educação. Além disso, a maioria das pessoas depende do governo para obter ajuda, apesar da situação econômica ruim dos países.

3. Chade

O Chade sofre com a guerra civil, instabilidade política e fome. Apenas 48% dos residentes urbanos têm acesso à água potável e apenas 2% ao saneamento básico.

Além disso, mais de 80% da população do Chade depende da agricultura de subsistência e da pecuária. O governo está tentando encorajar o investimento estrangeiro em seu setor de petróleo para impulsionar sua economia em dificuldade.

Continua após a publicidade

4. Sudão do Sul

15 países mais pobres do mundo

O Sudão do Sul é um país sem litoral com 11,19 milhões de habitantes em sua maioria cristãos. Desde 2010, o governo experimentou instabilidade e não conheceu paz. A Organização das Nações Unidas veio para salvar a situação e trazer de volta a sanidade na liderança e governança, já que o presidente, Salva Kiir e o líder rebelde, Riek Machar, estavam em desacordo.

5. Burundi

É um país sem litoral na região dos Grandes Lagos africanos da África Oriental, limitado por Ruanda a a norte, a Tanzânia a leste e a sul. A taxa de mortalidade infantil de Burundi de 87,8 mortes por 1.000 nascidos vivos é mais do que o dobro da taxa mundial. Aliás, sua população de 64% vive com menos de 1 dólar por dia.

Continua após a publicidade

6. Mali

15 países mais pobres do mundo

A República do Mali é um país sem litoral que fica no meio do Deserto do Saara. Mais da metade de sua população depende da agricultura e da pesca como principais fontes de renda.

O Sahel, uma seita terrorista, dominou a maior parte do norte do Mali. Como resultado, o crescimento econômico do Mali é praticamente zero, tornando o país rico em urânio e ouro um dos mais pobres do mundo.

7. Burkina Faso

15 países mais pobres do mundo

Continua após a publicidade

Burkina Faso é um país da África Ocidental com um ambiente tropical e uma localização estratégica. É um exportador significativo de algodão e ouro, mas os 18 milhões de habitantes do país ainda enfrentam dificuldades para viver por lá. Segundo um dos índices de pobreza, quase 40% dos jovens não têm emprego.

8. Eritreia

Oficialmente, o Estado da Eritreia é um país africano que fica na costa do Mar Vermelho. Com sua capital em Asmara, faz fronteira com o Sudão no oeste e com a Etiópia no sul. Aliás, a matrícula na escola primária da Eritreia é de apenas 33,5%, que é a terceira taxa mais baixa em todo o mundo.

9. Serra Leoa

15 países mais pobres do mundo

Continua após a publicidade

Serra Leoa é um país africano rico em recursos naturais como ouro, bauxita, titânio, rutilo e diamante. Com efeito, o setor de mineração é a principal atividade econômica da nação, embora não a beneficie de forma otimizada.

Desde 1991, o Partido do Congresso de Todo o Povo e o Partido do Povo de Serra Leoa moldaram o sistema político, e seus confrontos frequentemente resultam em guerra civil.

10. Moçambique

15 países mais pobres do mundo

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo. O país entrou em guerra civil logo após ganhar a independência, o que levou a uma destruição massiva e derramamento de sangue. Ademais, Moçambique tem uma enorme dívida externa de cerca de $ 5 bilhões. Apesar de ser rica em recursos naturais, não os faz de forma eficiente.

Continua após a publicidade

11. São Tomé e Príncipe

15 países mais pobres do mundo

Oficialmente a República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um país africano insular de língua portuguesa no Golfo da Guiné. A produção doméstica de alimentos é inadequada para atender ao consumo local, de modo que o país importa a maior parte de seus alimentos. Aliás, a principal cultura em São Tomé é o cacau, representando cerca de 95% das exportações agrícolas.

12. Madagascar

A nação compreende a ilha de Madagascar (a quarta maior ilha do mundo), e numerosas ilhas periféricas menores. Todavia, apesar do tamanho, a população de 69% de Madagascar vive abaixo do limite da Linha de Pobreza Nacional de um dólar por dia.

Continua após a publicidade

13. Suazilândia

15 países mais pobres do mundo

Suazilândia é um estado soberano na África Austral. É vizinho de Moçambique a nordeste e da África do Sul a norte, oeste e sul; é um país sem litoral.

O país e seu povo receberam seus nomes de Mswati II, o rei do século 19 sob cujo domínio o território suazi foi expandido e unificado. Todavia, esta é uma das nações mais pobres do mundo, e além disso, o país tem o maior número de pacientes com HIV / AIDS no planeta.

14. Congo (RDC)

Continua após a publicidade

A República Democrática do Congo também conhecida como RD Congo, RDC, DROC ou simplesmente o Congo também é um dos países mais pobres da África e do mundo. O francês é a língua oficial deste país.

As condições de saúde e educação são muito precárias neste país. Desse modo, de 1.000 crianças nascidas, 111,7 morrem antes de seu primeiro aniversário.

15. Ruanda

15 países mais pobres do mundo

Por fim, Ruanda é um país africano que faz fronteira com a Tanzânia, Uganda, Burundi e a República Democrática do Congo. Há alguns anos, nossa nação sofreu um conflito étnico, que interrompeu o progresso e o desenvolvimento.

Continua após a publicidade

No entanto, está atualmente lutando para crescer economicamente. No entanto, o PIB per capita de Ruanda é de $ 823,40 e tem 45,4% da dívida externa, tornando-o um dos países mais pobres do mundo.

Então, gostou deste artigo? Pois, leia também: Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Próxima página »

Escolhidas para você