Curiosidades

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Vulcões adormecidos não entram em erupção há muito tempo, mas ainda são preocupantes pois não se sabe quando despertarão novamente.

Existem cerca de 1500 vulcões na Terra que entraram em erupção em tempos históricos. Esses vulcões são considerados geologicamente ativos. Além disso, há um número equivalente de vulcões adormecidos que não entraram em erupção no tempo histórico, mas entraram em erupção nos últimos 10.000 anos. Desse modo, tanto os adormecidos quanto os vulcões ativos têm potencial para entrar em erupção novamente. Mas, como um vulcão adormece?

Para entender, é preciso saber que de acordo com a atividade dos vulcões, existem categorias extintas, ativas e dormentes. Vulcões facilmente reconhecidos são vulcões ativos, mas vulcões adormecidos e extintos são difíceis e perigosos às vezes.

Portanto, as pessoas que vivem perto de vulcões extintos e adormecidos devem estar sempre alerta, já que eles podem entrar em erupção a qualquer momento sem avisos. Veja as diferenças a seguir.

Classificação dos vulcões quanto ao nível de atividade

Continua após a publicidade

Vulcão ativo

Os vulcões em constante erupção estão ativos. A erupção geralmente é silenciosa, mas às vezes pode ser violenta. Cumbre Vieja, que fica em uma ilha na Indonésia, é um famoso vulcão ativo.

Vulcão intermitente

Vulcões intermitentes entram em erupção em períodos de tempo bastante regulares. Monte Asama, Monte Etna e Hualalai são alguns vulcões intermitentes.

Continua após a publicidade

Vulcão adormecido

Vulcões inativos que não entraram em erupção por um certo tempo, mas não podem ser chamados de extintos, são vulcões adormecidos ou dormentes.

Vulcão extinto

Vulcões inativos são estruturas em que se detectam que já houve atividade vulcânica, no entanto, sabe-se que a formação rochosa não entrará mais em erupção, a menos que ainda estejam dormentes e tenham sido confundidos com vulcões extintos.

Continua após a publicidade

Como um vulcão adormece?

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Os vulcões ficam dormentes porque o magma do manto da Terra não pode mais chegar ao vulcão. Por exemplo, no Havaí, a linha de ilhas está se movendo lentamente para o noroeste.

Enquanto isso, o suprimento de magma permanece no mesmo lugar dentro da Terra, que atualmente fica abaixo da Ilha Grande.

À medida que as ilhas se distanciam do suprimento de magma, os vulcões ficam adormecidos e novos vulcões se formam sobre o suprimento de magma.

Continua após a publicidade

Isso também pode acontecer quando o ângulo de subducção muda e o magma começa a subir pelo manto em um local diferente. É assim, que um vulcão adormece.

Qual o perigo dos vulcões adormecidos?

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Antes de 1980, os especialistas consideravam o Monte Santa Helena, em Washington, um vulcão adormecido, já que seu último período de atividade vulcânica foi em meados do século XIX. Então, em um dia fatídico de maio, o vulcão entrou em erupção e deixou um imenso rastro de destruição.

Uma situação semelhante ocorreu no sul do Chile após a erupção do Chaitén em 2008, após um período de dormência de nove mil anos. E em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull da Islândia, um dos maiores do país, entrou em erupção pela primeira vez em duzentos anos.

Continua após a publicidade

Claramente, a linha entre dormente e ativo pode mudar a qualquer momento. As definições desses termos variam, mesmo entre os vulcanologistas: alguns dizem que “ativo” significa erupção nos últimos dez mil anos, enquanto outros a definem como atividade dentro do tempo histórico.

Em sua forma mais básica, um vulcão adormecido é aquele que não entrou em erupção por um período considerável de tempo, mas é esperado que isso aconteça em algum momento.

10 vulcões adormecidos mas que podem explodir novamente

1. Monte Kilimanjaro

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Este gigante famoso está localizado no nordeste da Tanzânia, perto da fronteira com o Quênia. Curiosamente, embora pareça uma grande montanha, o Kilimanjaro é, na verdade, composto de três cones vulcânicos separados. Dois deles – Mawensi e Shira – estão extintos.

Continua após a publicidade

Acredita-se que Kibo, o terceiro, esteja adormecido. Kibo é na verdade o ponto mais alto da África, com 5.895 metros, e é o mais novo dos três cones. A última grande erupção do Kibo foi 360.000 anos atrás. Desta forma, ainda pode ocorrer uma grande explosão.

2. Monte Fuji

Esta é a montanha mais alta do Japão, chegando a 3.776 metros. Ele está localizado próximo à costa nas prefeituras de Yamanashi e Shizuoka, a apenas 100 km da área metropolitana de Tóquio.

O Monte Fuji entrou em erupção pela última vez em 1707 e os cientistas ainda o consideram ativo. Se explodir, poderá forçar mais de 750.000 pessoas a deixar suas casas, pois fica muito perto da cidade.

Continua após a publicidade

3. Monte Rainier

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Esta bela montanha faz parte da Cordilheira Cascade e está localizada no estado de Washington. Além disso, seu pico coberto de neve é ​​tão perfeito que preenche cartões postais por todo o estado.

Entretanto, o que muitos não sabem é que este é, na verdade, um vulcão adormecido que pode entrar em erupção a qualquer momento. O Monte Rainier explodiu pela última vez há mais de 500 anos, mas é considerado o vulcão mais perigoso da Cordilheira das Cascatas.

4. Mauna Kea

Continua após a publicidade

Este é o vulcão mais alto da ilha do Havaí, composto por cinco vulcões no total. O Mauna Kea não entrou em erupção por cerca de 4.500 anos, mas os vulcanologistas acreditam que ele tem potencial para acordar novamente.

5. Três Irmãs

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Encontrado no Condado de Lane, como parte da Cordilheira das Cascatas, no Oregon, o vulcão das Três Irmãs entrou em erupção pela última vez há cerca de 2.000 anos. Na verdade, esses são três estratovulcões alinhados, consistindo na Irmã Norte, na Irmã do Meio e na Irmã Sul.

Aliás, os picos não foram construídos ao mesmo tempo e são feitos de diferentes tipos de rocha. Eles chamaram a atenção do público em geral e dos vulcanologistas quando foi descoberto que parte desse aglomerado estava se elevando no final da década de 1990.

Continua após a publicidade

6. Sete Cidades

Este é um estratovulcão – termo usado para vulcões altos com várias camadas de cinzas e lava solidificada – que fica na Ilha de São Miguel, em Portugal. Ela entrou em erupção 22 vezes desde a primeira vez, estimada em cerca de vinte e dois mil anos atrás. Assim, sua última erupção conhecida foi em 1880.

7. Monte Teide

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

O ponto mais alto da Espanha pertence ao Monte Teide, nas Ilhas Canárias, também o terceiro maior vulcão do mundo. Tem estado bastante estável desde 1909, embora tenha havido relatos de alguma atividade sísmica em 2003.

Continua após a publicidade

Aliás, a Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra considerou-o um dos dezesseis supervulcões, que são monitorados de perto por causa de sua história de erupção e proximidade para áreas com grandes populações.

8. Monte Ararat

A última erupção deste vulcão nevado de dois picos (o mais alto da Turquia) ocorreu em 1840, quando um grande terremoto também causou um deslizamento de terra.

9. Monte Hood

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Continua após a publicidade

Em 2006, um vulcanologista nomeou o Monte Hood como o quarto vulcão mais perigoso do país. Alguns até acreditam que este é o vulcão com maior probabilidade de entrar em erupção; todavia, seu último período de atividade eruptiva foi de 170 a 220 anos atrás.

10. Solfatara

Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

No sul da Itália, perto de Nápoles, fica Campos Flégreos, um supervulcão que abriga o Solfatara, um vulcão que entrou em erupção pela última vez em 1158. Embora considerado dormente, o vulcão libera regularmente gases sulfurosos através das muitas fumarolas em seu solo.

Então, agora que você sabe como um vulcão adormece, leia também: Geleira gigante na Antártida deve sumir em poucos anos, aponta estudo

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você