Atualmente, existem cerca de 7,7 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Destas, cerca de 40% estão concentradas nos dois países mais populosos do mundo: China e Índia.
De acordo com estimativas baseadas no ritmo atual de crescimento populacional, até 2050 é provável que mais de 2 bilhões de novas pessoas tenham nascido. Dessa maneira, é possível que a população de idosos seja muito maior do que a infantil, com concentração cada vez mais urbana.
Além disso, as estimativas sugerem que a China esteja descartada da responsabilidade do aumento intenso no futuro, mas não retira a Índia da lista. Além dos indianos, os outros países que podem aumentar cerca da metade da população mundial são: Nigéria, Paquistão, Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Egito e Estados Unidos; nesta ordem.
Populoso x povoado
Primeiramente, quando se fala em países mais populosos, considera-se o número absoluto de pessoas vivendo na região. Ou seja, para um país entrar na lista de mais populosos do mundo, precisa apenas ter mais habitantes do que os outros.
Por outro lado, o termo povoado trata da população relativa. Sendo assim, tem a ver com a densidade demográfica, obtida a partir da proporção que considera o número de habitantes pela área do país.
Nesse caso, o mais que lidera a lista é Mônaco, com 26.373,8 habitantes para cada km² do país. Já a Rússia, por exemplo, o maior país do mundo, tem uma densidade de apenas 8,2 habitantes por km².
20 países mais populosos do mundo
China: 1,45 bilhão
Em cada grupo de sete pessoas do mundo, existe um chinês. O crescimento da população local aconteceu num ritmo tão intenso, que o governo do país impôs o limite de apenas um filho por casal. Atualmente, entretanto, a legislação permite que casais formados por filhos únicos possam ter duas crianças.
Índia: 1,4 bilhão
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, mas deve passar a China dentro de poucos anos. Estima-se que até 2027 o país tenha a maior população do planeta, principalmente por conta das políticas de contenção de crescimento populacionais da China.
Estados Unidos da América: 333 milhões
Apesar de ser o terceiro país mais populoso do mundo, os EUA ainda possuem uma população quatro vezes menor do que a da Índia. Boa parte do aumento exponencial da população do país deve-se ao fato da imigração constante e crescente na região.
Indonésia: 276 milhões
Além de ter uma das maiores populações do mundo, a Indonésia também conta com o maior número de ilhas (mais de 17 mil) e a maior população muçulmana.
Paquistão: 225 milhões
O Paquistão é um mais muito populoso desde os primórdios da civilização. Isso porque algumas das primeiras comunidades civilizadas do mundo surgiram por ali, no Vale do Rio Indo. Além disso, o território também é lar da segunda maior montanha do planeta, K-2.
Brasil: 213 milhões
O Brasil é o maior país da América Latina e um dos maiores do mundo. Ainda que a maior parte da população esteja concentrada nas principais cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília), todo o território é ocupado, garantindo o lugar na lista de países mais populosos do mundo. Apesar disso, o crescimento populacional do país está em redução.
Nigéria: 201 milhões
A Nigéria é o país mais populoso de toda África. Localizado na costa oeste do continente, o país também uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, em Lagos. Além disso, também foi lar de uma das primeiras civilizações do mundo antigo, com a cultura de Noque.
Bangladesh: 166 milhões
Bangladesh fica situado entre China e Índia, os países mais populosos do mundo. Dessa maneira, também acabou mantendo um alto crescimento populacional. Daka, capital do país, é uma das maiores cidades do mundo.
Rússia: 146 milhões
A Rússia é um dos países mais populosos do do mundo especialmente por sua grande extensão territorial. Apesar de ter muitas pessoas, também tem muito espaço, com uma densidade populacional baixa. Isso acontece porque o país tem algumas regiões extremamente frias, praticamente desabitadas.
México: 127,5 milhões
A população mexicana descende de algumas das civilizações indígenas mais antigas da América e do mundo. Atualmente, o país é décimo na lista de mais populosos do mundo, depois de passar o Japão com o aumento populacional local.
Japão: 126 milhões
Apesar de não ter uma grande extensão territorial, o Japão tem uma das maiores populações do mundo. Por causa disso, é um dos países com a maior densidade populacional do planeta, com mais de 300 pessoas vivendo por km². No entanto, a população do país está diminuindo cada vez mais, com aumento de idosos e redução da taxa de natalidade.
Etiópia: 118 milhões
Mesmo sendo um dos países mais pobres do mundo, a Etiópia mantém uma alta população. São mais de 118 milhões de pessoas vivendo no local, que tem uma riqueza histórica e cultural importante para religiões como Cristianismo, Islamismo e Rastafari.
Filipinas: 111 milhões
As Filipinas são formadas por milhares de ilhas, mas várias delas ainda são desabitadas. Mesmo assim, o país ainda é um dos mais populosos do mundo, tendo uma das maiores cidades do planeta: Manila. De cada quatro habitantes do país, uma vive na cidade.
Egito: 104 milhões
Palco do nascimento de uma das principais civilizações antigas, o Egito é tomado praticamente por deserto em toda sua extensão territorial. Ainda hoje, a maior parte da sua população vide às margens do rio Nilo, o mais extenso do mundo.
Vietnã: 98 milhões
O Vietnã é um dos mais países mais populosos do mundo, mas também mais povoados. São cerca de 290 habitantes para cada km² do país. Além disso, ele está no todo da lista de maior produtor de café do planeta, ficando atrás somente do Brasil.
República Democrática do Congo: 92 milhões
Ainda que seja palco de muitos conflitos e confrontos políticos e paramilitares, a República Democrática do Congo ainda vê um constante crescimento populacional.
Turquia: 85,04 milhões
A Turquia também é um dos países mais populosos do mundo com uma história que tem início com as primeiras civilizações do mundo. A região foi centro do Cristianismo nos primeiros séculos da religião, além de ter inspirado a história do Papai Noel, com São Nicolau. A maioria da sua população, entretanto, atualmente é muçulmana.
Irã: 85,05 milhões
Antes de receber esse nome, a região hoje chamada de Irã era conhecida como Pérsia. Ainda na Antiguidade, o local se destacou como importante terra de comércio, apesar dos desertos locais. Além disso, por causa da taxa de crescimento da população no local, estima-se que o Irã possa ultrapassar a Turquia em breve.
Alemanha: 84 milhões
Com exceção da Rússia, que tem grande parte na Ásia, a Alemanha é o único país europeu da lista. Isso deve-se muito ao fato do país ser o segundo colocado na lista de destinos mais procurados por imigrantes no mundo inteiro. Além das belas paisagens e oportunidades de emprego, o país também oferece faculdades gratuitas e é casa de muitas cervejarias importantes.
Tailândia: 70 milhões
Por fim, cerca de 10% de toda a população da Tailândia está concentrada na capital, Bangkok. Os outros 90% estão distribuídos em cidades que compartilham o espaço com selvas, animais exóticos e importantes templos budistas.
Fontes: Maiores e Melhores, Tempo, Brasil Escola, Escola Kids
Imagens: Escola Kids, ArchDaily, engetur, ANS, CI, European Parliament, Portal de Inverno, Zarpo, Aventuras na História, G1, NYC Fandom, Panrotas, Paquistão, ArchDaily, Cebrafrica, rest of world, exame, CopaAirlines, R7, Belta, abrace o mundo, Visão Agro