Curiosidades

Deuses indianos: conheça os deuses mais populares cultuados na Índia

Os deuses indianos possuem uma grande quantidade de devotos, sendo sua grande maioria encontrada na Índia e passando do bilhão de seguidores.

Embora não sejamos muito familiarizados com o tema, sabemos que os deuses Indianos são bem diferentes dos nossos, aqui, no ocidente.

Isso porque a religião hindu é a mais antiga religião conhecida no mundo. É na Índia, aliás, que se encontra a maior parte de seus seguidores, mas existem seguidores da religião em todo o mundo. A estimativa é de que o número de adeptos ao hinduísmo supere 1 bilhão.

Como em outras religiões, os hindus contam com divindades. Mas, neste caso, existem pelo menos 33 milhões de deusas e deuses Indianos. Eles são conhecidos como Devi e Deva, e contam as mais variadas representações, normalmente misturando aspectos humanos e animais.

Neste artigo, selecionamos alguns dos principais deuses indianos. Mas antes, saiba mais sobre o hinduísmo e suas divindades.

Continua após a publicidade

A Origem do Hinduísmo

Originado da Índia, o hinduísmo existe há pelo menos 5.000 anos. Embora a pesquisa atual tenha marcado a existência do hinduísmo a partir de várias fontes arqueológicas e literárias, seu início, evolução e progressão ao longo de um período de tempo tão extenso permanecem obscuros.

Se o hinduísmo é classificado como uma religião é discutível, ao contrário de muitas outras religiões do mundo, o hinduísmo carece de um fundador ou profeta designado e, portanto, a maioria dos hindus o consideraria um modo de vida.

Continua após a publicidade

As crenças fundamentais

Deuses Indianos - As principais divindades do hinduísmo

O hinduísmo, em sua filosofia central, acredita que Deus é absoluto, sem forma e apenas conhecido como Brahman, a Alma Universal Suprema. Brahman se iguala ao universo e a tudo nele, não tem forma nem limites; é a realidade e a verdade última.

Continua após a publicidade

Existem três crenças principais no Hinduísmo, que são vida após a morte e reencarnação, Karma (ação) e Dharma (retidão). Essencialmente, o objetivo principal do Hinduísmo é atingir ‘moksha’ a partir do ciclo de renascimento.

Por um lado, o hinduísmo é uma religião panteísta: identifica Deus com o universo e os seres humanos são apenas manifestações. Por outro lado, a religião hindu também é politeísta, pois é povoada por uma miríade de deuses e deusas.

Assim, a variedade excessivamente ampla de deuses para escolher permite ao aspirante recorrer e incorporar o poder simbólico de um deus particular quando necessário em circunstâncias de vida específicas.

Abaixo está uma lista de deuses e deusas hindus mais populares na Índia.

Continua após a publicidade

Divindades do Hinduísmo

Brahma

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Luz da serra

A princípio, na lista, tem-se a trindade hindu, que são os deuses Indianos da divindade Trimúrti. Brahma é o deus da criação, criatividade e intelecto.

Possui quatro rostos, simbolizando as escrituras sagradas do hinduísmo. Além disso, possui quatro mãos, que seguram um rosário, um vaso de água, um livro e um lótus.

Vishnu

Ricardo Koike

Vishnuu é o deus da preservação. Ele sustenta os princípios da ordem, retidão e verdade. Em suma, possui quatro braços, que representam a onipotência e a onipresença.

Ele aparece sentado em cima de uma serpente, com o intuito de simbolizar a paz mesmo quando possuir medo. Ele também mantém o dharma, que é o comportamento digno e justo.

Continua após a publicidade

Shiva

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Pinterest

Shiva é o deus da destruição e representa a morte e a dissolução. Ele destrói mundos para que possam ser criados novamente por Brahma, mantendo assim o círculo da eternidade.

Ele é representado pela cor azul, que de acordo com o hinduísmo, significa luz na escuridão, além de manter uma cobra em seu pescoço, que significa a representação da energia vital.

Ganesha

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Significados

É um dos deuses Indianos mais populares do hinduísmo. Ele concede sabedoria e sorte, sendo comum orar para ele antes de qualquer evento importante, como o casamento por exemplo.

Ele tem a cabeça no formato de elefante, é filho de Shiva e Parvati. Uma vez que ele é adorado por todas as vertentes do hinduísmo, ele se torna o deus mais importante da religião.

Continua após a publicidade

Shakti

Aum magic

Acredita-se pelo Shaktismo, que é uma vertente do hinduísmo, que a deusa Shakti é um ser supremo, assim como o Brahma. Força cósmica primordial e aspecto energético das divindades hindus, é considerada e referida como “A grande mãe divina”.

Desse modo, ela se manifesta na forma humana pela forma de outras deusas. São elas: Saraswati, Parvati e Lakshmi. Elas formam outra trindade sagrada do hinduísmo, a Tridevi.

Saraswati

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Vedanta Brasília

Ela é a deusa do conhecimento, arte, música e sabedoria. Em suma, é mulher de Brahma e mãe de Vedas. Seus seguidores a adoram na busca por conhecimento e compreensão.

Posto que ela é simbolizada por uma bela mulher, ela está sentada em cima de um lótus branco, além de tocar alaúrde.

Continua após a publicidade

Lakshmi

Pinterest

Visto que é muito popular na Índia por ser a deusa que governa a prosperidade e riqueza, sendo adorada pelo os que passam por dificuldades financeiras. Sua beleza e pureza são bem representadas por ela, tendo sua imagem bastante encontrada nas casas da Índia.

Ela possui quatro braços dourados, com o propósito de distribuir moedas de ouro ou possuir botões de lótus. É uma das três deusas da trindade Tridevi e é esposa de Vishnu.

Parvati

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Coven mistérios

É a deusa do amor e fertilidade, beleza e casamento. É esposa de Shiva e a última deusa das três da trindade Tridevi. No entanto, é também uma encarnação de Shakti.

Parvati é responsável pela energia e poder de Shiva, segundo o Sakthismo. Quando está em sua companhia, ela aparece possuindo dois braços. Uma vez que está sozinha, é representada por quatro ou até oito braços.

Continua após a publicidade

Kali

Portal dos Mitos

Mãe do tempo e das trevas, é uma das formas ferozes de Shakti e Kali. Sua figura é uma imagem que dá sustos, de tal forma que uma mulher usa colar de cabeças, saia de ossos e carrega em sua mão a cabeça arrancada de Shiva.

Isso representa a morte do inimigo da humanidade, assim sendo, o ego. Ela é também vista como a personificação do tempo, que é a força destruidora de tudo.

Durga

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Mensagens com amor

Durga é a deusa protetora. Representa uma imagem da Mãe Divina. Ela possui oito braços, carregando armas que protegem a humanidade em todo o planeta. É conhecida como invencível, destruidora do mal, além disso, é protetora dos justos.

Krishna

Defendendo a fé cristã

É o deus da devoção, além de ser uma encarnação de Vishnu. É uma das mais poderosas de toda a mitologia hindu. Ele é visto como herói, amigo e mestre. Ao mesmo tempo que também simboliza o amor, alegria divina e é o senhor do yoga.

Continua após a publicidade

Outrossim, ele é azulado e geralmente toca uma flauta, usada para atrair as pessoas.

Rama

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Gladio

Rama é um modelo de ação, virtude e verdade. Ele é a personificação perfeita da humanidade por causa de sua compaixão, coragem e adesão para com o dharma. Além disso, ele é uma encarnação de Vishnu.

Este deus é acreditado como uma figura histórica que realmente existiu, uma vez que suas histórias são contadas no conto “Ramayana”. Existe um festival em sua comemoração, que é o festival das luzes hindu, Diwali.

Hanuman

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Mensagens com amor

Ele é símbolo da força, devoção e esperança. Auxiliou Rama em sua batalha contra o mal, de acordo com o “Ramayana”. É um exemplo de devoto.

Continua após a publicidade

Quando os tempos não estão fáceis, o povo clama por ele; ao passo que lembra que o poder existente dentro de cada um é sem limites. Tem o rosto de macaco, e é bem comum encontrar santuários dedicados a ele na Índia.

Deuses antigos da Índia

Indra

Wikipédia

Precipuamente, é o deus mais importante da mitologia védica no panteão e um dos primeiros a surgir entre os deuses Indianos. Ele simbolizava o trovão, tempestades, chuvas e fluxo de rios. Possui um elefante branco e um raio, o Vajra. Ele nasceu a partir de Purusha e é um herói para Mahabharata.

Agni

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Knoow

É a divindade do fogo. Decerto, ele é um dos mais importantes deuses Indianos que surgiram primeiro, possivelmente o segundo mais importante, atrás apenas de Indra. Seu escopo, com o tempo foi substituído de manifestação física para uma energia que transforma e é interna. Entretanto, o fogo ainda é importante para o hinduísmo.

Continua após a publicidade

Surya

Pinterest

É a divindade solar entre deuses e deusas da Índia. É uma das divindades mais antigas, assim como Indra e Agni. Assim, era representado por uma figura que se sentava em uma carruagem ostensiva; que era puxada por sete cavalos, sendo conduzido pela personificação da aurora, Aruna.

Posteriormente foi identificado e composto por outras divindades que são proeminentes como Vishnu. Surya ainda é respeitado, diferente de alguns irmãos védicos, como por exemplo na antiga técnica de saudação ao sol; praticados na yoga.

Varuna

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Istock Photo

Foi associado primeiramente ao céu, e depois veio a simbolizar os oceanos, as nuvens, a água e suas forças. Ele pertence a água e era representando andando no Makara; que era uma criatura marinha híbrida. Ademais, ele também é o guardião da lei moral, punindo pecadores e perdoador compassivo do remorso.

Yama

Pinterest

Cultuada na Índia, esta é a divindade da morte e submundo. Ele é o primeiro mortal que morreu, sendo assim, foi dado a ele o poder de governar os irmãos mortos. Além disso, ele pode oferecer, primordialmente, imortalidade para uma alma, oferecer renascimento ou pode condenar a alma. Com efeito, ele aparece montando um búfalo, tem pele azul ou verde escura e segura uma vara.

Continua após a publicidade

Kartikeya

Deuses da Índia - Os principais e mais conhecidos
Compra zen

E por fim, na lista de deuses da Índia, tem-se Kartikeya. Ele é a divindade que é eternamente jovem, além de ser filho de Shiva e Parvati. Desse modo, ele se mostra sentado em seu pavão, usando roupas reais e armaduras, além de carregar uma infinidade de armas. Ele era visto como o deus da guerra hindu, portanto, comandante do exército celestial.

E então, gostou da matéria sobre deuses indianos? Veja também: Shiva – Quem é, origem, símbolos e história do deus hindu

Fontes: Hiper cultura, Bazar indiano

Imagens: Luz da serra, Ricardo Koike, Pinterest, Significados, Aum magic, Vedanta Brasília, Pinterest, Coven mistérios, Portal dos mitos, Mensagens com amor, Defendendo a fé cristã, Gladio, Mensagens com amor, Wikipédia, Knoow, Pinterest, Istock Photo, Pinterest, Compra zen

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você