A pederneira é uma ferramenta usada para produzir faíscas e fazer fogo, composta por uma rocha dura chamada Silex. A princípio, a pederneira tem uma aparência semelhante a um grande isqueiro. No entanto, sua composição e modo de uso diferem esse equipamento de seus similares.
Quando em atrito com um metal, a pederneira produz uma grande quantidade de faísca. Por essa característica, o material torna-se uma ferramenta indispensável para campistas, praticantes de trilha e esportes radicais.
O principal diferencial deste equipamento é que ele funciona em qualquer situação, seja durante condições análogas do clima ou até mesmo quando o mecanismo está molhado. Além disso, a pederneira também não depende de fluídos de ignição, como é o caso do isqueiro.
Características
O Sílex é a base de grande parte das pederneiras, sendo uma rocha sedimentar composta por opala e caledônia. Com tonalidade escura, essa rocha é constituída de quartzo criptocristalino. Portanto, é um material duro e de elevada densidade.
Com origem datando a pré-história, o Sílex é conhecido como a primeira matéria prima do mundo. Além da pederneira, seu uso é popular em peças antigas de artilharia e isqueiros.
É essa rocha que permite com que a pederneira produza faísca quando em contato com o ferro. Esse fenômeno químico que acontece no atrito entre essas substâncias chama-se pirômaco.
Ademais, existem pederneiras que são feitas com metais ricos em magnésio. A popularidade e fácil acesso ao magnésio faz com que a comercialização de pederneiras desse material seja mais ecônomica.
Em alguns casos, as pederneiras compostas por magnésio são mais eficientes e confiáveis. No entanto, a qualidade desse equipamento depende da fabricação e manutenção no uso.
Origem da pederneira
Essa ferramenta tem sua origem datada em diferentes momentos da história da indústria armamentista. Estudos apontam para o surgimento de armas com o mecanismo da pederneira no ano de 1540, no sul da Alemanha.
A princípio, acredita-se que a pederneira integrou o sistema de ignição de armas da época por ter uma combustão mais confiável. Além disso, a produção de armas com esse mecanismo era mais barato e simples.
Eventualmente, outros sistemas de ignição tomaram o espaço da pederneira. No entanto, pesquisas apontam que as armas com essa ferramenta estiveram presentes na corte do Rei Luís XII, da França, por volta de 1610.
Com a popularização do mecanismo na Europa, as armas com pederneira alcançaram diferentes reinados. O mais conhecido é a chamada Pistola da Rainha Anne, rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1702 e 1707.
Além disso, sua introdução também remonta o reinado de Guilherme III na Inglaterra e na Irlanda. Apesar disso, antes de ser adaptada para uma ferramenta para camping e esportes radicais, o mecanismo da pederneira fez parte da evolução das armas no mundo.
Como usar
Para iniciar uma fogueira ou foco de fogo com a pederneira é necessário um conjunto de folhas secas, ou outros materiais disponíveis de fácil inflamação. Em seguida, utilize o riscador que acompanha a pederneira ou faça atrito com o fio falso de uma faca.
Feito isso, direcione a pederneira perto do conjunto de materiais inflamáveis. Posteriormente, exerça pressão para que surjam faíscas e o fogo se inicie.
Ademais, alimente o fogo com gravetos e folhas quando possível para manter a chama acesa.
Cuidados no uso da pederneira
É importante ter atenção no controle do fogo, pois as faíscas da ignição são geradas em altas temperaturas. Chegando a 3 mil graus Celsius, é possível iniciar incêndios de grandes proporções caso os procedimentos não sejam realizados com segurança e a técnica correta.
Antes de utilizar a pederneira, analise os arredores do ambiente onde o fogo será iniciado e, se possível, faça uma limpeza. Dessa forma, pode-se evitar danos e riscos aos envolvidos.
Ademais, o uso desse mecanismo envolve prática e conhecimento técnico. Como toda ferramenta, é necessário cuidado tanto no manuseio quanto em sua manutenção.
Gostou de conhecer essa ferramenta? Então leia sobre a Calculadora Científica, o que é? Como usar e principais funções.
Fontes: Sobrevivencialismo | CMO | Macamp | Firearms Brasil |
Imagens: Macamp | Firearms Brasil