História

Rainha da Inglaterra, biografia e curiosidades sobre a rainha Elizabeth II

Quando se fala em realeza, pensamos logo na rainha da Inglaterra. Em vista disso, separamos algumas curiosidades sobre seu longo reinado

Basicamente, quando se fala em realeza, todo mundo já imagina em vidas luxuosas, imprensa ao redor, uma conta bancária “gorda” e, claro, muitos diamantes. Pois então, essa supostamente pode ser é a vida da rainha da Inglaterra.

Entretanto, a rainha da Inglaterra, mesmo sendo considerada como uma das líderes mais populares da história, conta com uma vida mais reservada. Embora, muitos jornalistas fiquem plantados e colados atrás dela 24 horas, de uma forma geral, se tem pouco conhecimento sobre a família real inglesa.

Enfim, quem é Elizabeth II? Como iniciou todo o seu reinado?

Além de explicarmos melhor sobre a vida da rainha da Inglaterra, ainda separamos 25 curiosidades sobre Elizabeth II. Portanto, temos certeza que você não vai perder essa oportunidade de entrar pela porta da frente no castelo da realeza, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Então, vem que temos informações bem quentes para você.

Quem é a rainha da Inglaterra?

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

A Rainha Elizabeth II, ou melhor, Elizabeth Alexandra Mary Windsor, é uma das figuras de Estado mais emblemáticas do mundo. Além de ser, a dona do trono da Inglaterra desde 1953, ela é também a monarca com o reinado mais longo da história da Inglaterra.

Elizabeth II é conhecida como umas mulheres mais fortes do mundo. Primeiro que ela já participou das Forças Armadas, segundo que ela não demonstrou fraqueza em nenhum desses anos de reinado, mesmo convivendo em um meio que é baseado em grande maioria por homens. Além de, atuar no poder com sensatez e humanidade.

Continua após a publicidade

A rainha da Inglaterra é casada com o Príncipe Philip. No entanto, o que poucos sabem é que eles são primos de 3º grau e que ele ostentava os títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca, antes do casamento. Consequentemente, o príncipe teve que abrir mão de suas nacionalidades grega e dinamarquesa para conseguir se casar.

Em vista disso, fruto do casamento, eles tiveram 4 filhos, que lhe deram 8 netos e 5 bisnetos. Porém, os mais conhecidos pela mídia são os 3 primeiros na linha sucessória que é o filho Charles, o neto William e o bisneto George.

Ascensão de Elizabeth II

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

Primeiramente, Elizabeth II entrou para o reinado, literalmente de paraquedas. Basicamente, ninguém acreditava que seria possível ela entrar. Pois, ela era a terceira da linha sucessória para entrar ao poder, estando atrás de seu tio e seu pai.

Continua após a publicidade

Basicamente, os casos foram indo todos para o seu favor. Primeiramente, estava seu avô, o Rei George V no poder, porém ele faleceu em 1934. Logo em seguida, entrou o seu filho mais velho, o Edward VIII, o qual assumiu como o novo Rei da Inglaterra.

Porém, o Edward decidiu abdicar do poder. As razões de tal abdicação até hoje são enigmáticas. Até porque uns dizem, que ele decidiu desistir para casar com a norte americana Wallis Simpson, enquanto outros dizem que ele estava interligado com questões nazistas.

Por isso, logo em seguida seu pai George VI assumiu o poder. Aliás, no filme “O discurso do Rei”, o rei gago era o próprio pai de Elizabeth II, o George VI. Sabia disso?

Mas, voltando ao assunto, seu pai adoeceu e, consequentemente, um tempo depois ele faleceu. E por fim, Elizabeth II no dia 06 de fevereiro de 1952, assumiu o poder e passou a ser a rainha do povo britânico e ainda de outros países.

Continua após a publicidade

Países que Elizabeth II também é rainha:

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

Basicamente, a maioria das pessoas imaginam que a rainha da Inglaterra, seja rainha somente da Inglaterra. Porém Elizabeth II é rainha de mais de 50 países. Dentre eles estão:

  • Reino Unido
  • Canadá
  • Austrália
  • África do Sul
  • Jamaica
  • Barbados
  • Nova Zelândia
  • Paquistão

Além de, ser a chefe da Commonwealth, a qual é formada por ex-colônias britânicas e que ao todo reúnem 53 países.

Curiosidades da rainha da Inglaterra

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

Continua após a publicidade

1. Seu apelido de infância é Lilibeth.

2. O casamento de Elizabeth II com o Príncipe Philip foi o primeiro casamento real transmitido pela TV.

3. Em 2012, ano do Jubileu de Diamante a torre do Big Ben passou a se chamar Elizabeth II;

4. A rainha é a única britânica que não precisa de passaporte, e é a chefe de Estado que mais viajou o mundo, visitando cerca de 120 países.

Continua após a publicidade

5. Charles, filho mais velho de Elizabeth II, é o príncipe herdeiro com mais tempo na fila para assumir o trono.

6. Ela é casada com o príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, o qual na verdade é seu primo de terceiro grau. No entanto, ambos são tataranetos da rainha Victoria.

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

7. Elizabeth II é a única integrante da família real na história que já fez parte das Forças Armadas. Na Segunda Guerra Mundial, ela entrou para o Serviço Feminino de Auxílio Territorial do exército britânico. Inclusive, dirigiu um caminhão militar, e ainda fez a manutenção do mesmo.

Continua após a publicidade

8. A rainha costuma combinar a cor do guarda-chuva com a roupa que está usando.

Mais curiosidades sobre a rainha Elizabeth

9. Ela já recebeu mais de 4 milhões de correspondências durante seu reinado, e ela seleciona algumas para ler todas as manhãs.

10. Seu casamento ocorreu nos anos após a guerra, durante um período de recuperação financeira na Inglaterra.

11. A monarca já teve mais de 30 cachorros de estimação, todos da raça corgi.

Continua após a publicidade

12. Em 1976, a rainha enviou seu primeiro e-mail, durante uma demonstração de tecnologia do suporte da realeza. Por isso, ela é considerada como a primeira chefe de Estado a usar a correspondência eletrônica.

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

13. Ela costuma ganhar presentes em visitas a outros territórios. Como por exemplo, um elefante de Camarões e até um bicho-preguiça do Brasil. Todos os animais que ela recebe ficam no zoológico de Londres.

14. É a única pessoa na Inglaterra que pode dirigir sem uma carteira de motorista.

Continua após a publicidade

15. Em 1982, seu quarto foi invadido por um estranho, o qual era um paciente com transtornos psiquiátricos. O mesmo escalou o Palácio de Buckingham e entrou nos aposentos da rainha. Contudo, ao acordar, ela começou a conversar com o homem, até que a segurança conseguisse encontrá-la.

16. Elizabeth II é a quadragésima monarca britânica.

Outros fatos curiosos sobre a rainha da Inglaterra

17. Elizabeth foi educada em casa com a princesa Margaret, sua irmã mais nova. Inclusive, ela aprendeu francês por conviver com suas governantas francesas e belgas.

18. Ela foi a primeira monarca britânica a ter comemorado bodas de diamante

Continua após a publicidade

19. Ela é madrinha de mais de 600 instituições de caridade.

20. Ela tem duas datas de aniversário. Na verdade, seu aniversário é no dia 21 de abril, porém como em abril é época de primavera na Inglaterra, a temperatura então fica muito baixa. Então se comemora em um sábado de junho. No entanto, essa tradição se deu por conta de seu avô, o rei Eduardo VII. O qual gostava de comemorar em temporada de verão.

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

21. A rainha já foi atriz. Ela participou de um curta metragem com James Bond (Daniel Craig). Além de, ter sido eleita como a melhor “Bond girl”.

Continua após a publicidade

22. Durante o seu reinado, sete Papas passaram pelo Vaticano.

23. Ela já sofreu uma tentativa de assassinato. Em 1981, durante um desfile, um adolescente atirou contra ela. Porém, sua arma estava descarregada. Enquanto isso ela respondeu, somente com uma ajeitada de chapéu.

24. A rainha da Inglaterra tem 1,60m de altura.

25. A rainha faz encontros semanais com o primeiro-ministro de plantão, Winston Churchill. basicamente, os encontros, se iniciaram no período em que ela precisou de treinamento para se tornar monarca, por isso ele como grande influência, ajudou a rainha.

Continua após a publicidade

30 curiosidades sobre o reinado da rainha da Inglaterra

Depois dessas 25 curiosidades, você agora está craque e sabe pelo menos um terço da vida da rainha da Inglaterra.

Confira mais matérias interessantes como essa: 7 bizarrices que ninguém sabe sobre família real britânica

Fontes: Vix, Notícias.bol, Caras.uol, Incrível.club, Canal.londres

Continua após a publicidade

Imagens: Vix, Caras.uol, Incrível.club

Próxima página »

Escolhidas para você