Notícias

Pesquisas apontam aumento nos casos de terror psicológico no natal

Especialista ressalta que pessoas que sofrem com o terror psicológico do natal também podem ter sido vítimas de algum trauma na infância.

Houve um acréscimo no número de pessoas com terror psicológico do natal. Sendo assim, sintomas como ansiedade, depressão, fobias e transtornos mentais referentes a esta data estão cada vez mais presentes.

O medo, portanto, começa desde a menoridade quando os pais colocam as crianças à força no colo de um Papai Noel em shopping center, por exemplo. 

Contudo, o terror psicológico do natal não se passa somente entre os pequenos. Ou seja, os adultos também sofrem com a data natalina. 

Pesquisas referente ao terror psicológico do natal

Um estudo realizado pelo Exército da Salvação, na Austrália, apontou que 30% das pessoas adultas no País consideram o Natal a época mais estressante do ano. Portanto, os envolvidos na pesquisa ressaltaram situações como compras de presentes em lojas com multidões.

Continua após a publicidade

Além disso, reuniões com parentes distantes e relações ruins, organização de algum evento em casa ou em outro espaço são muito estressantes, de acordo com os resultados do estudo. Ademais, outra pesquisa foi feita referente ao terror psicológico do natal.

Pesquisas apontam aumento nos casos de terror psicológico no natal

Sendo assim, um levantamento feito pelo Coaching Club, na Espanha, mostrou que houve uma elevação de 25% na quantidade de pessoas que buscaram atendimento psicológico para tratar de distúrbios emocionais referentes à época natalina. 

Outra pesquisa feita no começo deste mês feita pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) revelou também que um terço da população francesa está mais triste ou com uma expectativa menor em relação às festividades no natal. A razão disso seria devido ao impacto econômico causado pelo novo coronavírus e suas variantes.

Continua após a publicidade

Outros medos no natal

Pesquisas apontam aumento nos casos de terror psicológico no natal

Um dos principais medos no natal é por conta do encerramento de mais um ano. Sendo assim, as pessoas sentem a pressão devido à realização e as conquistas. Portanto, se as metas não tiverem o resultado esperado, a ansiedade, frustração e a tristeza atacam. A informação é da diretora da organização, Veronica Rodriguez. 

Além disso, o especialista em gestão do estresse e psicólogo britânico, Graham Price, ressalta que as pessoas que sofrem com o terror psicológico do natal também podem ter sido vítimas de algum trauma na infância. As situações podem ser as mais diversas como, por exemplo, acidentes, mortes, brigas e entre outros casos durante as festividades.

Continua após a publicidade

O especialista afirma ainda que existem casos de singenesofobia. Ou seja, uma pessoa com medo de reencontros com parentes. Há situações também de medos no natal por conta de ser o centro das atenções na hora de ganhar um presente.

Esse foi o tema de uma pesquisa na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA). O estudo apontou que algumas pessoas se sentem inferiores ao ganhar presentes como panelas ou roupas, por exemplo. 

Atitude a ser tomada

De acordo com Sigmund Freud, este tipo de situação se chama ferida narcísica. Por isso, o especialista britânico recomenda a terapia cognitivo-comportamental. Dessa forma, há uma chance de amenizar esse terror psicológico do natal.

Leia também sobre Poder da mente auxilia no aumento da força física e em outras atividades!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você