Curiosidades

Pessoa falsa – O que é e como lidar com esse tipo de pessoa

Conheça aqui o que é uma pessoa falsa. Fique por dentro também dos sinais para identificar uma pessoa falsa e o que fazer para lidar com elas.

Atualizado em 23/06/2020

A princípio, em algum momento da sua vida, você já se relacionou com uma pessoa falsa. Certamente com esse tipo ninguém quer relacionamento, mas, infelizmente, em qualquer lugar podemos encontrar alguém assim.

Porém, como lidar com elas? É fácil identificar esse perfil? Tem como descobrir antes de acontecer com a gente? Aqui temos respostas para essas perguntas. No entanto, nada é exato. Mas, dá para ter uma noção e nos ajudar a lidar com essas situações.

Afinal, não é porque ela é uma pessoa falsa que não dá pra manter um bom convívio. Pois, mesmo esse perfil existindo, nós vivemos em uma sociedade. Então, quanto mais soubermos lidar com essas pessoas, melhor será nossa vida em sociedade.

Portanto, vamos saber mais um pouco sobre uma pessoa falsa.

O que é uma pessoa falsa?

Pessoa falsa - Saiba o que é e como lidar com esse tipo de pessoa
Palavra de Deus Para Hoje

Primeiramente, temos que entender o que é esse perfil. É aquela que finge algum tipo de aproximação com você, geralmente por interesse. Com toda a certeza há sempre um motivo por trás para ela querer estar convivendo com você e sua família.

Certamente você está vivendo um momento pessoal e profissional muito bom, pode certeza que logo vão surgir os interesseiros colegas e amigos. Sim. É realmente nesses momentos que a pessoa falsa aparece, pois ela quer conseguir algo em troca.

Características de uma pessoa falsa e como identificá-la

Pessoa falsa - Saiba o que é e como lidar com esse tipo de pessoa
Xerpa

Primeiramente, é necessário saber algumas características sobre uma pessoa falsa para poder identificá-la. Então, listamos algumas aqui:

  • Como dito anteriormente, geralmente você não tem informação alguma sobre a pessoa falsa. Você se abre completamente, conta seus segredos e problemas, e essas pessoas costumam não contar nada e manter seus segredos a sete chaves.
  • Em segundo lugar, se uma pessoa costuma criticar muito suas escolhas e nunca te elogiar, isso pode ser um sinal de que essa pessoa não tem boas intenções.
  • Essa pessoa sempre tem uma fofoca nova para contar? Então, temos outro indício sobre ela ser uma pessoa falsa. Principalmente porque ela não teve receios em contar um segredo de outra pessoa. Se ela não teve receios com outra pessoa, provavelmente não terá de contar os seus segredos.
Pessoa falsa - Saiba o que é e como lidar com esse tipo de pessoa
TNH1
  • Se na sua presença a pessoa tem o hábito de te criticar e julgar, é melhor tomar distância. Porque, se na sua presença ela fala mal, é bem provável que, na sua ausência, seja bem pior.
  • Além disso, é necessário tomar bastante cuidado com as pessoas que elogiam em excesso e são extremamente simpáticas. Geralmente, isso indica que ela é uma pessoa falsa e que pode estar falando mal de você pelas costas. Não é uma regra, lembre-se. Mas é importante tomar cuidado.
  • Ainda mais, se você conta uma boa notícia e a pessoa não recebe com bons ouvidos, revira os olhos, é incapaz de sorrir ou ainda muda completamente o assunto, sinal de que ela não é apenas falsa, mas invejosa também.
  • Outra característica muito nítida é a manipulação. Geralmente, essas pessoas tentam sempre se fazer de vítima, apenas para conseguir as coisas da maneira que elas querem.

O que a ciência diz sobre uma pessoa falsa?

Pessoa falsa - Saiba o que é e como lidar com esse tipo de pessoa
SB Coaching

O assunto é tão discutido na sociedade, que estudos sobre traição e mentira foram feitos na Universidade de Cornell, de Maryland e do Colorado, nos Estados Unidos.

A pesquisa relata alguns importante pontos que devem ser levados em consideração. Geralmente essas pessoas falsas esbanjam muita simpatia e educação, estão sempre sorrindo para tudo e todos e elogiando muito. Essas são características que você deve ficar atento e podem ser os primeiros sinais de falsidade. Mas é claro que isso também não significa que todas as pessoas com esses destaques são falsas.

Dicas de como lidar com uma pessoa falsa

Pessoa falsa - Saiba o que é e como lidar com esse tipo de pessoa
Alô Evolução

Então, se você identificou uma pessoa falsa, tem que saber como lidar com ela. Portanto, temos algumas dicas para se preparar nesses casos:

Tenha rapidez para identificar essas pessoas

Primeiramente, é necessário identificar as características citadas anteriormente. Não necessariamente essas atitudes precisam ser com você, pois pode ser com as pessoas a sua volta. No entanto, você pode evitar um problema para você e para as pessoas com quem convive. Além disso, se ela faz isso com outros, nada impede que faça com você.

Estar alerta ao estar com uma pessoa falsa

Se fosse possível, certamente nós iríamos deletar as pessoas falsas que convivemos. No entanto, isso é pouco provável de acontecer. Então, precisamos estar atentos quando estamos próximos à uma. Portanto, seja sensato.

É importante que você estabeleça limites e não seja tão íntimo de pessoas que você não conhece. Se perceber que você está falando muito e a pessoa nada, este é um alerta. Alguma vantagem ela pode tirar da sua confiança.

Não estimule essas atitudes e corte-as

Inevitavelmente, participamos das rodas de conversa. No entanto, é importante ficar alerta a comentários maldosos e negativos. Sua atitude deve ser mudar de assunto e demonstrar o quanto esse comportamento te incomoda. Ao não dar liberdade, a pessoa falsa sente-se oprimida e aos poucos pode ir também mudando de atitude.

E aí, gostou da matéria? Confira essa também: Detector de mentiras – Como funciona o polígrafo? É mesmo confiável?

Fontes: SB Coaching; Vix.

Imagem de Destaque: Canção Nova.