Ciência & Tecnologia

PNL: o que é a programação neolinguística, técnicas e benefícios

A PNL (programação neurolinguística) vem sendo bastante procurada por pessoas e empresas que buscam desenvolvimento pessoal e profissional.

Também chamada de Ciência do Sucesso, a PNL, ou Programação Neurolinguística, se trata de uma uma abordagem pseudocientífica, ou seja, sem comprovação da ciência. Seu objetivo é melhorar a forma das pessoas se comunicarem, além de estimular o desenvolvimento pessoal, por meio de técnicas psicológicas.

A PNL surgiu nos anos 70, por um professor de linguística e um estudante de psicologia. Eram eles John Grinder e Richard Bantler. Modelando alguns dos melhores terapeutas da época; eles passaram a observar os modos verbais e não verbais desses profissionais trabalharem.

Logo, padrões externos de comportamento e linguagens foram detectados por Grinder e Bantler. Para que assim, eles pudessem replicar esses padrões; aumentando e melhorando o modo dos mesmos trabalharem. Além dos padrões externos, padrões internos como, por exemplo, crenças e pressupostos também foram detectados por eles.

Tudo isso foi desenvolvido para que pudesse ser ensinado para outras pessoas; e que elas pudessem atingir a mesma excelência daqueles que os padrões foram analisados.

O que é PNL

PNL - o que é, para que serve, benefícios e técnicas
Conceitos

A PNL permite que possa ser identificado, estudado e entendido os modelos mentais. E, uma vez passado dessa fase, a PNL busca entender como isso afeta o comportamento e a aprendizagem do ser humano. De acordo com seus criadores, qualquer pessoa pode adquirir novas habilidades, mesmo as consideradas excepcionais, quando passa pela programação neolinguística.

De forma mais clara, é certo que todo mundo possui um padrão próprio de pensamento. Crenças, valores, princípios, estilos de vida, entre outros, por exemplo. Isso leva a diferentes tipos de percepção, o que é normal. A técnica, então, trabalha mecanismos ou esquemas que não são percebidos de forma consciente, ou seja, as rotinas instaladas.

Continua após a publicidade

Para isso, a programação neolinguística engloba uma parte neurológica, que envolve o estudo da fisiologia, de emoções, sensações e do cinco sentidos e representações internas. Além disso, conta com a parte linguística, que engloba a estrutura, os pensamentos, crenças e valores de quem é treinado.

Para que serve

CP Dec

Existem três perspectivas diferentes de acordo com a programação neolinguística. A versão do “eu”, a versão do “outro” e a observação sistêmica. Ou seja, em uma determinada situação, você vai analisar a sua versão, depois vai se colocar no lugar do outro; em seguida vai analisar como se não estivesse na situação. E por fim, vai analisar todas elas para que possa tirar proveito.

Hoje a PNL é bastante utilizada para que pessoas que passam por certas dificuldades possam superá-las; seja nas áreas de terapia, vendas, educação, gestão de pessoas, comunicação, etc.

Em suma, a programação neolinguística serve para que pessoas que buscam autodesenvolvimento pessoal e profissional e que possam alcançá-los, mesmo que seja difícil e pareça impossível. No ramo profissional, é extremamente procurada para desenvolvimento de comunicação mais clara, com assertividade, influência e empatia.

Benefícios da programação neolinguística

A performance e o desempenho são visivelmente aumentados, uma vez que a pessoa aprende a gerenciar seus pensamentos e emoções. Ela se torna sua própria líder e de seus relacionamentos com outras pessoas.

PNL - o que é, para que serve, benefícios e técnicas
Click Guarulhos

Uma vez absorvendo as diferenças e melhorias adquiridas pelo PNL, a pessoa vai sempre continuar buscando melhorias; tanto pessoais quanto profissionais. Não de forma a atingir a perfeição, mas sim sabendo que sempre quando surgirem novos obstáculos, ela estará ciente das novas mudanças, e apta a se tornar alguém de sucesso.

Continua após a publicidade

Na área comercial, é perceptível a melhoria para saber lidar com os clientes. Já em gestão e liderança, os conflitos lidados são encarados de forma correta, gerando força na equipe.

No ramo educacional, desde que aja uma troca entre professores e alunos para que seja despertado o envolvimento necessário, a PNL também se faz bem sucedida. Isso porque o foco, a concentração, pensamentos críticos, tomadas de decisões, planejamentos e definições de objetivos se tornam mais claros e assertivos.

Na área da saúde, o inconsciente dá um novo sentido a um acontecimento, encarando sempre de forma positiva. No caso de uma terapia, por exemplo.

Na área esportiva, a mente afeta diretamente o corpo, tornando as técnicas de programação neolinguística indispensáveis.

Principais técnicas de programação neolinguística

Existem várias técnicas de aplicação da programação neolinguística, confira as principais a seguir:

Modalidades e sub-modalidades

Audição, visão, audição, olfato e tato, cada um dos cinco sentidos proporciona uma vivência diferente do outro. Por isso, é imprescindível que eles sejam treinados, para que seus objetivos sejam traçados.

Continua após a publicidade
Instituto Improve

Mudança de atitude

Você passa a ver o problema de um modo diferente, analisando o que é necessário para mudar determinadas situações, agindo de outra forma. É tudo para que sejam extraídos apenas aspectos positivos e benéficos de cada situação. Ter consciência da parte negativa também é importante, mas sempre trabalhando para que ela mude.

Perspectivas diferentes

Como dito anteriormente, a técnica faz o indivíduo encarar a situação em primeira pessoa. Depois, ela faz com que ele se coloque no lugar do outro. Em seguida, faz com que se tenha uma observação externa. E, por último, há uma análise das três etapas anteriores, para que aja o entendimento e, assim, a evolução interna. As etapas exigem análise e criatividade.

Ancoragem

É o ato de fixar um estado emocional positivo e de coragem que foi vivido pela pessoa em alguma época de sua vida. Ou seja, sempre que a ancoragem for usada, a pessoa vai se lembrar daquele momento, sentindo as mesmas coisas. Escolha uma palavra ou um gesto que vai servir para que você lembre da âncora.

PNL - o que é, para que serve, benefícios e técnicas
Inner Self Terapias

Rapport

Rapport é a sincronia entre duas pessoas, ou mais.

Gerador de novos comportamentos

A partir dessa técnica de programação neolinguística, você adquire novos comportamentos. Ou seja, a melhoria adquirida por meio mudança. Com base na imaginação e na criatividade, você avalia seu comportamento, solucionando e modificando o que for necessário para que ele se aprimore.

Ponte ao futuro

Você vai se preparar para o que está por vir. Você vivencia todas as emoções, para que possa gerar mudanças quando forem necessárias, com total dedicação e força.

Continua após a publicidade
Cris Carvalho

Curar fobias

Em resumo, com a programação neolinguística, você pode entender sua fobia, reprogramar seu cérebro e eliminar seus medos.

Metáfora

A metáfora é um modo dizer algo a alguém de modo que não soe como julgamento ou como certo ou errado. Você propicia alternativas que não haviam sido percebidas até então.

Ressignificação

Você enxerga tudo aquilo que foi benéfico em uma situação, mesmo que ela não tenha sido de acordo com o planejado. De modo que não pense negativamente, nem se sinta fracassado.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Videoconferência – O que é, como realizar e plataformas

Fontes: pnls, IBC Coaching, Menthes, JRM Coaching, Ápice Desenvolve

Imagens: Conceitos, CP Dec, Click Guarulhos, Instituto Improve, Inner self terapias, Cris Carvalho

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você