Ciência & Tecnologia

Sociopata – O que é, como identificar e diferenças entre psicopata

Você sabe identificar uma pessoa sociopata? Sabe as diferenças entre um psicopata e um sociopata? Se ainda não sabe, hoje você descobrirá

Você consegue discernir uma pessoa “normal” de um sociopata? Aliás, você sabe quais são as atitudes de uma pessoa assim? Se ainda não sabe, nós do Segredos do Mundo, viemos lhe informar todas as intenções, comportamentos e origens desse transtorno.

Até porque, uma pessoa com características de sociopatia pode estar em qualquer lugar. Como por exemplo, no seu trabalho, na sua escola, ou até mesmo na sua própria família. Por isso, é imprescindível você se atentar às informações que iremos lhe passar.

Sobretudo, antes de lhe informar mais sobre esse assunto, vale destacar que mesmo você entendendo sobre esse caso, você ainda não será qualificado para dar um diagnóstico. Até porque, somente um profissional qualificado da área, e com especialização, pode oferecer um diagnóstico oficial.

Basicamente, um sociopata conta com um transtorno de personalidade antissocial. Além do mais, dependendo do nível e do tipo de sociopatas, alguns são considerados uma ameaça para as pessoas ao seu redor.

5 sinais para você identificar um sociopata

1. Dificuldade em sentir empatia

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Sabe aquele tipo de pessoa fria, que quase nunca se comove com o sofrimento ou sentimento alheio? Então, uma das características dos sociopatas é a falta da inteligência emocional. Ou seja, a capacidade de reconhecer e entender os sentimentos das pessoas.

2. Manipuladores e mentirosos compulsivos

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Exatamente, eles podem ter uma lábia que você nem imagina. Sociopata, de um modo geral, é manipulador e sempre consegue tudo aquilo que quer. Porém, de uma forma não tão legal assim. Basicamente, essas pessoas são capazes de mentir e de inventar mentiras indiscriminadamente.

Além disso, eles também são ótimos em fingir sentimentos. Como por exemplo, emoção, felicidade, tristeza, ou culpa. E tudo isso, para alcançar determinados objetivos.

Sobretudo, é bastante comum eles enganarem as pessoas ao seu redor. Portanto, se oriente, pois você pode ter uma pessoa assim do seu lado e talvez nem saiba.

3. Falso encanto

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Basicamente, como já falamos, sociopatas são extremamente manipuladores. Portanto, eles não são daquelas pessoas que dão aquele sorriso mega falso e você consegue perceber. Na verdade, eles costumam ser carismáticos, simpáticos e até muito encantadores.

Portanto, é muito difícil você não gostar deles, e também desconfiar da verdadeira personalidade. Sobretudo, vale destacar que essa simpatia que eles costumam exalar não é por bondade. Inclusive, eles fazem isso para conquistar a confiança das pessoas que eles desejam “usar” para algum fim ou objetivo.

4. Extremamente impulsivos

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Basicamente, eles são muito impulsivos porque também são muito inconstantes. Ou seja, isso faz com que eles ajam muito por impulso.

Portanto, sociopatas costumam mudar de objetivo com bastante frequência, e também muito rápido. Aliás, essas pessoas costumam sempre agir com o “calor do momento”.

5. Extremamente egocêntricos

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Antes de tudo, vale destacar que não é porque os sociopatas são egocêntricos, que todo homem ou mulher que você julgar narcisista será sociopata. Por isso, cuidado antes de pré julgar o outro. Até porque, uma grande parte da população tem atitudes ou características narcisistas.

Basicamente, o egocentrismo dos sociopatas se dá justamente por eles sempre acharem que estão certos. Ou então por eles não levarem em conta os preceitos de moralidade e de ética.

Sobretudo, essas pessoas sempre se acham a melhor pessoa do mundo, e sempre possuem uma visão supervalorizada de si mesmos. Ou seja, eles sempre vão se achar merecedores de tudo que eles almejam.

Semelhanças entre sociopatas e psicopatas

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Primeiramente, as características dos sociopatas e psicopatas podem se assemelhar em alguns pontos, como por exemplo:

  • Ambos sofrem de Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS);
  • Ambos apresentam falta de empatia com o próximo;
  • Demonstram total desprezo por regras sociais e comportamento padrão;
  • Não sentem remorso ou culpa.

Qual a diferença entre sociopata e psicopata?

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Primeiramente, a principal diferença entre os dois é como cada um desenvolveu o transtorno. Basicamente, um psicopata já nasce com as características, ou seja, é uma condição inata da pessoa.

Já,o sociopata desenvolve sua condição durante a vida. Ou seja, por meio da educação, de traumas ou de relações sociais.

Sobretudo, a origem do transtorno é que gera as diferenças de personalidades. Até porque, vale destacar, os psicopatas são mais frios e calculistas. Enquanto os sociopatas agem por impulso e, em alguns casos, de forma irresponsável.

Outra diferença de personalidade que podemos destacar é o fato dos psicopatas serem extramente incapazes de sentir empatia ou culpa por outra pessoa. Além do mais, pessoas psicopatas não criam nenhum tipo de laço afetivo com outra pessoa.

Em contrapartida, por terem adquirido essa característica durante a vida, os sociopatas tendem a ter resquícios de empatia. Por isso, conseguem e podem criar laços afetivos com algumas pessoas. Inclusive, conseguem também sentir culpa em determinados casos.

Porém, como são impulsivos, espontâneos e explosivos ao mesmo tempo, esse relacionamento pode ser um pouco conturbado. E isso justifica o mau comportamento e os relacionamentos ruins com as pessoas.

Outras características de um sociopata

1- Comportamento criminal

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Diferente de psicopata, o sociopata costuma agir por impulso. Ou seja, ele não esquematiza os planos e projetos da melhor forma. Portanto, ele acaba deixando muitas evidências em casos criminais.

2-Porcentagem da população com sinais de sociopatia

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Sobretudo, assim como os casos de psicopatia, casos de sociopatia também não são tão comuns de se encontrar. Porém, ocorre mais que com os psicopatas: basicamente, 4% da população geral tem características sociopatas.

Outras características de um psicopata

1- Origem da doença

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Primeiramente, como já dissemos a psicopatia é uma condição inata do ser humano. Além do mais, ela é originada de uma falha genética, a qual prejudica o desenvolvimento de partes do cérebro relacionadas às emoções, controle de impulsos, empatia e moralidade. Isso, aliás, explica os comportamentos e atitudes dessas pessoas.

Sobretudo, alguns estudos acreditam que a psicopatia pode ter 60% de chance de ser hereditária. Ou então ela pode ter sido adquirida por meio de traumas, que normalmente acontecem durante a infância.

2- Relações sociais

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

A priori, se você acha que conseguirá diferenciar um psicopata de uma pessoa “normal” no primeiro instante, está enganado. Basicamente, por serem muito frios e calculistas, os psicopatas conseguem ser educados, ter uma boa carreira, e ainda se relacionar com as pessoas. Mas, tudo de forma superficial.

Até porque, lembre-se, um psicopata é incapaz de criar laços e vínculos, mesmo com familiares. Pois, como já dissemos, eles não têm empatia, apego ou qualquer tipo de sentimento para com as pessoas.

Portanto, a verdade é que eles são grandes predadores sociais e também podem ser altamente manipuladores.

3- Comportamento criminal

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Sobretudo, como eles são calculistas, acabam por cometer crimes geniais. Ou seja, eles são extremamente inteligentes e frios, o que diminui ao máximo suas evidências de crime.

E sim, eles são capazes de cometer crimes. Inclusive, eles não vão sentir nenhum arrependimento após o ocorrido.

Portanto, é mais comum que psicopatas se envolvam em fraudes, ou que seus crimes sejam premeditados.

4- Porcentagem da população com sinais de psicopatia

Sociopata- Confira 5 formas de como identificar um e outras informações

Sobretudo, não é tão comum de se encontrar psicopatas por aí. Até porque somente 1% da população em geral conta com características psicopatas.

O que achou da nossa matéria?

Leia mais: Charles Manson morreu: conheça 7 curiosidades sobre seu legado maldito

Fontes: Diferença, Significados

Imagens: Significados, Muy interesante, Michelli Duje, Vírgula, Deve ser isso, Biosom, Conti outra, Pensar contemporâneo, Mensagens e amizade, Portal de notícias, Notícias ao minuto, Viva bem, A hora do medo

Próxima página »

Escolhidas para você