Curiosidades

Por que as castanhas de caju não podem ser comidas cruas?

Você não pode pegar a castanha de caju, direto da fruta, e comê-la, sabia? Ela poderia ser fatal!

Atualizado em 23/01/2019

A castanha de caju é um dos aperitivos prediletos dos brasileiros. Ela cai muito bem com uma cervejinha de fim de semana. Falar a verdade, ela cai muito bem a qualquer momento e em qualquer lugar.

Mas existe uma característica da castanha de caju que talvez você já tenha reparado. Todas as castanhas de caju são vendidas torradas.

A única outra forma em que você encontra a castanha, é vinda direta no caju quando você compra fresco na feira ou no supermercado.Mas quer saber de uma coisa? Nunca coma ele assim, puro.

Sabe o motivo? O Segredos do Mundo trouxe a resposta para você agora. Continue a leitura e descubra o por que.

Castanhas de caju cruas

Por que as castanhas de caju não podem ser comidas cruas?

O motivo pelo qual você não pode comer castanha de caju crua, é por causa da toxina Urushiol. El é encontrada dentro da castanha e é o mesmo elemento encontrado na hera venenosa. A toxina agressiva pode causar mal a pele, quando entra em contato direto com ela. Se ingerida, pode causar uma séria alergia de pele, irritando-a bastante.

Por isso é tão importante torra-lo antes. Ainda sim, no momento em que é torrando na industria, muitos funcionários se machucam na hora de remover a casca da castanha, causando machucados graves. Quem disse torrar a castanha em casa, precisa de luvas bem grossas para se proteger.

Castanha fatal

Por que as castanhas de caju não podem ser comidas cruas?

Além do transtorno, a toxina na castanha de caju pode vir a ser letal, dependendo do caso. Tudo vai depender da quantidade ingerida e também da sensibilidade do organismo que a ingere. É por isso que a castanha é torrada. Um alto nível de calor é capaz de acabar com a toxina.

Existem dois processos mais famosos por fazer isso, O industrial faz a lavagem e umidificação, cozimento, esfriamento, ruptura da casca e estufamento. Já os indígenas,  torram a castanha diretamente no fogo para remover o chamado “Líquido da Castanha de Caju”, ou a toxina como nós chamamos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 dos alimentos mais perigosos do mundo

Fonte: Mega Curioso

Imagem: Tricurioso Safari Garden Mercado Livre