Por que botões de camisas femininas e masculinas ficam de lados opostos

Você pode até não ser um especialistas em roupas e nunca passar mais de 5 minutos escolhendo a peça que você vai usar a cada dia, mas será que você nunca percebeu que os botões de camisas femininas e masculinas ficam de lados opostos? É, isso é verdade mesmo.

Se você for do tipo desatendo, da próxima vez que for a uma loja de roupas, pode confirmar. Botões de camisas masculinas são voltados para o lado direito. No caso das camisas femininas, no entanto, eles se fecham voltados para o lado esquerdo.

Mas, afinal, porque será que isso acontece? Seria uma maneira de identificar as peças de roupa por gênero? Seria uma maneira de tornar a vida de um dos “dois” (homens ou mulheres) mais fácil, de alguma forma, por algum motivo em especial?

4

Botões de camisas x história

Bom, antes que você comece a se desesperar com tantas perguntas e possibilidades, caro leitor, fique tranquilo porque existe mesmo uma boa explicação para isso. Mas, para que você entenda o assunto, é preciso voltar alguns séculos no tempo.

3

Isso porque quando os botões foram criados, no século 13, eles se tratavam de acessórios caros, feitos de ossos de animais, como marfim; e metais valiosos. Logo, as únicas pessoas que ostentavam botões por aí eram os nobres, porque não era todo mundo que podia pagar por eles.

1

O problema é que as mulheres ricas, naquela época e por um bom tempo depois disso, não se vestiam sozinhas. Existiam empregadas e escravas que as ajudavam a vestir as inúmeras e pesadas peças de roupas todos os dias, bem como fechar os botões das roupas.

5

A explicação está exatamente neste ponto: como quem fechava as roupas femininas eram outra pessoas, que não a pessoa vestida; os botões de peças femininas ficavam voltados para o lado esquerdo, para facilitar a vida de quem precisava fechá-los. Entendeu?

E os homens?

Os homens, por outro lado, sempre se vestiram sozinhos. É por isso que os botões de camisas masculinas são voltados para o lado direito, também para facilitar na hora de colocar e fechar os trajes. Interessante, não?

2

E, se você se interessou por este assunto, muito provavelmente você também vai gostar de conferir também essa outra matéria: Veja como eram as roupas e os acessórios na antiguidade.

Fontes: Área de Mulher, BrightSide