Curiosidades

Por que elevadores têm espelhos? Saiba a verdadeira razão!

O propósito original da colocação de espelhos no elevador era acalmar os passageiros medrosos, mas ganhou outras funções ao longo do tempo.

Sem dúvida, os elevadores são uma das maiores invenções do nosso tempo. Afinal, subir 20 ou 30 lances de escada é horrível e muito cansativo. No entanto, você certamente notou que dentro da maioria dos elevadores existem espelhos, embora não saiba qual o verdadeiro propósito deles. Por que os elevadores têm espelhos?

Além de servir para tirar selfies, os elevadores possuem espelhos por diversos motivos, muitos deles relacionados à segurança. Um ponto é que pessoas com ansiedade ou claustrofobia podem se sentir mais relaxadas com espelhos, pois criam uma ilusão de ótica de que o espaço é maior do que realmente é. Veja outros motivos a seguir.

Para que servem os espelhos em elevador?

Basicamente, para distrair as pessoas. Acontece que antigamente, quando os elevadores eram relativamente novos, as pessoas ficavam neles, olhando para o nada com uma sensação de medo porque não tinham mais nada para fazer.

Então, tudo em que conseguiam pensar era em acidentes com o elevador despencando ou travando durante a viagem. Assim, foram instalados espelhos para distrair as pessoas e dar-lhes algo para olhar enquanto esperavam.

Eles também davam ao espaço geralmente pequeno de um elevador uma sensação de profundidade, reduzindo assim a sensação de claustrofobia que muitas pessoas podem sentir em um espaço tão fechado.

Segurança, entretenimento e acessibilidade

Os espelhos nos elevadores também têm o objetivo de evitar assaltos e ajudar na acessibilidade dos passageiros em cadeira de rodas, já que ver o reflexo facilita a entrada e saída do elevador, sem a necessidade de virar constantemente.

Por fim, os espelhos também servem como entretenimento, pois quando vistos no reflexo, o “passeio” levará menos tempo. Além disso, também serve para as pessoas tirarem selfies e fotos enquanto fazem o trajeto.

Por que os elevadores de hospital não têm espelhos?

Geralmente os elevadores de hospitais não possuem espelhos por uma questão que a psicologia explica. O espelho pode causar uma sensação de desgaste emocional nos pacientes, ao se verem em uma situação difícil, seja por um familiar ou até por si mesmo. Por essa razão, alguns hospitais optam por não instalar espelhos nos elevadores.

Fontes: Meu Elevador, Plaka Imóveis, Papo de Elevador, Atlanta

Outros conteúdos que podem interessar:

História do espelho: origem e curiosidades sobre o objeto
Espelho quebrado – Origem da superstição e o que fazer com os cacos
Como são feitos os espelhos?
Como tirar selfie no espelho sem mostrar a câmera

Próxima página »

Escolhidas para você