Biografias

Por que o apelido o Richarlison é ‘pombo’?

Artilheiro da seleção que brilhou no duelo contra a Sérvia, na Copa do Mundo 2022, "o pombo" como é chamado, ganhou a internet.

Autor de dois gols na estreia na Copa do Mundo, Richarlison brilhou no Qatar. Ele colocou a bola na rede em dois momentos durante o jogo contra a Sérvia e garantiu a famosa comemoração do pombo.

Depois disso, ele protagonizou diversos memes e ultrapassou a marca de 10 milhões de seguidores no Instagram, sendo um dos grandes protagonistas da seleção brasileira em sua atuação no Mundial de Futebol.

Mas, afinal por que o apelido o Richarlison é ‘pombo’? Leia e descubra a seguir.

Por que o apelido o Richarlison é ‘pombo’?

Em suma, Richarlison ganhou o apelido de “Pombo” em setembro de 2018. Durante uma brincadeira com amigos, o jogador fez a coreografia da música “Dança do Pombo”, de MC Faísca e Perseguidores. Como a dancinha viralizou, ele passou a adotar tanto o apelido quanto a coreografia do pombo nas comemorações de seus gols.

Continua após a publicidade

Assim, toda vez que ele manda a bola na rede, o atacante de 1,84m inclina as costas para frente, dobra os braços atrás e sacode a cabeça repetidamente para frente e para trás imitando um pombo.

Quem é Richarlison?

Richarlison de Andrade tem 25 anos e nasceu em Nova Venécia, uma pequena cidade de 50.434 habitantes localizada no Espírito Santo. No Brasil, o jogador foi uma revelação do América-MG, em 2015.

Contudo, ele também já passou pelo Fluminense, entre as temporadas de 2016 e 2017. Atualmente ele é atleta do Tottenham, da Inglaterra, além disso, disputou a Copa do Mundo pela primeira vez vestindo à camisa da seleção brasileira.

Origem da Dança do Pombo

A Dança do Pombo, composição de Tiago Oliveira ou MC Faísca tem uma história engraçada. À ESPN, o artista que é torcedor do Flamengo, contou que tudo começou quando um pombo fez suas necessidades em sua roupa, em Niterói.

Continua após a publicidade

“A Dança do Pombo surgiu em 2014, eu tinha um grupo chamado ‘Os Perseguidores’, tinha até os meus dançarinos. Eu estava na praia de Charitas com a minha namorada na época, hoje ela é a minha esposa, Jéssica, o pombo fez um cocôzinho no meu ombro. No momento eu fiquei revoltado, fiquei chateado e tal, a blusa era nova. Chegando na casa dela, ela contou: ‘ih, o pombo sujou ele’. Aí as crianças de lá começaram a me zoar, me chamando de pombo, aí eu fui entrar no clima e fiz a dança, a coreografia da música”, conforme explica o artista.

Vida pessoal de Richarlison

Na vida pessoal, em 2022, o “pombo” terminou o namoro com a modelo Sandri Oliveira. Em entrevista ao canal do Youtube Ronaldo TV, o atleta contou que a moça “o cobrava demais”:

“Me tira do sério ser cobrado por uma coisa que você não fez. Eu tentei namorar e a menina ficava me cobrando, e eu tentava fazer as paradas tipo certa, e ela ficava me cobrando e eu não gostava de ser cobrado. E é isso. Deixei ela falando sozinha”.

Marcando pontos dentro e fora do campo, ele dá o exemplo de altruísmo e amor ao próximo. Inclusive, em entrevista a ESPN, Richarlison revelou que 10% do salário que recebe mensalmente é utilizado para ajudar uma instituição de tratamento de câncer.

Continua após a publicidade

Aliás, a doação vai para o Instituto Padre Roberto Lettieri, que ajuda pacientes com câncer que são atendidos no Hospital do Amor, em Barretos, em São Paulo.

Carreira no futebol

O início da carreira de Richarlison foi no Real Noroeste em 2013, no Espírito Santo. Entretanto, um ano depois ele se transferiu para o América-MG, onde estreou como profissional em 2015.

Do time mineiro foi para o Fluminense em 2016. Em 2017, ele foi para o Watford, da Inglaterra. Já em 2018 assina com o Everton. E em 2022, se transfere para o Tottenham.

Na Seleção sub-20 estreou em 2017 e na principal, em 2018 em amistoso contra os Estados Unidos. Com efeito, de lá para cá, atuou em 39 partidas e marcou 19 gols.

Continua após a publicidade

Por fim, Richarlison venceu a Copa América (2019), foi medalha de ouro em 2020 pela Seleção nas Olimpíadas, venceu a Primeira Liga (2016) e foi artilheiro dos Jogos Olímpicos (2020).

Fontes: Lance, JCNE, ESPN, Aventuras na História, Ebiografia, Rede Notícia

Leia também:

Por que existe uma cruz no símbolo da CBF?

Continua após a publicidade

Pelé: 21 curiosidades que você deve saber sobre o rei do futebol

As 5 lesões mais comuns no futebol

Quais os países que participaram da Copa e não existem mais?

As 20 seleções com mais participações na Copa do Mundo

Continua após a publicidade

Descubra por que a seleção da Holanda veste laranja

Próxima página »

Escolhidas para você