Curiosidades

Descubra por que a seleção da Holanda veste laranja

Você já se perguntou o porquê da seleção holandesa jogar com a camisa laranja sendo que as cores de sua bandeira são azul, branco e vermelho?

Muitas pessoas acham estranho a seleção holandesa, que é um dos países fundadores da FIFA, vestir a cor laranja em seus jogos. Este fato nem sempre ocorreu durante as partidas, pois os jogadores já utilizaram outro uniforme sem ser o atual laranja.

Em sua primeira partida oficial realizada em 30 de abril de 1905, contra a Bélgica, os jogadores vestiram o uniforme em conformidade com as cores da bandeira de seu país, sendo: camisa branca com listras em vermelho, branco e azul e o calção e as meias na cor preta.

No entanto, com o passar dos anos, a seleção holandesa adotou a cor laranja em seu uniforme principal, por ser a cor oficial da dinastia reinante no país, os Orange-Nassau. Desse modo, passou a receber por causa do uniforme, o apelido de “Laranja Mecânica”.

Veja a seguir mais informações sobre o uso deste uniforme.

Continua após a publicidade

Por que a seleção da Holanda veste laranja?

O uso do uniforme laranja pela seleção da Holanda se deu conforme já mencionado, para representar a família real dos Países Baixos, os “Orange-Nassau”. A palavra “Orange”, que significa “laranja” em português e no holandês, foi a coloração do uniforme adotado oficialmente para essa homenagem.

Os Orange-Nassau desempenharam um papel importante no desenvolvimento político dos Países Baixos, e por isso são tidos como fortes representantes na história do povo holandês. Assim, a seleção da Holanda veste o laranja para remeter à monarquia do país, isto é a Família Real da Holanda da Casa de Orange-Nassau.

Além disso, vale destacar que a Europa é conhecida por seus monarcas, por essa razão a tonalidade laranja foi estabelecida no futebol desta maneira.

De igual modo, isso também ocorre na Inglaterra, que possui a família real britânica mais conhecida mundialmente.

Continua após a publicidade

Assim, outros países que também estão na Copa do Mundo do Catar de 2022, como a Bélgica que representa a Casa de Saxe-Coburgo-Gota e Dinamarca, homenageiam a monarquia do país através do uniforme de sua seleção.

E por que tem o apelido de “Laranja Mecânica”?

A seleção holandesa apesar de ter tido seu primeiro jogo oficial no ano de 1905, teve seu primeiro destaque no ano de 1974. Neste referido ano, a Holanda foi considerada como favorita na Copa do Mundo sob o comando do time com o técnico Rinuas Michels e o capitão Johan Cruyff.

Durante esta partida, os jogadores utilizaram o uniforme laranja, e pelo sucesso, foram apelidados de “Carrossel holandês” e “Laranja Mecânica” (relacionado ao filme de Stanley Kubrick, lançado em 1971).

Diante disso, a seleção holandesa, possui como tradição o uso do uniforme laranja em seus jogos. Por fim, durante a sua participação na Copa do Mundo deste ano, utilizará como uniforme principal a camisa nas cores laranja e preto. Como segunda opção, o time terá o uniforme nas cores da bandeira do país.

Continua após a publicidade

Fontes: Terra, Goal, Clikaki

Leia também:

Curiosidades sobre a Copa do Mundo que valem conhecer

12 curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

Continua após a publicidade

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você