Curiosidades

Por que existe uma cruz no símbolo da CBF?

O símbolo possui, além do escudo azul, duas faixas transversais verdes, bem como uma cruz branca com as iniciais da entidade.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representada por um escudo com uma cruz no centro, é a entidade máxima do futebol brasileiro.

A CBF teve sua fundação no dia 8 de junho de 1914 com o nome de Federação Brasileira de Spors. Em seguida, trocou o nome para Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Posteriormente, a CBD passou a se chamar Confederação Brasileira de Futebol em 24 de setembro de 1979.

Atualmente, a entidade é responsável pela organização de campeonatos, como o Brasileirão (série A, B, C e D), além da Copa do Brasil. Ainda, a CBF administra a seleção brasileira de futebol masculino, assim como a feminina.

Continua após a publicidade

Mas afinal, por que existe uma cruz no símbolo da CBF? Leia e descubra a seguir.

Por que existe uma cruz no símbolo da CBF?

Desde 1917, o símbolo da CBF traz em seu escudo a Cruz Pátea ou Cruz da Ordem de Cristo. Em suma, é um tipo de cruz que tem braços que se estreitam no centro e geralmente se abrem em forma de curva ou linha reta para se tornarem mais largos no perímetro. O nome vem de um adjetivo francês que significa, literalmente, “com patas”.

Continua após a publicidade

A forma aparece pela primeira vez na arte medieval, contudo era o principal símbolo da organização de leigos militares criada pelo Papa João XXII em 1319, chamada Ordem de Cristo.

A organização surgiu a pedido do rei de Portugal, Dom Dinis, para defender seus territórios do Norte da África, que sofriam ameaças de reinos inimigos.

Continua após a publicidade

Assim, ao longo do tempo, ela foi associada à religião, à filosofia e aos militares. Por isso, costuma ter os significados abaixo:

Símbolo de valor

A cruz pátea representa honra e dignidade desde a Idade Média. Por exemplo, na Grã-Bretanha, a Cruz Vitória ainda é o prêmio de maior prestígio para os membros das Forças Armadas britânicas.

Símbolo do cristianismo

A Cruz da Ordem de Cristo foi usada pela primeira vez pelos Cavaleiros Templários e Cavaleiros Teutônicos, ambos ordens militares.

O fato de serem religiosos contribuiu para que a cruz pátea ainda seja utilizada em muitas ordens religiosas.

Continua após a publicidade

Símbolo de nacionalidade

Como um dos primeiros desenhos heráldicos e um emblema de nacionalidade, a Cruz da Ordem de Cristo ainda é usada pelas forças armadas para decorar veículos, aeronaves e vestimentas.

Apesar da Ordem de Cristo ter sido extinta em 1834, seu emblema se perpetuou em diversas nações e muitas entidades como a CBF o adotaram como símbolo principal.

E os outros elementos no símbolo da CBF?

No estatuto da CBF, no artigo 13º, há um trecho que garante que a Cruz da Ordem de Cristo sempre fará parte do uniforme da Seleção.

“O emblema, com o formato já consagrado pelo uso, é azul com a borda amarela com um friso, cortado em cruz por duas listras verdes com frisos amarelos, contendo ao centro uma cruz de Malta branca, com a sigla CBF, sobre a haste horizontal da mesma cruz, em cor azul, podendo figurar a palavra Brasil na parte inferior e na cor verde e na parte superior o número de estrelas representativas de conquistas de Campeonatos Mundiais, em cor verde”.

Continua após a publicidade

Os demais símbolos do emblema incluem 5 estrelas sobre o brasão, representando as cinco vitórias da seleção em copas do mundo.

A estrela é um dos fenômenos cósmicos mais singulares e representa o crescimento espiritual e material; também está ligada ao céu, no qual evoca muitos mistérios. Indica o lumiar, a própria fonte de luz.

Polêmica com a cruz no símbolo da CBF

Em 2010, líderes mulçumanos da Malásia recomendaram que os membros da religião islâmica não deveriam vestir a camisa da Seleção Brasileira porque nela há o símbolo da cruz cristã, contrário aos ensinamentos da religião islâmica.

Além da camisa verde e amarela, os uniformes de Portugal, Sérvia, Noruega e Barcelona também tiveram seu uso desencorajado pelo mesmo motivo. Outra camisa condenada é a do Manchester United, por causa do “diabo vermelho”, símbolo do clube inglês.

Continua após a publicidade

Já em 2014, o Real Madrid aceitou eliminar a pequena cruz que desde 1920 o clube de futebol exibe em seu escudo para evitar conflitos e agradar aos árabes, a fim de evitar qualquer incômodo entre os torcedores-consumidores muçulmanos e patrocinadores do time.

Fontes: Mega Curioso, Netvasco, GauchaZH, Genneal, Portal de Governança

Leia também:

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Continua após a publicidade

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Continua após a publicidade

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Próxima página »

Escolhidas para você