Por que existe uma cruz no símbolo da CBF?

O símbolo possui, além do escudo azul, duas faixas transversais verdes, bem como uma cruz branca com as iniciais da entidade.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representada por um escudo com uma cruz no centro, é a entidade máxima do futebol brasileiro.

A CBF teve sua fundação no dia 8 de junho de 1914 com o nome de Federação Brasileira de Spors. Em seguida, trocou o nome para Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Posteriormente, a CBD passou a se chamar Confederação Brasileira de Futebol em 24 de setembro de 1979.

Atualmente, a entidade é responsável pela organização de campeonatos, como o Brasileirão (série A, B, C e D), além da Copa do Brasil. Ainda, a CBF administra a seleção brasileira de futebol masculino, assim como a feminina.

Mas afinal, por que existe uma cruz no símbolo da CBF? Leia e descubra a seguir.

Por que existe uma cruz no símbolo da CBF?

Desde 1917, o símbolo da CBF traz em seu escudo a Cruz Pátea ou Cruz da Ordem de Cristo. Em suma, é um tipo de cruz que tem braços que se estreitam no centro e geralmente se abrem em forma de curva ou linha reta para se tornarem mais largos no perímetro. O nome vem de um adjetivo francês que significa, literalmente, “com patas”.

A forma aparece pela primeira vez na arte medieval, contudo era o principal símbolo da organização de leigos militares criada pelo Papa João XXII em 1319, chamada Ordem de Cristo.

A organização surgiu a pedido do rei de Portugal, Dom Dinis, para defender seus territórios do Norte da África, que sofriam ameaças de reinos inimigos.

Assim, ao longo do tempo, ela foi associada à religião, à filosofia e aos militares. Por isso, costuma ter os significados abaixo:

Símbolo de valor

A cruz pátea representa honra e dignidade desde a Idade Média. Por exemplo, na Grã-Bretanha, a Cruz Vitória ainda é o prêmio de maior prestígio para os membros das Forças Armadas britânicas.

Símbolo do cristianismo

A Cruz da Ordem de Cristo foi usada pela primeira vez pelos Cavaleiros Templários e Cavaleiros Teutônicos, ambos ordens militares.

O fato de serem religiosos contribuiu para que a cruz pátea ainda seja utilizada em muitas ordens religiosas.

Símbolo de nacionalidade

Como um dos primeiros desenhos heráldicos e um emblema de nacionalidade, a Cruz da Ordem de Cristo ainda é usada pelas forças armadas para decorar veículos, aeronaves e vestimentas.

Apesar da Ordem de Cristo ter sido extinta em 1834, seu emblema se perpetuou em diversas nações e muitas entidades como a CBF o adotaram como símbolo principal.

E os outros elementos no símbolo da CBF?

No estatuto da CBF, no artigo 13º, há um trecho que garante que a Cruz da Ordem de Cristo sempre fará parte do uniforme da Seleção.

“O emblema, com o formato já consagrado pelo uso, é azul com a borda amarela com um friso, cortado em cruz por duas listras verdes com frisos amarelos, contendo ao centro uma cruz de Malta branca, com a sigla CBF, sobre a haste horizontal da mesma cruz, em cor azul, podendo figurar a palavra Brasil na parte inferior e na cor verde e na parte superior o número de estrelas representativas de conquistas de Campeonatos Mundiais, em cor verde”.

Os demais símbolos do emblema incluem 5 estrelas sobre o brasão, representando as cinco vitórias da seleção em copas do mundo.

A estrela é um dos fenômenos cósmicos mais singulares e representa o crescimento espiritual e material; também está ligada ao céu, no qual evoca muitos mistérios. Indica o lumiar, a própria fonte de luz.

Polêmica com a cruz no símbolo da CBF

Em 2010, líderes mulçumanos da Malásia recomendaram que os membros da religião islâmica não deveriam vestir a camisa da Seleção Brasileira porque nela há o símbolo da cruz cristã, contrário aos ensinamentos da religião islâmica.

Além da camisa verde e amarela, os uniformes de Portugal, Sérvia, Noruega e Barcelona também tiveram seu uso desencorajado pelo mesmo motivo. Outra camisa condenada é a do Manchester United, por causa do “diabo vermelho”, símbolo do clube inglês.

Já em 2014, o Real Madrid aceitou eliminar a pequena cruz que desde 1920 o clube de futebol exibe em seu escudo para evitar conflitos e agradar aos árabes, a fim de evitar qualquer incômodo entre os torcedores-consumidores muçulmanos e patrocinadores do time.

Fontes: Mega Curioso, Netvasco, GauchaZH, Genneal, Portal de Governança

Leia também:

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Outras postagens