Biografias

Pelé: 21 curiosidades que você deve saber sobre o rei do futebol

Certamente você já ouviu falar sobre Pelé, o rei do futebol. Leia e descubra algumas curiosidades sobre o maior jogador da história.

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu na cidade de Três Corações no Estado de Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Posteriormente, aos quatro anos de idade, ele e sua família se mudaram para a cidade de Bauru, localizada no Estado de São Paulo.

Pelé sempre foi fã de futebol e começou a praticar esse esporte desde novo. Tendo como inspiração o goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time do seu pai, Pelé também gostava de jogar como goleiro quando criança.

Com o passar dos anos Pelé foi convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez em 1958 a competir uma Copa do Mundo na Suécia e com apenas 17 anos e 8 meses, Pelé foi considerado como o jogador mais novo a ser campeão de uma copa mundo. Em sua estreia na Copa do Mundo ele fez seis gols e foi o artilheiro do Brasil.

A partir desse momento, Pelé foi tendo ainda mais reconhecimento e sendo mundialmente considerado o maior jogador da história do futebol e sendo popularmente chamado de Rei do Futebol.

22 curiosidades que todo mundo precisa saber sobre Pelé, o rei do futebol

1. Pausa na carreira

Aos 18 anos, Pelé deu uma pausa em sua carreira para servir o Exército Brasileiro por seis meses no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado.

2. Rei do Futebol

Em 25 de fevereiro de 1958 Pelé foi chamado de rei do futebol pela primeira vez durante a partida entre Santos que venceu por 5 a 3 contra o América no Torneio Rio-São Paulo, no estádio Maracanã. Pelé jogando com a camisa 10 do Santos fez quatro gols.

Continua após a publicidade

3. Pelé jogou como goleiro

Além de ser um dos atacantes mais destacados do Brasil, Pelé jogou na posição de goleiro quatro vezes oficialmente durante 1959, 1963, 1969 e 1973. Em 1963 na final disputada pela Copa do Brasil onde o time do Santos foi campeão do torneio derrotando o adversário de Porto Alegre.

4. Cartões Vermelhos

Pelé acumula um grande número de cartões vermelhos em sua carreira. Durante 1968, a partida contra a seleção colombiana foi disputada pelo Brasil em que Pelé foi expulso do jogo devido a uma disputa com o árbitro, o que despertou o descontentamento dos demais jogadores e eles o substituíram por um espectador, então Pelé voltou para o campo para finalmente dar a vitória ao seu time.

5. O maior vencedor de Copas do Mundo

Pelé até os dias de hoje é o único jogador que venceu mais Copas do Mundo. Assim, ele coleciona três títulos nos anos de 1958, 1962 e 1970, dentre as quatro edições disputadas por ele que também jogou no ano de 1966.

Este recorde provavelmente nunca será quebrado devido à competição cada vez mais acirrada em torneios internacionais. Além disso, um jogador que aspira pelo menos igualar o recorde de Pelé terá que disputar três Copas do Mundo.

Hoje em dia, a maioria dos jogadores se aposenta mais cedo do futebol internacional para estender a carreira no clube. Então, seria justo dizer que o recorde de Pelé veio para ficar.

6. Autor de mais de 1.000 gols

No dia 19 de novembro de 1969, no jogo entre o Santos contra o Vasco, no Maracanã. Pelé fez, de pênalti, o seu milésimo gol. Além disso, Pelé foi homenageado com dois Guinness World Records em outubro de 2013. O primeiro foi como o jogador com mais medalhas em Copas do Mundo. Ambos são os artilheiros do futebol.

O recorde foi dado a Pelé por marcar 1.283 gols em sua carreira em 1.363 partidas. Em suma, esses gols incluíram os marcados em amistosos, ligas amadoras e seleções juniores.

Uma comparação com os jogadores ativos com mais gols colocará as coisas em perspectiva, por exemplo, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi têm mais gols entre todos os jogadores ativos com 526 e 494 gols, respectivamente.

7. Graduação de Pelé

Na década de 1970, Pelé se formou em educação física na Faculdade de Educação Física de Santos.

8. Trabalhou como engraxate

Durante a infância, após seu pai ter tido uma lesão que o impossibilitou continuar jogando futebol, Pelé trabalhou como engraxate para ajudar a família que passava por dificuldades financeiras.

9. O mais jovem a disputar uma Copa do Mundo

Quando Pelé jogou pela primeira vez na Copa do Mundo de 1958, ele se tornou o jogador mais jovem a jogar uma Copa do Mundo. O recorde foi quebrado posteriormente. No entanto, seu recorde como o artilheiro mais jovem e o artilheiro de três gols no torneio ainda permanece.

10. Carreira musical

Pelé participou de um álbum em conjunto com a cantora Elis Regina em 1969. Aliás, sua música mais conhecida é “ABC”, gravada em 1998 para a campanha Brasil em Ação de incentivo à alfabetização.

11. Rivalidade

Apesar de ter uma boa relação, o principal rival de Pelé foi o jogador argentino Maradona.

12. Carreira no Cinema

Pelé participou de diversos filmes, sendo os mais conhecidos: “Pelé Eterno” (2004) e “Pelé: O Nascimento de uma Lenda” (2016).

13. Redes sociais

Pelé possui no Twitter mais de 2 milhões de seguidores, no Facebook mais de 5 milhões e mais de 11 milhões de seguidores no Instagram.

14. Filho de jogador de futebol

Seu pai, João Ramos do Nascimento, também foi jogador de futebol, embora não da estatura do filho. Dessa maneira, chamaram-no de Dondinho e jogou no Fluminense e no Atlético Mineiro, porém uma lesão no joelho interrompeu sua carreira.

15. Polêmicas

Uma das principais polêmicas do jogador foi durante a Copa das Confederações, em 2013, pois incentivou a esquecer os problemas do país e se concentrar no futebol brasileiro.

16. Parou uma guerra

Em 1969 na África, o amistoso do Santos tendo Pelé como principal jogador fez parar uma guerra civil que já durava anos.

17. Camisa 10 e melhor atleta do século XX

A camisa 10 utilizada por Pelé durante os jogos virou um símbolo, desse modo, os jogadores mais habilidosos jogam atualmente a camisa 10.

No ano 2000 foi eleito o melhor futebolista do século 20 pela FIFA, Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e em votação feita pelos vencedores da Bola de Ouro. Com efeito, foi assim que o Comitê Olímpico Internacional lhe concedeu o título de “melhor atleta do século XX”.

18. Apelido de Pelé

Pelé recebeu esse apelido na escola, pois ele pronunciava errado o nome de seu ídolo, Bilé.

19. Promessa cumprida

Pelé prometeu ao seu pai aos nove anos de idade que ganharia uma Copa do Mundo e cumpriu a promessa.

20. Aposentadoria de Pelé

Pelé se aposentou no ano 1977, após participar do jogo entre o Santos e o New York Cosmos.

21. O armário da Vila Belmiro

Por fim, depois da aposentadoria, o armário de Pelé na sede do Santos nunca mais foi aberto. Somente o ex-atleta possui a chave do armário, e o Santos já esclareceu que ninguém nunca irá mexer nele ou revelar o seu conteúdo.

No entanto, o rei do futebol informou que não há nada demais guardado no armário da Vila Belmiro.

Fontes: Ceará Criolo, Uol, Brasil Escola, Stoned

Leia também: 

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Próxima página »

Escolhidas para você