Curiosidades

Por que prata escurece – O que causa oxidação e como evitar

Você sabe por que prata escurece ao longo do tempo? Na verdade, vários fatores são responsáveis pelo escurecimento da peça, principalmente a falta de cuidado.

A prata trata-se de um material nobre, e bastante usado para a fabricação de variadas joias. Além disso, possui uma alta versatilidade, preço baixo e uma beleza exuberante. Entretanto, existe um problema que aflige quem utiliza essas peças, que é o escurecimento e a oxidação. Mas, afinal, por que prata escure ao longo do tempo?

A prata oxida por diversos fatores, como reações com o composto de enxofre, o ácido úrico e o suor. Assim, ela acaba criando uma camada de sulfato de prata, o que escurece a peça. Dessa forma, a joia perde totalmente o seu brilho, e se desgasta mais ainda com o tempo.

Entretanto, existem métodos para prevenir esses males. Por exemplo, evitar utilizar a peça ao mexer com produtos químicos e procure guardar em locais seguros. Além disso, também existem formas de clarear joias que escureceram. Por exemplo, utilizar o flúor presente na pasta de dente, ou recorrer a produtos de limpeza especializados.

Por que prata escurece?

Imagem: AK Pratas

O por que prata escure? Está relacionado com a camada de sulfato de prata que se cria sobre ela. Logo, essa camada possui cor escura, que causa o escurecimento da peça. Ademais, ela surge por causa da reação da peça de prata com compostos de enxofre, o dióxido de enxofre, presentes no ambiente.

Dessa forma, o enxofre se encontra presente na atmosfera. Por exemplo, em gases gerados pela queima de combustíveis de veículos e produtos de beleza que possuem esse elemento em sua composição.

Por outro lado, o suor também pode influenciar no escurecimento da prata. Sobretudo, o suor é composto de água e sais minerais dissolvidos. Ademais, os sais, principalmente o cloreto de sódio, possibilitam que a superfície da peça de prata se misture com o gás sulfídrico ou o dióxido de enxofre. Logo, acelerando a reação do escurecimento.

Continua após a publicidade

Além disso, elevados índices de ácido úrico também contribuem para o escurecimento. Entretanto, o por que prata escurece trata-se de um processo natural. Portanto, ela ocorre independentemente do organismo que a utiliza.

Por que prata escurece: Ato do ácido úrico

Imagem: Una Prata

O alto índice de ácido úrico no nosso organismo pode interferir no por que prata escurece. Isto é, o ácido é uma substância que surge naturalmente no organismo. Pois, surge como resultado da quebra de moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação da enzima xantina oxidase.

Em seguida, após serem utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico, onde parte permanece no sangue e o resto é eliminado pelos rins. Logo, essa alta concentração do ácido no organismo causa o escurecimento da prata.

Além disso, ele também pode provocar problemas de saúde. Por exemplo, dores nas articulações, problemas renais, e maiores riscos de desenvolver problemas cardiovasculares.

Como limpar e clarear a prata?

Imagem: Área de Mulher

Depois de entender por que prata escurece, é essencial saber o que fazer nesses casos para clarear a peça. Primeiramente, a utilização do flúor, presente em cremes dentais, pode ser bastante útil.

Então, você deve espalhar pela peça, e esfregar levemente com as próprias mãos ou uma escova de dente macia. Em seguida, enxágue com água, seque bem e a prata estará clareada. Além disso, também existem produtos próprios para realizar essa limpeza, que podem ser comprados em lojas especializadas.

Continua após a publicidade

Por que prata escurece: Cuidados necessários

Imagem: Waufen

Existem alguns cuidados necessários envolvidos no por que prata escurece. Logo, tome cuidado com esses fatores importantes. Por exemplo:

  • Guardar a prata em um lugar adequado e separado de outras joias.
  • Evitar quedas, para não danificar.
  • Caso a peça oxide, inicie um polimento com flanela macia e produtores próprios.
  • Caso a peça contenha macassitas evite molhar. Pois, as pedrinhas podem se descolar e cair.
  • Evite o uso de produtos à base de cloro ou enxofre. Pois, assim a prata não irá manchar ou oxidar.
  • O produto Monzi deve ser evitado. Apesar de ser ótimo para limpeza, não deve ser utilizado em peças que possuem prata, pedras naturais, pérolas cultivadas ou madrepérolas.

Como evitar o escurecimento da prata?

Depois de compreender o por que prata escurece, é importante aderir alguns métodos que contribuem para evitar o escurecimento dela.

1 – Ao dormir, tire e enrole em um papel higiênico

Imagem: Waufen

Ao dormir a produção de ácido úrico continua. Por isso, é necessário que você retire a peça do seu corpo ao se deitar, e a enrole em um pedaço de papel higiênico. Pois, irá evitar que ela escureça e dure por mais tempo.

2 – Evite utilizar as joias de prata ao manejar produtos químicos

Imagem: Steal the look

Ao realizar tarefas domésticas, como limpar a casa ou lavar vasilhas e roupas, é essencial que você retire a sua joia. Pois, o contato das joias com os produtos químicos, como sabão e detergentes, danifica a prata.

Além disso, ao passar por sessões de beleza, como um procedimento químico no salão ou aplicação de um cosmético em casa, não permita o contato da joia com esses produtos. Ademais, ao passar cremes e perfumes, espere secar completamente para poder colocar os brincos, colares e anéis de prata.

3 – Guardar em um local seguro e separadamente

Imagem: Waufen

É imprescindível a necessidade de guardar as joias de forma correta. Logo, as mantenham em locais limpos e secos, longe de qualquer umidade ou exposição solar. Por isso, um porta-joias seria uma ótima opção para guardar, principalmente se forem revestidas de veludo ou tecidos macios.

Continua após a publicidade

Entretanto, é necessário que cada peça seja guardada separadamente, para impedir o atrito entre uma joia e outra. Assim, nenhuma das pratas apareceria arranhada ou outros danos.

4 – Evitar entrar em mar ou piscina utilizando os acessórios

Imagem: Coral Plaza

A água do mar, e o cloro presente na piscina, ambos colaboram para que as pratas escureçam. Por isso, ao entrar em piscinas ou no mar, procure retirar suas joias e guarda-las em um local seguro e seco. Assim, irá evitar que algumas de suas características originais sejam alteradas, ou que sejam corroídas e se tornem opacas.

5 – Dê um banho de ródio

Imagem: Terra

É interessante recorrer a métodos que prolonguem a vida útil das joias. Logo, o ródio trata-se de um elemento químico que possui alta resistência a riscos e garante uma camada extra de proteção contra a oxidação. Portanto, realizar o banho de ródio irá garantir acabamento nas joias de prata, e dará ainda mais brilho nelas.

Em suma, para evitar a oxidação e o escurecimento da peça de prata, basta seguir esses cuidados básicos e suas joias vão durar por um bom tempo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação.

Fontes: Super Abril, Volp Joias, Artena Joias, Nova Vitória online, Tattoo2me

Continua após a publicidade

Imagens: Linda Bela, AK Pratas, Una Prata, Área de Mulher, Waufen, Steal the look, Coral Plaza, Terra

Próxima página »

Escolhidas para você