Curiosidades

Primeira tatuagem, o que você precisa saber? Dicas e inspirações

Ao fazer sua primeira tatuagem é necessário levar alguns fatores em conta, onde irá fazer e quais tipos de tatuagens escolher para não se arrepender.

As tatuagens vêm se popularizando bastante com o passar do tempo, se tornando símbolos de resistência, paz, amor, lembranças ou por pura estética. Por isso, é bastante importante pensar bem antes de fazer a sua primeira tatuagem, pois ela estará permanente no seu corpo pelo resto da vida. Porém, existem formas de remoção da tatuagem, mas costumam serem processos caros e dolorosos.

As tatuagens são feitas através da aplicação de tinta, com agulhas finas, na região da pele chamada derme. Por ser uma camada mais interna da pele, isso faz com que a tatuagem fique permanente em sua pele.

Muitos adultos, idosos e, principalmente, jovens anseiam pelo momento de realizarem a sua primeira tatuagem. Portanto, é preciso se preparar para esse momento, para que nada dê errado. Assim sendo, pense bem antes de fazer a primeira tatuagem, e atente-se para diversos pontos que serão listados a seguir.

Coisas que você precisa saber antes de fazer a primeira tatuagem

1 – Pense bem antes

Imagem: Twitter

Antes de fazer a sua primeira tatuagem é essencial que você tenha certeza de que realmente quer fazer, evitando se arrepender futuramente. Ademais, tenha em mente o local do corpo desejado e a arte que quer que seja feita.

Continua após a publicidade

2 – Fazer tatuagem dói?

Imagem: Mulher sempre linda

Certamente ter uma agulha aplicando tinta em sua pele por um tempo pode causar um desconforto. Porém, algumas pessoas sentem mais dor e outras menos, também dependendo do local escolhido. Logo, locais como as costelas, parte interna das coxas, parte inferior do braço e diretamente em ossos tendem a doer mais. Mas não deixe o medo da dor te privar de fazer a sua primeira tatuagem, pois no final irá valer a pena.

3 – As tatuagens são coisas do demônio?

Imagem: Dub store

Com certeza não! As tatuagens representam símbolos, geralmente escolhidos por quem a faz. Alguns tatuam nomes de entes queridos, outros escrevem datas marcantes, ou até mesmo fazem desenhos que representam paz, amor e esperança. Portanto, não tenha medo de fazer uma tatuagem acreditando ser coisa do demônio, pois é algo seu e que tem sentido para você.

Continua após a publicidade

4 – Preze por qualidade

Imagem: Veja saúde

Ao fazer uma tatuagem, a busca pelo menor preço nem sempre é um bom caminho. Certamente, os melhores produtos e equipamentos custam caro, e por isso apresentam um serviço melhor e de boa garantia. Portanto, antes de fechar qualquer coisa, tenha a certeza de que está fazendo um bom e seguro investimento. Uma boa dica é procurar por um tatuador que tenha boas referências.

5 – Foco na alimentação

Imagem: Best life saúde

Após fazer sua primeira tatuagem, assim como as próximas, é preciso saber que precisa ter cuidados com a sua alimentação. Em suma, é preciso evitar certos alimentos que causam inflamações que dificultam a cicatrização da pele. Por isso, evite ingerir por algumas semanas alimentos como, chocolates, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos prontos, carnes de porco e seus derivados e frituras.

Continua após a publicidade

Além disso, existem alimentos que contribuem para uma rápida cicatrização das tatuagens, como, atum, sardinha, salmão, castanhas, abacate, azeite, amendoim, gergelim, e linhaça.

6 – Tenha cuidados com a tatuagem

Imagem: Tattoo 2me

Após fazer a primeira tatuagem tenha em mente que a cicatrização leva cerca de duas semanas. Portanto, tenha bastante cuidado com a sua pele, mantendo sempre o local higienizado, e hidratado com pomadas recomendadas. Além disso, procure evitar deixar a área exposta ao sol, arranhar ou coçar.

Dicas para fazer a sua primeira tatuagem

1 – Escolha um estúdio com bons profissionais

Imagem: Terra

Antes de qualquer coisa, tenha cautela na hora de escolher o estúdio e o profissional que fará a sua primeira tatuagem. Por isso, realize pesquisas, e descubra quais estúdios são bastante recomendados por pessoas que já foram tatuadas. Além disso, leve em consideração o estilo que cada profissional é especializado, para não ter problemas com a sua arte escolhida.

Atente-se para fatores como a higiene do local e dos equipamentos utilizados e a biossegurança. Ademais, se for possível, agende horário com o tatuador escolhido para tirar todas as dúvidas que tiver.

Continua após a publicidade

2 – Escolha bem o desenho

Imagem: Buena vita

É essencial, principalmente sendo a primeira tatuagem, que você pense bastante em qual mensagem ela irá transmitir. Pense com calma no desenho que irá querer, e no significado que ela terá para você, pois ela ficará permanente na sua pele. Por outro lado, procure referências na internet para que você se inspire, isso pode te ajudar a tomar a grande decisão.

3 – Pense em que lugar do corpo irá fazer

Imagem: Pinterest

Após decidir qual arte você fará, é essencial decidir em qual parte do seu corpo ela será feita. Inicialmente, decida se quer uma tatuagem em um local mais aparente ou mais escondido. Entretanto, apesar da tatuagem ser mais aceita atualmente, ainda existe certas barreiras quanto a ela, como dificultar na hora de conseguir um emprego, dependendo da área de trabalho.

Ademais, existem outros fatores na hora de escolher o local, como a questão anatômica, certos desenhos ficam melhores em algumas regiões do corpo e outras não. Por isso, peça a orientação do seu tatuador, que conseguirá te ajudar. É comum encontrar pessoas que fizeram a sua primeira tatuagem em seus antebraços, pescoços e mãos.

4 – Esteja alimentado e hidratado quando for tatuar

Imagem: Vix

Para realizar as tatuagens é bastante importante que você esteja bem alimentado e hidratado. Beber bastante água contribui para diminuir a dor e facilitar o processo da tinta na pele. Entretanto, se tiver ingerido bebidas alcoólicas ou algum tipo de droga, remarque para outro dia, pois isso deve ser totalmente evitado.

Continua após a publicidade

5 – Verifique o desenho, stencil, posicionamento e ortografia

Imagem: Alibaba

Logo após o desenho ficar pronto, verifique se está da forma que você tinha em mente e caso não, fale com o tatuador para mudar. Em seguida, quando for aplicado o stencil, analise se a posição no corpo está da forma que você gostaria, e qualquer coisa peça para mudar. Além disso, se for o caso de frases, verifique se a ortografia está escrita corretamente, evitando inconvenientes.

Inspirações de tatuagem

Caso você ainda esteja sem ideias do que fazer na sua primeira tatuagem, segue alguns modelos de tatuagens que podem servir de inspiração para você. E lembre-se, caso tenha medo da dor, tatuagens pequenas tendem a doer menos, então, comece pelas pequenas.

Imagem: Pinterest
Pinterest
Imagem: Youtube

Por fim, seguindo todas essas dicas você estará pronto para fazer sua primeira tatuagem com segurança. Por isso, não tenha pressa, pense, pesquise e analise todas as opções. Depois, é só relaxar, aproveitar e fazer a tão sonhada primeira tatuagem.

Se você gostou dessa matéria, também irá gostar dessa: Cuidados com a tatuagem – dicas, riscos, mitos e verdades.

Continua após a publicidade

Fontes: El Hombre, Tattoo 2 me, Catraca Livre, DCI

Imagens: Notícia ao minuto, Twitter, Mulher sempre linda, Dub store, Saúde Abril, Best life saúde, Terra, Buona vita, Pinterest, Vix, Alibaba, Youtube

Próxima página »

Escolhidas para você