Em que ano você nasceu? De acordo com estudos recentes, sua data de nascimento pode representar uma vantagem ou uma desvantagem quando o assunto são os tipos de vírus da gripe com os quais você pode ser infectado.
Pelo menos foi isso que eles observaram durante um estudo, realizado por cientistas norte-americanos. Para a análise, foram levados em consideração 1400 indivíduos da Ásia e do Oriente Médio, infectadas por dois tipos de gripe aviária: H5N1 e H7N9.
Anteriormente, estes vírus eram transmitidos às pessoas apenas pelo animais, mas agora já é possível observar a transmissão entre os seres humanos. Estes fatos, obviamente, foram os grandes motivadores do estudo, mas o que se observou durante as pesquisas foi ainda mais interessante: os dois vírus afetavam faixas etárias muito distantes.
Carimbo da infância
Conforme os pesquisadores, enquanto o H5N1 costuma infectar mais crianças e jovens, o H7N9 afeta mais adultos e idosos. Foi aí que os cientistas tiveram a ideia de agrupar as variedades de vírus e de começar a estabelecer uma relação entre o ano em que as pessoas nasceram e a resistência que podem desenvolver a alguns desses vírus da gripe.
O resultado foi que os pesquisadores encontraram o chamam de “carimbo da infância”. Em bom português, isso significa que pessoas nascidas em certos anos e que tiveram um tipo de gripe, acabam carregando consigo um grau de resistência em comum.
Gripes x grau de resistência
O que os especialistas não sabem ainda é se essa resistência oferecida pelo sistema imunológico é forte o suficiente para impedir a infecção por determinados vírus da gripe. No entanto, já está provado que o tal carimbo da infância reduz significativamente o risco de morte causada pelo vírus com o qual é capaz de “batalhar”.
Quanto aos vírus da gripe aviária que mencionamos ainda a pouco, o estudo mostrou que quem nasceu antes de 1968 (exatamente na época da pandemia da gripe de Hong Kong) é mais vulnerável à infecção dos dois tipos de gripe (H5N1 e H7N9). Os demais, que nasceram durante ou após este ano, estão mais expostos a outros tipos de gripe.
O que isso significa?
E, se você está se perguntando o que essa descoberta significa em termos práticos, fique sabendo que este pode ser um grande avanço para a medicina e para o controle de epidemias no futuro. Isso porque, segundo o estudo, os métodos utilizados durante esta pesquisa podem ser usados por qualquer país para estimar quais os grupos etários têm mais chances de contrair uma doença grave. E isso com base em informações demográficas que já são coletadas pelos governos.
Isso significa que, muito em breve, saberemos quem são os mais vulneráveis a determinados vírus e, ao invés que imunizar a população toda de um lugar, somente o grupo de risco poderá ser vacinado ou medicado. Ou seja, saber disso possibilita mais saúde e menos gastos.
Interessante, não? Mas, enquanto ainda não dá para saber de qual grupo de risco fazemos parte, o melhor a fazer é ler esta outra matéria: Como se proteger da gripe H1N1 com 5 medidas simples.
Fonte: Superinteressante
Um comentário em “Quais os vírus da gripe que você nunca vai pegar? Sua data de nascimento revela”