Curiosidades

Quando montar a árvore de Natal em casa?

Para entender quando montar a árvore de Natal em casa é importante levar em consideração algumas tradições religiosas sobre a celebração.

Para saber quando montar a árvore de Natal em casa é importante levar algumas questões em consideração. Nesse sentido, é comum que as famílias comecem a organização ainda em novembro, enquanto outras deixam para dezembro. Apesar disso, existem tradições de cunho religioso sobre essa decoração.

Em resumo, a tradição cristã dita que a árvore precisa ser montada no primeiro domingo do Avento. Basicamente, o calendário religioso determina esse período como as quatro semanas que antecedem o Natal. Desse modo, representa uma preparação para o nascimento de Jesus Cristo.

Sendo assim, o primeiro domingo de Advento em 2021 será no dia 28 de novembro no calendário de 2021. Em contrapartida, a recomendação para desmontar não tem alterações como acontece com o primeiro domingo de Avento. Portanto, os enfeites de Natal devem ser guardados no dia 6 de janeiro.

Acima de tudo, essa data consiste no Dia de Reis, na data em que os três Reis Magos conheceram Jesus e lhe deram presentes na narrativa bíblica.  No que diz respeito às outras decorações da data, assim como existe um momento quando montar a árvore de Natal, o mesmo acontece com o presépio, cuja montagem acontece gradativamente a partir do dia 28 de novembro.

Quando montar a árvore de Natal em casa?

Quando montar a árvore de Natal

No geral, a árvore de Natal é uma das tradições mais populares e comuns a um nível global quando se trata de celebrar a data. Nesse sentido, é mais comum que a árvore seja alguma conífera de folhas perenes, como um pinheiro. Por outro lado, é possível ainda que seja uma árvore artificial, e mais recentemente, o costume de quando montar a árvore de Natal tem contado com outros tipos.

Continua após a publicidade

Além disso, não se trata somente de montar a árvore de Natal no meio da casa. Comumente, se adicionam enfeites que variam entre culturas. Porém, é mais predominante observar adornos como bolas coloridas, sino de Natal e a estrela no topo. Curiosamente, cada um desses itens possui uma história e um simbolismo.

Origem

Apesar disso, a origem da árvore de Natal no mundo começou no terceiro milênio antes de Cristo. Em resumo, comunidades do continente europeu e asiático tinham a árvore como símbolo divino. Portanto, cultivavam diversas espécies e realizavam celebrações em florestas arborizadas.

Ou seja, existe uma cultura em relação às árvores muito antes do Natal surgir no mundo. Sobretudo, esses costumes decorrem da relação entre essas formações vegetais e entidades mitológicas. Mais ainda, uma noção de que sua projeção vertical simboliza uma conexão entre o céu e a terra foram muito importantes na formação das religiões que se conhece hoje.

Posteriormente, o primeiro uso de uma árvore de Natal aconteceu em Riga, na Letônia, em 1510. Porém, há registros mais específicos do começo da tradição de quando montar a árvore de Natal a partir de 1530, na Alemanha. Dessa forma. Martinha Lutero teria feito uma caminhada na floresta e se encantado com os pinheiros, colhendo alguns galhos caídos para reproduzir a vista em casa.

Como consequência, adicionou estrelas, algodão e outros enfeites para representar a noite estrelada que observou, com os flocos de neve e afins. Apesar disso, existem outras versões sobre a origem da árvore de Natal. Por fim, tornou-se famosa somente a partir do século XIX, quando a prática chegou aos países europeus e aos Estados Unidos.

Quando montar a árvore de Natal em casa?

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre a celebração

Em primeiro lugar, a tradição de quando montar a árvore de Natal chegou na América Latina somente no século XX. Ainda assim, o dia dessa organização varia em cada país. Por exemplo, nos Estados Unidos é comum que se monte logo após o Dia de Ações de Graças, enquanto no Brasil acontece no domingo de Advento.

Por outro lado, em Portugal monta a árvore de Natal somente no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. No entanto, existe uma concordância entre as tradições ao se desmontar a árvore no Dia de Reis. Ademais, em alguns locais da Espanha, existe uma tradição muito mais forte do Dia de Reis do que o Natal.

Curiosamente, na Antiguidade e na Roma Antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar a Saturnália. Em resumo, a data coincide com o Natal moderno. Em contrapartida, na Europa do século 12, o pinheiro ficava pendurado no teto das casas de ponta-cabeça, como um símbolo de fé cristã.

E aí, aprendeu quando montar a árvore de Natal? Então leia sobre Profissões do futuro, quais são? 30 carreiras para conhecer hoje mesmo

Próxima página »

Escolhidas para você