Em primeiro lugar, para entender quantos anos vive um peixe precisa-se conhecer a respeito desse grupo de animais. Nesse sentido, os peixes são animais vertebrados e aquáticos. No geral, possuem corpo fusiforme, com barbatanas ou nadadeiras. Além disso, possuem um corpo coberto de escamas.
A princípio, as primeiras espécies que cabem nessa definição ampla pertencem ao período Cambriano. Em outras palavras, os peixes primitivos surgiram há 542 milhões de anos. Apesar disso, a grande variação de peixes se de a partir da evolução durante a era Paleozoica, criando subgrupos e agrupamentos mais específicos.
Ademais, divide-se este grupo como peixes ósseos e peixes cartilaginosos a partir da estrutura básica dos animais. Comumente, estão presentes em todos os ecossistemas aquáticos, incluindo as profundezas do oceano. Curiosamente, desempenharam um papel fundamental para a humanidade, tanto para alimentação quanto na perspectiva cultural.
Desse modo, quantos anos vive um peixe varia entre espécies, e também o modo de vida. Em resumo, existem fatores que influenciam o tempo de vida do animal. Por exemplo, animais que vivem em cativeiro tendem a viver mais tempo que os que habitam na natureza. No entanto, os fatores principais são tamanho médio da espécie, indicadores reprodutivo e os fatores ambientais.
Sobretudo, quanto maior é a espécie, mais lento é o metabolismo. Como consequência, esses peixes envelhecem mais devagar. Por outro lado, a forma de reprodução dos peixes impacta diretamente na longevidade, porque diz respeito à preservação da espécie a partir da transferência de genes.
Em contrapartida, os fatores ambientais englobam mais questões, como alimentação, parâmetros químicos da água, convivência com predadores e afins. Por fim, aprenda quantos anos vive um peixe de acordo com espécies específicas:
Quantos anos vive um peixe?
1) Peixe Betta
No geral, é a espécie mais popular de peixes para aquário, sendo original do Sudeste Asiático. Além disso, recebe o nome peixe-beta ou combatente. Por fim, vive entre 2 a 3 anos quando a condição em cativeiro é apropriada, em especial as condições da água.
2) Guppy ou lebiste
Também com o nome popular de barrigudinho, esse é um peixe ornamental original da América. Comumente, vive cerca de dois anos, principalmente quando tem uso em exposições aquarísticas. Apesar disso, podem ser vistos naturalmente em rios no Brasil.
3) Acará-bandeira
Sobretudo, é natural de água doce, com origem na Amazônia e em outros rios da América do Sul. Comumente, se usa como um peixe ornamental. Portanto, porque vive majoritariamente em aquários, vive cerca de 10 anos ou mais.
4) Peixe Molinésia
Geralmente, são vistos em água doce, mas também em loja de aquarismo. Nesse sentido, costumam ser indicados para criadores iniciantes, porque apresentam resistência e adaptabilidade. Ademais, vivem cerca de 4 ou 6 anos.
5) Paulistinha
Também com o nome peixe-zebra, essa é uma espécie ovípara ornamental que vive em média três ou cinco anos. Ademais, tem grande uso em pesquisas genéticas e análises sobre biologia. Curiosamente, é um dos peixes com maior capacidade de regeneração natural.
6) Kinguio
Acima de tudo, pode viver entre 10 a 30 anos. No geral, são peixes com coloração laranja-dourado que recebem ainda o nome de peixe-dourado. Comumente, são espécies pequenas de água doce, pertencentes ao mesmo grupo das carpas. Além disso, foi uma das primeiras espécies a se tornar domesticada e disposta em aquários no mundo.
7) Tetra neon-negro
Também de água dosem essa espécie pertence à família Characidae, sendo nativo da bacia do Paraguai no sul do Brasil. Ademais, são populares entre os aquaristas, em especial os que utilizam de plantas vivas, fundamental para a espécie. No geral, vivem de 3 a 5 anos.
8) Oscar
COmumente, recebe o nome acará-grande, cará ou apiari. Sendo assim, oscar é um dos seus nomes mais populares e simples. Nesse sentido, é comum da América do Sul e tornou-se uma espécie popular para aquários porque vive entre 10 e 18 anos
9) Peixe cascudo
Acima de tudo, vive entre 7 a 15 anos. Apesar disso, o nome cascudo é uma designação popular para o grupo de peixes da família Loricariidae. Por outro lado, são exclusivos de água doce, aparecendo principalmente nos rios e lagos da América.
10) Peixe-palhaço
Popular por causa do filme Procurando Nemo, essa espécie vive, em média, 5 a 10 anos. Além disso, são populares tanto na natureza quanto em aquários. Apesar disso, são um grupo que contém cerca de trinta subespécies reconhecidas.
11) Peixe-dourado
Acima de tudo, é um dos peixes mais comuns nos rios do Brasil e em outros países da América do Sul. Sendo asim, costuma viver apenas entre 2 e 3 anos porque existem um cuidado muito específico. Portanto, tendem a adoecer com facilidade.
12) Carpa-comum
No geral, é original de grandes lagos e rio da Ásia, mas também Europa e África. Desse modo, são comuns como peixes ornamentais, vivendo até 20 anos na natureza. Apesar disso, existem relatos de populações invasoras na América do Sul e na Oceania, onde possuem menos predadores naturais e acabam se proliferando rapidamente.
E aí, aprendeu quantos anos vive um peixe? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência