Mundo Animal

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

O fundo do mar corresponde ao assoalho oceânico, que por sua vez é 97% da hidrosfera global, com uma extensão de 361 milhões de km².

Em primeiro lugar, o fundo do mar refere-se ao assoalho oceânico, cuja flora e fauna é específica por conta da falta de luz solar. Nesse sentido, estima-se que os seres humanos hoje conhecem mais o espaço sideral do que os oceanos. Mais ainda, mais de 80% dos oceanos nunca tiveram ações de exploração, em especial pela extensão.

No geral, 71% da superfície da Terra é coberta em água, sendo que 97% dessa porcentagem consiste em água salgada. Ademais, os seres humanos ainda não inventaram tecnologias capazes de enfrentar as pressões do fundo do mar. Desse modo, cabe citar ainda que mais da metade da área oceânica tem profundidades superiores a 3 mil metros.

Apesar disso, estudos da biologia marinha conseguiram mapear parte do fundo do mar, mas ainda existe muito o que aprender. Em resumo, essa é uma especialidade biológica que se encarrega de entender os organismos que vivem na região de água salgada. Além disso, também investigam a relação dos mesmos com o ambiente.

Sendo assim, investigam desde os primórdios, com a formação do oceano primitivo há 2 bilhões de anos até os desdobramentos atuais. Ou seja, o aparecimento de novas espécies, os processos de extinção, as mudanças da vegetação oceânica diante das mudanças climáticas e afins. Por fim, conheça o que se sabe sobre o fundo do mar a seguir:

Continua após a publicidade

Características do fundo do mar

El Mar GIF - Mar Oceano Mares - Discover & Share GIFs

A princípio, o principal movimento das massas do oceano parte das correntes marinhas. Nesse sentido, existe uma dinâmica desenvolvida com nome, trajeto, temperatura e níveis de salinidade. Como consequência, há transporte de calor, sedimentos e substâncias, de modo que a flora, por exemplo, alcance novos espaços.

Além disso, são essas movimentações que tornam o oceano num corpo conectado, apesar da extensão. Por outro lado, estima-se que o relevo do fundo do mar apresente ilhas, vulcões extintos e ativos, cadeias de montanhas e planícies abissais. Desse modo, consiste no maior bioma do planeta, com zonas preservadas porque estão em média a 3,5 km de profundidade.

Mais ainda, existem regiões com fontes hidrotermais, formadas a partir da junção da água do mar e do magma aquecido. Curiosamente, essa é a fonte de energia de bactérias quimiossintéticas, substituindo a luz do Sol. Geralmente, esses organismos compõem a base do ecossistema dessa zona.

Continua após a publicidade

Ademais, estima-se que o oceano consista em 5,5 trilhões de toneladas de sal, de modo que se formaria uma camada de 45 metros de altura caso o mar secasse.  Porém, a composição consiste em 85% de cloreto de sódio, 24% de sais minerais e 1% de outros elementos.

Sobretudo, partem dos processos de erosão e dissolução das rochas terrestres ao longo dos milhões de anos, além de reações químicas naturais do fundo do mar. Curiosamente, uma das descobertas mais interessantes sobre essa região consiste na Trincheira do Oceano Atlântico, o ponto mais profundo desse oceano, com mais de 8km de profundidade e 800km de extensão.

Primeiramente, a teoria é de que essa região fosse estéril, mas os biólogos marinhos descobriram um ecossistema vasto, com espécies diversas e raras de tubarões. No geral, nessa parte vivem as principais espécies adaptadas às condições de extrema escuridão, baixa temperatura e uma grande pressão.

Descobertas surpreendentes do fundo do mar

1) Criaturas abissais

Fotografia de uma criatura abissal

Continua após a publicidade

No geral, lendas e mitos sobre monstros marítimos vivendo no fundo do mar existem desde a Antiguidade. Porém, o advento da tecnologia permitiu que os biólogos marinhos encontrem espécies cujos registros datam o início do século. Como exemplo, pode-se citar a lula do gênero Magnapinna, com oito metros de comprimento e registro em setembro de 1988 na costa do Brasil.

2) Poço maldito

Fotografia de resquicios encontrados no poço maldito

Em resumo, o Sac Actun consiste num sistema de cavernas subaquáticas na península de Yucatán, no México, perto da vila de Tulum. Porém, os moradores locais sempre evitam se aproximar dos poços profundos naturais dessa região por causa da má fama. Sobretudo, essa superstição parte dos maias, que acreditavam ser um lugar de azar.

Apesar disso, o arqueólogo Bradley Russel, da Universidade de Albany, conduziu em 2013 uma expedição às profundezas do poço. Curiosamente, um xamã conduziu uma cerimônia para alcançar o lendário guardião demônio do poço, que seria uma enorme serpente emplumada. Entretanto, a expedição revelou duas Câmaras que compõem o sistema forrado de ossos humanos.

Continua após a publicidade

No geral, ainda não se sabe o que causou a morte dessas pessoas, mas a possibilidade de um sacrifício humano não faz parte das hipóteses. Por fim, Russell concluiu que o cenote é o único fora das muralhas da antiga cidade maia de Mayapán, a cerca de 40km do sul de Mérica, capital de Yucatán.

3) Supernova no fundo do mar

Fotografia de uma supernova

Basicamente, ao perfurar o fundo do Oceano Pacífico, um grupo de pesquisadores encontrou os restos de uma supernova. Ademais, sua explosão aconteceu há mais de 2,7 milhões de anos, após ser consumida por bactérias. Mais ainda, estima-se que esse tipo de supernova termina sua vida a partir de um colapso gravitacional com seu núcleo, gerando um subproduto que serviu de alimento.

4) Ruínas antigas

Fotografia de estruturas descobertas

Continua após a publicidade

A princípio, o geólogo marinho Masaaki Kimura identificou vestígios de uma cidade submersa, com um zigurate, estradas, monumentos e um estádio. Desse modo, seriam os restos de Yamatai, um reinado da Antiguidade japonesa cuja localização é incerta. Além disso, existem diversas controvérsias na história sobre o que aconteceu com a região.

5) Rios no fundo do mar

Fotografia de um rio oceanico

Em primeiro lugar, no fundo do Mar Negro corre um imenso rio que, se estivesse na superfície terrestre, seria o sexto maior do planeta. Nesse sentido, possui um quilômetro de largura e 35 metros de profundidade. Mais ainda, contém cachoeiras e redemoinhos em seu leito, sendo composto pela água salgada que verte do Mediterrâneo para o Mar Negro.

6) Jejum no fundo do mar

Fotografia de uma escavação

Continua após a publicidade

Por um lado, enquanto algumas bactérias do fundo do mar estão se alimentando do resto de supernovas, existem espécies que estão em jejum há 86 milhões de anos. Em resumo, uma equipe de pesquisadores dinamarqueses e alemães coletaram amostras de artigsa do fundo do mar, datando o período Jurássico.

Como consequência, encotnraram organismos vivos, respirando o pouco oxigênio existente e de forma lenta. Ademais, perceberam que quando mais fundo as amostras, menos comida e oxigênio havia.

Curiosidades sobre o fundo do mar

1) O lugar mais profundo do mar

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

Em resumo, as Fossas Marianas são o ponto mais profundo do mar, no Oceano Pacífico. Nesse sentido, possui um a profundidade de 11km, o que equivale à distância que os aviões ficam do solo durante as viagens.

Continua após a publicidade

2) O maior oceano do mundo

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

Basicamente, o Oceano Pacífico é o maior do mundo, cobrindo quase 30% de toda a superfície do Planeta Terra. Ademais, também apresenta a maior diversidade dentre os oceanos. Por fim, se consagrou como fundamental para a economia mundial por conta das rotas comerciais ao longo da sua extensão.

3) O que sabemos sobre o fundo do mar é pouco

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

No geral, a Ciência catalogou 220 mil espécies marinhas. Entretanto, o número total está na faixa entre 700 mil de 1 milhão de espécies. Desse modo, os cientistas catalogam quase 2 mil espécies por ano, mas ainda são passos lentos em relação à diversidade e transformações do fundo do mar

Continua após a publicidade

4) Menos dos 5% dos oceanos teve ações de exploração

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

Como citado anteriormente, estima-se que o oceano global corresponda a 97% da hidrosfera, cobrindo uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados. Entretanto, somente 5% dessa quantidade teve exploração por parte dos seres humanos.

5) Artfetatos submersos

Fundo do mar: estrutura, mistérios e curiosidades sobre o oceano

Em resumo, cientistas acreditam que existem mais arfetatos submersos no fundo do mar do que em todos os museus do mundo. Sobretudo, não se sabe quantos navios naufragaram nos oceanos, e nem as riquezas que carregavam. Porém, as missões arqueológicas releveram itens preciosos de séculos e períodos ancestrais da humanidade.

Continua após a publicidade

6) A Lua, o Sol e o fundo do mar

Fotografia da Lua

Por fim, a gravidade da Lua é responsável pelo movimento das marés, mas o Sol também impacta nessas movimentações. Em resumo, a ação combinada da gravidade desses dois corpos celestes agem sob a gravidade da Terra. Como consequência, criam impactos nos movimentos do oceano.

E aí, aprendeu sobre o fundo do mar? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você