Ciência & Tecnologia

Solstício, o que é? Como, quando e porque ele ocorre

O solstício é um fenômeno da astronomia que ocorre duas vezes por ano, marcando o início de uma estação, seja ela verão ou inverno.

Por Emilly Krishna

-

Antes de tudo, devemos destacar como o nosso universo é grandioso, não é mesmo? Já parou para pensar em quantas coisas ele é capaz de realizar? Dentre essas coisas, ele é capaz de promover inúmeros fenômenos, como o solstício, por exemplo.

Basicamente, o solstício é um fenômeno da astronomia que ocorre duas vezes por ano, em específico nos meses de junho e dezembro. Basicamente, esse fenômeno marca o início de uma estação, seja ela verão ou inverno. Além do mais, essas estações sempre serão contrárias em cada Hemisfério.

Confira mais informações sobre esse fenômeno

Como ocorre o Solstício?

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

A priori, esse fenômeno ocorre por conta dos movimentos de translação e de rotação da Terra. Basicamente, por conta disso, são eles quem determinam a distribuição da luz solar entre os Hemisférios.

Assim sendo, o solstício de inverno acontece quando a luz do sol não incide com tanta força no hemisfério em questão. Já, o de verão, é quando aumenta a incidência da luz solar.

Ou seja, serão fenômenos opostos em cada hemisfério, como já mencionamos. Por isso, quando é inverno no Brasil (Hemisfério Sul), será verão na França (Hemisfério Norte).

Ou seja, esse fenômeno acontecerá no instante em que o Sol atinge sua declinação máxima ou mínima em um dos eixos da Terra.

Linha do Equador

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

Basicamente, sua luz incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (23,5º da Linha do Equador) ou sobre o Trópico de Câncer. Tanto é que a sua posição é sempre inclinada a 23,5° em relação ao seu próprio eixo. Porém, ele permanecerá ao máximo da linha do Equador.

Ou seja, durante o solstício de verão, o Polo Norte apresenta uma inclinação de 23,5º em direção ao Sol. Enquanto isso, no inverno, o Polo Norte fica afastado do Sol com uma inclinação de 23,5º.

Uma outra curiosidade sobre esse fenômeno é que devido a velocidade atingida pela Terra na órbita elíptica, as datas e horas dos solstícios variam de ano para ano. Em geral, a viagem é mais rápida quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) do que quando está mais distante (afélio).

Solstício e as estações do ano

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

Bem, como já dissemos, esse fenômeno marca o início de duas estações climáticas por ano, que é o inverno e o verão. E, como já sabemos, isso ocorre ao mesmo tempo, só que de maneira oposta em cada Hemisfério.

Por exemplo, no dia 21 de junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte, e de inverno, no Hemisfério Sul.

Já, o dia 21 de dezembro, é marcado pela entrada do solstício de inverno no Hemisfério Norte; e de verão, no Hemisfério Sul.

Solstício de Verão

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

Primeiramente, o solstício de verão é quando existe uma elevação da intensidade de radiação solar nos Hemisférios. Basicamente, esse período é o que determinará que a duração do dia será mais longa, e da noite, mais curta.

Vale destacar que o solstício de verão no Brasil ocorre nos dias 21 ou 22 de dezembro. Já, no Hemisfério Norte, que é o oposto, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de junho.

Solstício de Inverno

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

Basicamente, o solstício de inverno se caracteriza por ter noites mais longas que o dia. Além do mais, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno ocorre entre os dias 21 e 22 de junho. Já, no Hemisfério Norte, ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Equinócio

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

Primeiramente, o equinócio é quando marca início das estações primavera e outono. Inclusive, assim como o solstício, ele também ocorre em momentos contrários nos Hemisférios Sul e Norte.

Basicamente, no Hemisfério Sul, o equinócio de Primavera ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. Enquanto o equinócio de Outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março.

Por outro lado, no Hemisfério Norte, o equinócio de Primavera ocorre nos dias 20 ou 21 de março. E o equinócio de Outono, entre os dias 21 e 23 de setembro.

Curiosidades

Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre

  • A palavra solstício é de origem latina (sol+sistere) e significa “sol imóvel”.
  • Na linha do Equador, os dias e as noites sempre têm 12h durante os solstícios.
  • Na linha do Equador, os solstícios são indefinidos. Ou seja, não são nem de inverno e nem de verão.
  • No mês de junho, o solstício foi a razão de festas, celebrações e feriados no Hemisfério Norte
  • Os solstícios estão relacionados com o esoterismo e para muitas culturas esse fenômeno têm um simbolismo muito importante. Como por exemplo, para alguns povos, o solstício de Verão é motivo de grande alegria. Pois, ele representa a vitória da Luz sobre a Escuridão.
  • Nos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou escuridão ininterruptas.

Após essa mini aula de geografia, nós do Segredos do Mundo esperamos que você tenha entendido sobre o que é o solstício.

Confira mais matérias: Estações do ano: quando começa cada uma delas?

Fontes: Significados, Toda matéria

Imagens: Toda matéria, Info escola, Dom total, Curta maisFísica na veia, Slide player, GPA Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você