Curiosidades

20 monstros lendários da mitologia grega

A mitologia grega comporta diversos tipos de criaturas, dentre elas os monstros. Clique aqui para saber mais sobre esses seres terríveis.

Na mitologia grega, havia diversos monstros e criaturas assustadoras, sendo eles, muitas vezes, consequência de alguma maldição ou castigos, mas também havia aqueles que eram filhos de deuses.

De modo geral, eles eram temidos, sobretudo, por possuírem poder e força imensa, além de, em algumas situações, terem a aparência horripilante, como é o caso do Cérbero e da Équidna. Dentre esses monstros da mitologia grega, acredita-se que o mais feroz seja Tifão, o último filho da deusa Gaia.

Embora esses monstros sejam frutos da ficção, menos de dois séculos atrás, a crença nessas criaturas ainda era comum. No caso dos gregos antigos, tanto as histórias de deuses e heróis, a concepção da natureza e do mundo, bem como seus cultos e práticas rituais faziam parte da cultura popular há milhares de anos. Assim, os personagens mais famosos desses mitos são os deuses, heróis e monstros que eram usados para explicar a origem do desconhecido.

Confira, a seguir, mais sobre os monstros terríveis da mitologia grega.

20 monstros mais famosos da mitologia grega

1. Basiliscos

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

O basilisco é uma criatura da mitologia romana e grega, embora muitos leitores contemporâneos possam estar mais familiarizados com a representação desse monstro nos filmes de Harry Potter. Curiosamente, um basilisco nasce de um ovo de serpente incubado por um galo, então, a criatura resultante é metade ave e metade cobra.

2. Centauros

Fonte: Pinterest

Centauros são criaturas mitológicas com cabeças, braços e torsos humanos, mas suas pernas e corpo são de cavalo. De acordo com a mitologia grega, os centauros são mais conhecidos por instigar uma luta com os lapitas. No dia do casamento de Hipodâmia com Pirítoo, o rei dos lapitas, os centauros invadiram e tentaram sequestrar as mulheres lapitas.

Continua após a publicidade

Além disso, o centauro mais famoso da mitologia grega é Quíron, cuja inteligência e habilidades médicas impressionantes contrastam com o comportamento de violento e agressivo da maioria dos centauros.

3. Cérbero: monstro de três cabeça da mitologia grega

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

Cérbero é um enorme cão infernal de três cabeças que guarda a entrada do submundo para que ninguém destinado ao inferno possa escapar dele. Ele também é o cão de Hades.

Ademais, as três cabeças de Cérbero simbolizam o passado, o presente e o futuro – embora, em outras versões do mito, as cabeças representem a juventude, a idade adulta e a velhice.

4. Cila e Caríbdis: monstros marinhos da mitologia grega

Fonte: Pinterest

Essa dupla monstruosa causava verdadeiro temor a qualquer um que navegasse no Estreito de Messina. Cila era uma criatura de seis cabeças e doze pés com uma cintura circundada por cabeças de cães que latiam ferozmente. Assim, ela devorava qualquer coisa que se aventurasse muito perto, incluindo seis dos homens de Odisseu.

Por outro lado, Caríbdis, provavelmente era a personificação de um redemoinho e apenas um tiro de flecha de Cila, drenaria e, posteriormente, expulsaria as águas ao seu redor três vezes por dia, criando um obstáculo fatal para qualquer marinheiro que passasse pelo estreito.

5. Ciclopes: monstros com um olho só

Fonte: Pinterest

Os Ciclopes são gigantes primordiais acreditam ter nascido de Gaia, a deusa da Terra. Eles possuem grande força e ferocidade e são reconhecíveis por causa do único olho saliente em suas testas.

Durante seus primeiros anos, os ciclopes foram aprisionados nas fossas do Tártaro por seu pai, Urano, que temia seu poder. Eventualmente, o poderoso Zeus os libertou do cárcere.

Esses seres, além de fortes, também eram artesãos de talento, eles fabricaram:

  • o relâmpago de Zeus;
  • o tridente de Poseidon;
  • o elmo de Hades.

6. Empusa

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

A Empusa não é tão conhecida como outros monstros da mitologia grega, ou seja, ela não aparece em nenhum mito épico tradicional ou lenda popular. No entanto, sua aparência assustadora e inclinação por carne humana fazem dela uma adição memorável a qualquer lista de criaturas mitológicas.

A Empusa é descrita como uma bela mulher que pode se transformar em uma criatura com dentes afiados, cabelo de fogo e asas de morcego. Diz-se que ela é uma semideusa sob o controle da deusa Hécate, um ser comumente associado a encruzilhadas e caminhos.

7. Erínias

Fonte: Pinterest

Também conhecidas como as Fúrias eram as deusas ctônicas da vingança – muitas vezes infligindo loucura ou doença em suas vítimas. Frequentemente, são representadas como mulheres feias e aladas, com serpentes no cabelo (muito parecidas com a Medusa).

8. Équidna: a mãe dos monstros da mitologia grega

Fonte: Pinterest

Équidna, conhecida como Mãe dos Monstros, é uma criatura cuja aparência física era metade de mulher e metade de serpente. Há alguns mitos que alegam que seus pais são Tártaro e Gaia, no entanto, para outros ela é filha de Fórcis e Ceto.

Équidna é esposa de Tifão e mãe de diversos monstros, como:

  • a Hidra de Lerna, criatura que tinha corpo de cachorro e cabeças de serpente;
  • a Esfinge, mostro que devastou Tebas;
  • o Cérbero, guardião das portas do inferno com aparência de um cachorro com três cabeças;
  • a Quimera.

Quando Tifão foi confinado embaixo do Monte Etna após desafiar Zeus, Equidna e seus filhos foram poupados para desafiar os heróis, como Hércules.

9. Esfinge

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

A mítica Esfinge é um monstro com as patas traseiras de um leão, as asas de uma águia e o rosto de uma mulher. Famosa por sua traição e natureza impiedosa, e por seu terrível hábito de devorar aqueles que não conseguem responder corretamente a seus enigmas.

Desse modo, esse monstro se popularizou no mito de Édipo. Na história, Édipo viaja pela estrada para seu reino de Tebas, mas é confrontado por esta criatura estranha e misteriosa. Bloqueando o caminho de Édipo, a Esfinge o confronta com o seguinte enigma: “Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?”

Édipo responde corretamente ao enigma com a resposta ‘homem’, que rasteja de quatro quando criança, fica em dois pés como um adulto, então, auxiliado por uma bengala, ao chegar ao fim de sua vida. Com efeito, derrotada em seu próprio jogo, a Esfinge frustrada acaba se matando.

10. Fênix

Fonte: Pinterest

A fênix da mitologia grega vive na Arábia, perto de um poço fresco, onde se banha todas as manhãs ao amanhecer. Ele canta uma canção tão bonita que o Deus Sol para sua carruagem para ouvir. Ademais, alguns mitos contam que as fênix podem viver mais de 1.400 anos antes de seu fabuloso renascimento.

Quando uma fênix sente sua morte se aproximando, ela constrói um ninho de madeira aromática e o incendeia, para que possa ser consumido pelas chamas. Quando queimada, uma nova fênix brota da pira. Então, ela embalsama as cinzas de seu antecessor em um ovo de mirra e voa com ele para a cidade do Sol, Heliópolis. Lá ele deposita o ovo no altar do Deus Sol.

11. Górgonas

Fonte: Pinterest

Górgonas são criaturas grotescas que se parecem vagamente com mulheres humanas, mas são retratadas como tendo presas, bigodes e cobras no cabelo. Portanto, a Medusa é a górgona mais popular e reconhecível da mitologia grega.

Ela nasceu de uma divindade marinha arcaica, Ceto, e tinha caudas de cobra no lugar das pernas e serpentes retorcidas e venenosas no cabelo. Ao contrário de suas irmãs, cujas habilidades incluem gritos assassinos, Medusa pode transformar qualquer espectador que olhe seu rosto em pedra.

No entanto, Medusa e suas irmãs não nasceram com a forma de monstro. Elas eram mulheres muito bonitas, porém foram punidas com essa forma por falarem que eram mais bonitas que as deusas.

12. Grifo / Hipogrifo

Fonte: Pinterest

O Grifo ou Hipogrifo é uma criatura lendária com o corpo, cauda e patas traseiras de um leão; a cabeça e as asas de uma águia; e garras de águia nas patas dianteiras. Uma vez que é composto por duas nobres criaturas – o rei dos animais e o rei dos pássaros – acredita-se que os grifos tenham grande poder, intelecto e majestade.

13. Harpias

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

Na mitologia grega, harpias são monstros fêmeas que se assemelham a pássaros com rostos humanos. Portanto são ex-espíritos do vento que arrastam malfeitores para as Erínias, as divindades ctônicas da vingança. O nome desses espíritos alados se traduz literalmente como “aquele que arrebata”, o que é adequado considerando sua tendência para roubar comida.

14. Hidra de Lerna: poderoso monstro marinho da mitologia

Fonte: Pinterest

A Hidra de Lerna é um monstro aquático da mitologia grega criado pela deusa Hera. Diz-se que a Hidra tinha muitas cabeças (a maioria dos relatos diz nove), e sempre que uma cabeça era cortada, duas cabeças voltavam a crescer em seu lugar. Além disso, a Hidra também tinha hálito e sangue venenosos.

Diz-se que o herói Hércules matou a Hidra com espada e fogo. Contudo, ele protegeu o nariz do gás venenoso com um pano e, depois de cortar uma cabeça, cauterizou a ferida aberta com fogo para impedir que o monstro se regenerasse.

15. Lamia

Fonte: Pinterest

De acordo com a mitologia grega, Lamia era a amante do deus Zeus. Em retaliação, a esposa ciumenta de Zeus, Hera, matou os filhos de Lamia e a transformou em um monstro que caça e devora os filhos dos outros.

Diz-se que ela tinha a parte inferior do corpo de uma serpente, embora pudesse se transformar em uma mulher perfeitamente bela durante o dia para seduzir os homens. Ela também recebeu a maldição para não ser capaz de fechar os olhos para ficar para sempre com obsessão por seus filhos. Zeus, no entanto, teve pena dela e permitiu que ela removesse os olhos das órbitas.

16. Minotauro

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

O Minotauro, cujo nome se traduz como ‘O Touro de Minos’, é uma criatura aterrorizante com a cabeça de um touro no corpo de um homem muito forte.

Segundo a lenda, o Minotauro, filho do Rei de Minos, nasceu na ilha de Creta. Ele nasceu da união entre sua mãe, Pasífae e um touro branco que, segundo Poseidon, rei dos mares, seu pai deveria matá-lo no momento em que ele chegasse.

Por causa de seus modos ferozes e vergonha que Minos passou a sentir, o Minotauro foi banido para o centro do Labirinto de Creta, um labirinto elaborado projetado pelo arquiteto Dédalo e seu filho Ícaro. Com efeito, ofereciam-se jovens ao Minotauro como uma espécie de sacrifício na tentativa de evitar uma terrível praga. Por fim, o monstro do labirinto foi morto pelo herói Teseu.

17. Pégaso

Fonte: Pinterest

Pégaso é o cavalo divino alado e branco da mitologia grega. Filho de Medusa e Poseidon, a lenda diz que uma fonte inspiradora borbulha toda vez que os cascos de Pégaso atingem o solo.

Além disso, Pégaso é irmão de Crisaor e nasceu quando sua mãe foi decapitada por Perseu. Após seu nascimento, ele ascendeu ao céu, onde jurou lealdade a Zeus, o rei dos deuses. Assim, Zeus o encarregou de trazer relâmpagos e trovões do Olimpo.

18. Quimera: um monstro híbrido da mitologia grega

Fonte: Pinterest

A Quimera, filha de Équidna e Tifão, é um monstro que possui o corpo e a cabeça de um leão e uma cobra como cauda. Além disso, a cabeça de uma cabra sobressai de suas costas. Todavia, o termo ‘quimera’ passou a descrever qualquer criatura mítica ou fictícia com partes tiradas de vários animais.

Acredita-se ainda que esse monstro temido tenha sido um presságio para tempestades, naufrágios e outros desastres naturais. Por fim, ele é mais conhecido por sua lendária batalha com Belerofonte e Pégaso.

19. Sirenas ou Sereias

Fonte: Pinterest

As sirenas ou sereias, também chamadas de musas do mundo inferior, são criaturas que atraem marinheiros com suas vozes e música encantadoras, levando-os a naufragar nas costas rochosas. Na arte grega antiga, elas recebem a representação de pássaros com grandes cabeças femininas, penas e pés escamosos.

No entanto, eles são posteriormente representados como figuras femininas aladas ou sem asas com pernas de pássaros. Elas são frequentemente vistos tocando uma variedade de instrumentos musicais, especialmente harpa.

20. Tifão: o pai dos monstros da mitologia grega

Monstros da mitologia grega: 20 criaturas lendárias da Grécia Antiga
Fonte: Pinterest

Tifão é filho de Gaia e Tártaro. Esse monstro gigante tem metade superior humana chega tão alto quanto as estrelas, e suas mãos se estendem ao longe, alcançando o Ocidente e o Oriente ao mesmo tempo com seus braços abertos.

Além disso, ao invés de uma cabeça humana, Tifão tem uma centena de cabeças de dragão ameaçadoras que saem de seu pescoço e ombros. Ademais, a metade inferior de seu corpo consiste em caudas de víbora enroladas. Quando abertas, suas asas encobrem o sol e seus olhos brilham com fogo, causando medo no coração de qualquer criatura viva, inclusive nos poderosos deuses do Olimpo.

Tifão é marido de Equidna, considerado o “Pai dos Monstros” e o mais feroz de toda a mitologia grega. Essa criatura quase aniquilou os deuses do Olimpo e, inclusive, conseguiu arrancar os músculos e tendões de Zeus. Depois do deus ter conseguido suas partes do corpo de volta, ele soterrou o monstro embaixo de uma montanha.

Quer saber mais sobre os monstros mitológicos? Assista ao vídeo a seguir.

Leia também:

Fontes: História Blog, Aminoapps, Blog da Mitologia Grega

Próxima página »

Escolhidas para você