Curiosidades

Queixo – por que só os seres humanos têm e para que ele serve?

Já reparou que só os seres humanos têm queixo? Será que essa parte de nosso corpo realmente tem uma função? Entenda o assunto.

Primeiramente, o queixo é uma protuberância óssea que aparece em frente à mandíbula. Portanto, tal característica comum nos seres modernos, ainda são estruturas que não se sabe o verdadeiro motivo de existirem no corpo humano.

No entanto, os queixos que podem ser grandes, pequenos, simples ou com covinhas, são importantes para um desenho facial dos seres humanos, principalmente para uma geração de aparência como a que vivemos hoje. Para alguns homens, por exemplo, quanto mais quadrado, mais eles acham bonitos.

Como falamos eles são uma parte importante para a beleza facial. Por isso, produzimos essa matéria para explicar para vocês a importância dele para nós seres humanos.

Neanderthal X Homo sapiens

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

Continua após a publicidade

Primeiramente, vale ressaltar que o queixo é uma característica única da nossa espécie, Homo sapiens. Tanto é que o queixo é uma parte que diferencia nós das demais espécies. Ou seja, essa estrutura óssea não estava presente nos homens de Neanderthal, o Homo florensis e o Homo heidelbergensis.

Portanto, o queixo é uma das características que ajuda a distinguir anatomicamente um homem moderno de um Neandertal. E o que se pode dizer é que com certeza houve uma alteração comportamental ou então dietética, para ter causado essa mudança de uma espécie para outra.

Continua após a publicidade

Uma das explicações para tal mudança é o tamanho de um rosto para o outro. Basicamente a face do homem moderno é menor que as dos antepassados. Ou seja, a redução do nosso crânio, pode ser responsável por surgir a protuberância.

Uma outra comparação de uma espécie para outra são as mandíbulas. As mandíbulas do homem moderno, por exemplo, são menos robustas que as dos antepassados. Uma explicação para tal mudança é o fato de que após os ancestrais terem descoberto o fogo e terem aprendido a cozinhar, eles não precisavam mais de mandíbulas tão robustas, para mastigar mais forte.

Continua após a publicidade

Portanto, uma teoria é de que o queixo pode ter substituído a função da mandíbula. Pois, quando as mandíbulas eram mais robustas elas não precisavam de ossos mais grossos na região do queixo.

Para que serve o queixo?

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

Basicamente, a explicação da função do queixo ainda não foi encontrada. Portanto, o queixo é uma protuberância que expõe os processos de evolução de uma espécie para outra. Até porque, como já dissemos ele é uma característica exclusiva da nossa espécie.

Apesar de não ter uso funcional, essa protuberância pode simplesmente ser um traço não-adaptativo, que surge como um novo processo de evolução. No entanto, nossa espécie possui ossos mais delicados, e um queixo pode oferecer resistência extra para manter uma certa força mecânica, mas não aumenta a força.

Continua após a publicidade

Confira agora as três teorias criadas para explicar tal função.

1º teoria

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

Primeiramente, como já explicamos as espécies de antes possuíam uma mandíbula mais robusta, por isso não precisavam de outro meio que facilitasse no processo de mastigar. E após a evolução das espécies as mandíbulas diminuíram. Ou seja, se tornou necessário um novo meio para aliviar o estresse da mastigação.

E por isso, essa explicação se tornou por muito tempo a função ideal da protuberância. Porém, após algumas análises, se observou que outros primatas, que possuem um formato de mandíbula parecido com a dos humanos, não têm esse problema.

Continua após a publicidade

Além do mais se fôssemos nos proteger do estresse de mastigar, precisaríamos de mais ossos na parede interna das mandíbulas perto da língua, e não debaixo do osso. Portanto, o osso extra que forma o nosso queixo não se torna muito útil para dar mais força mastigatória, como muitos acharam.

2º teoria

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

A segunda teoria já veio para afirmar que a nossa protuberância existe para nos ajudar a falar. Até porque nós somos a espécie que mais possui um repertório de fala. E por isso nossa língua precisaria de mais ajuda óssea abaixo da mandíbula.

Porém, a verdade é que não precisamos de muita força para falar, ou seja, a ajuda extra que o queixo daria se torna meio que inútil. E caso precisássemos de ajuda, o osso na verdade deveria ficar no interior da mandíbula e próximo à língua.

Continua após a publicidade

3º teoria

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

Essa teoria já afirma que nossa protuberância óssea na verdade não possui uma função específica. E que ele é usado como uma seleção sexual. Como é o exemplo, dos chifres nos alces, os quais usam os chifres para atrair o sexo oposto.

Porém, a dúvida permeou, pois o queixo está presente tanto em homens, como também nas mulheres. Ou seja, se fosse realmente usado como uma seleção sexual, ele teria em apenas um sexo, e não nos dois como é o nosso caso.

O que o queixo diz sobre a gente?

Por que temos queixo? Descubra agora tudo sobre essa protuberância

Continua após a publicidade

Primeiramente, o queixo se desenvolve e modifica de pessoa para pessoa. Além do mais se desenvolve e modifica de acordo com a idade da pessoa. No entanto, o maxilar de uma criança, possui um queixo ainda pouco desenvolvido. Porém, ele resiste melhor a certas forças exercidas do que o de pessoas adultas.

Contudo, hoje em dia existem crenças e superstições as quais atribuem características para uma pessoa de acordo com o tamanho de seu queixo. Por exemplo, se uma mulher possui um queixo grande, alguns afirmam que ela possui alto nível de testosterona, uma vida sexual mais ativa e mais propensão à traição.

Já as pessoas com queixos menores são consideradas como inseguras e tímidas. E pessoas com queixos maiores são considerados como pessoas “boas de cama”. Contudo, isso tudo não se passa de superstições, ou seja, pode ou não ser verdade.

O que achou sobre a matéria? Tiramos suas dúvidas?

Continua após a publicidade

Continue nos acompanhando: Ossos do corpo humano, quantos são e para que servem?

Fontes: Mega curioso, BBC

Imagens: Mega curioso, Gazeta do povo, BBC, Cercirurgia plástica, Dra. Hazel, Marcela Cammarota, Diolaser, Olá Bahia

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você